Curso Alimentação nos primeiros 1000 dias | M2: Aleitamento e Diversificação alimentar [1/2019]

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    14 e 15 de junho de 2019
  • Local
    Porto | Espaço Atmosfera M

Curso Alimentação nos primeiros 1000 dias | M2: Aleitamento e Diversificação alimentar [1/2019]

Os primeiros 1000 dias de vida correspondem ao período entre a conceção até aos 2 anos de vida da criança, uma fase única para promover o crescimento e desenvolvimento da criança. Este período corresponde a uma oportunidade ímpar para se modelar a saúde, nomeadamente ao nível do risco de doenças crónicas não transmissíveis, através de fatores como a alimentação e nutrição facultada ao indivíduo durante estes 1000 dias. Deste modo, é fundamental que tanto a futura mãe como a criança sigam uma nutrição adequada. Na medida que, uma má nutrição no início da vida do feto pode ocasionar problemas graves e irreversíveis no futuro, como por exemplo, a nível do desenvolvimento cognitivo, do aumento da predisposição para a presença de diabetes e/ou doença cardiovascular. A introdução dos alimentos é, uma etapa muito importante e com carácter emocional, durante o período dos 1000 dias, pois este período permite que se estabeleçam hábitos alimentares saudáveis tanto no presente como para o futuro. Desta forma, esta formação pretende dotar os profissionais de ferramentas necessárias para realizar um acompanhamento adequado às crianças nos primeiros anos de vida.

[INSCRIÇÕES ATÉ: 24/05/2019]

Para inscritos no Módulo 1" Gravidez e lactação":
DESCONTO de 50% no valor da inscrição do Módulo 2 "Aleitamento e Diversificação alimentar":
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 300,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 450,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 14 e 15 de junho de 2019
  • Local: Porto | Espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, 160 - 6º Piso; 4050-318 Porto)
  • Sala: Sala 3
  • Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 12h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dia 14 |14h30-18h30 Dia 15 |9h30-13h30; 14h30-18h30
  • Formadores: Inês Tomada
  • Organização: Presencial
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2019

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Este curso é composto por 2 módulos. A inscrição pode ser realizada em cada módulo separadamente.

A inscrição inclui:
- 12 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta
 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 200,00€

Não associado APN: 300,00€

Para inscritos no Módulo 1" Gravidez e lactação":
DESCONTO de 50% no valor da inscrição do Módulo 2 "Aleitamento e Diversificação alimentar":
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 300,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 450,00€

- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:

- Computador portátil
- Projetor de vídeo
- Tela de projeção
- Flipchart
- Materiais diversos de suporte aos casos práticos.

Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
São objetivos do curso dotar os formandos dos conhecimentos necessários sobre nutrição no aleitamento e diversificação alimentar; e conceder aptidão nesta área para futura aplicação na prática profissional.  

Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
- Identificar as recomendações e benefícios do aleitamento materno, artificial e misto;
- Conhecer as fórmulas para lactentes e fórmulas de transição;
- Conhecer as necessidades e recomendações nutricionais no primeiro ano de vida;
- Identificar as recomendações alimentares no primeiro ano de vida;
- Conhecer as necessidades e recomendações nutricionais no segundo ano de vida;
- Avaliar os casos particulares em cada fase (p. ex. alimentação vegetariana);
- Identificar a suplementação nutricional necessária para cada uma das fases;
- Conhecer os alimentos com maior conteúdo em metais pesados e as suas implicações.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

7

1

4h

  Sessão 1

  Inês Tomada

8

2

4h

  Sessão 2

  Inês Tomada

8

3

4h

  Sessão 3

  Inês Tomada


Sessão 1 | 14h30-18h30

Aleitamento

- Aleitamento materno - recomendações e benefícios

- Aleitamento artificial - fórmulas para lactentes e fórmulas de transição

- Aleitamento misto

Sessão 2 | 9h30-13h30

Primeiro ano de vida

- Necessidades e recomendações nutricionais

- Alimentação complementar

Segundo ano de vida

- Necessidades e recomendações nutricionais e alimentares

Sessão 3 | 14h30-18h30

Casos particulares (p. ex. alimentação vegetariana)

Suplementação

Metais pesados

Casos práticos

Formadores