Curso Liderança e Gestão de Equipas | B-Learning - 2ª Edição

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    11, 12, 17 e 19 de novembro de 2022
  • Local
    Lisboa | Espaço Atmosfera M

Curso Liderança e Gestão de Equipas | B-Learning - 2ª Edição

Liderar pessoas e equipas é um grande desafio: as pessoas são complexas e uma equipa é muito mais do que um conjunto de pessoas. A acrescentar a isto há ainda uma série de mitos e falácias sobre o que é liderar, sobre se é possível ou não aprender a fazê-lo e se existe um modelo único ou múltiplas formas de liderar.

Apesar de tudo isto ser complexo, a aplicabilidade é bem mais simples do que parece e todas as pessoas, independentemente da idade, experiência ou área de formação, podem desenvolver competências de liderança e aprender rapidamente a gerir equipas.

Assim, com este curso pretende-se proporcionar aos formandos o acesso a conteúdos atualizados sobre o tema, a descoberta de ferramentas para intervir diretamente com as suas pessoas e a partilha de boas práticas sobre como gerir equipas para resultados.



A formação decorre no formato B-Learning, estando organizado em 12 horas à distância (sessões síncronas) e 8 horas presenciais.


INSCRIÇÕES ATÉ: [28/10/2022]

Associados APN: 200,00€
Não associados APN: 273,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 11, 12, 17 e 19 de novembro de 2022
  • Local: Lisboa | Espaço Atmosfera M (Rua Castilho, nº 5, 1250-066 Lisboa)
  • Sala: Sala 1
  • Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 20 Horas
  • Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 15
  • Horário: Dia 11: 16h00 - 20h00 || Dia 12: 9h00 - 13h00 || Dia 17: 16h00 - 20h00 || Dia 19: 9h30-13h30; 14h30-18h30
  • Formadores: Pedro Silva
  • Organização: B- Learning
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º2/2022

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 20 horas de formação; 
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).


Pagamento

Associado APN: 200,00€

Não associado APN: 273,00€

- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo. Complementarmente, os formandos poderão assistir a pequenos excertos em vídeo de situações de liderança que serão alvo de análise e debate, sob a orientação e supervisão do formador. Depois, serão abordados os principais conteúdos e ferramentas neste domínio, assentes no conhecimento e experiência do formador, aplicáveis á realidade profissional dos diferentes formandos. Por fim, culminam em alguns momentos de prática simulada dos assuntos abordados, assentes em roleplaying ou casos práticos, para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.


ATMOSFERA M

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:
- Projetor de vídeo
- Tela de projeção
Flipchart
Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais: 

São objetivos do curso dotar os formandos de conhecimentos relativos aos processos de liderança de pessoas, bem como, a técnicas de intervenção e gestão de equipas, nomeadamente no que concerne à mobilização da sua motivação para os objetivos das organizações.



Objetivos específicos:

No final do curso, o formando será capaz de:

- Compreender o conceito de liderança e o seu papel nas organizações;

- Identificar os seus pontos fortes e áreas de melhoria como líder;

- Conhecer a diferença entre uma liderança reconhecida ou imposta;

- Dominar os quatro pilares de uma liderança de sucesso;

- Elencar e relacionar as principais características de um feedback e o seu papel na gestão do desempenho das pessoas e equipas;

- Nomear os diferentes estilos de liderança situacional e as respetivas vantagens e desvantagens;

- Planear, em função de casos práticos, a aplicabilidade dos conceitos de liderança e gestão de equipas, através de um plano de ação individualizado.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

11/11

1

4h/Zoom

   Liderança

  Pedro Silva

12/11

2

4h/Zoom

   Gestão de Equipas

  Pedro Silva

17/11

3

4h/Zoom

 Liderança Situacional

  Pedro Silva

19/11

4

8h/Presencial

 Aplicabilidade dos conceitos e treino das ferramentas associadas

Pedro Silva



Sessão 1 | Liderança (ZOOM)

- Apresentações, enquadramento com o curso e objetivos;

- Conceito de Liderança e o seu papel nas organizações;

- Referências de liderança e experiências neste domínio;

- Perfil de liderança: o papel do autoconhecimento;

- Liderança reconhecida e liderança imposta: diferenças e implicações;

- Os quatro pilares de uma liderança de sucesso e sua aplicabilidade;

- Considerações finais;

 

Sessão 2 | Gestão de Equipas (ZOOM)

- Recuperação das aprendizagens da sessão anterior;

- Conceitos de grupo e equipa – implicações na motivação e responsabilidade;

- Ciclo de vida de uma equipa e o papel de líder na gestão do mesmo;

- Papeis das pessoas nas equipas, complementaridade e interdependência;

- A importância do feedback e o seu papel na gestão do desempenho das pessoas e equipas;

- Considerações finais;

 

Sessão 3 | Liderança situacional  (ZOOM)

- Conceitos de Liderança Situacional de Daniel Goleman;

- Os estilos de liderança, vantagens, desvantagens e aplicabilidade;

- Casos práticos e aplicação pelos formandos;

- Elaboração dos casos práticos;

- Considerações finais.


Sessão 4 | Aplicabilidade dos conceitos e treino das ferramentas associadas  (Presencial | Atmosfera M - Lisboa)

Análise da implementação dos planos de ação;

Transferência dos conteúdos abordados para a sua realidade pessoal;

Dinâmicas de aplicação dos conteúdos;

Considerações finais.

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