Curso Alimentação Restrita em FODMAPs | Live Training - ESGOTADO

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    25, 26 e 27 de fevereiro de 2021
  • Local
    Zoom

Curso Alimentação Restrita em FODMAPs | Live Training - ESGOTADO

FODMAP é um acrónimo inglês de "Fermentable Oligo-, Di-, Mono-saccharides And Polyols", referindo-se a um conjunto de hidratos de carbono existentes numa grande variedade de alimentos que são frequentemente mal absorvidos e extensamente fermentescíveis, a nível intestinal, pela microbiota, desencadeando sintomatologia especifica como gases, distensão abdominal, alterações de motilidade e/ou dor, em indivíduos suscetíveis.
dieta restrita em FODMAPs (“Low FODMAP Diet”), criada em 2004 por uma equipa de investigação da Universidade Monash na Austrália, estabelece-se, atualmente, como uma abordagem alimentar orientada para o controlo dos principais sintomas gastrointestinais funcionais associados a várias condições clínicas, sendo atualmente aceite como uma das principais estratégias para a gestão da Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Com este curso pretende-se dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários à correta e adequada implementação e avaliação de uma alimentação restrita em FODMAPs, em indivíduos cuja situação clínica o demande.


Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.

 

 

[INSCRIÇÕES ATÉ: 15/02/2021]

Associados APN: 150,00€
Não associados APN: 225,00€

(os valores representam 25% de redução face aos valores praticados nos cursos presenciais)

 

Detalhes do Curso

  • Datas: 25, 26 e 27 de fevereiro de 2021
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 12h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
  • Horário: Dias 25 e 26: 14h30 - 18h30 | Dia 27: 9h30 - 13h30
  • Formadores: Fábio Cardoso
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2021

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 12 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Material didático;
- Certificado

 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 150,00€

Não associado APN: 225,00€

(os valores representam 25% de redução face aos valores praticados nos cursos presenciais)

 

- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos;
- Avaliação da ação de formação pelo formador;
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica;
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação.

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
São objetivos do curso dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao correto planeamento e implementação de uma alimentação restrita em FODMAPs.

Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
- Conhecer os princípios de uma alimentação restrita em FODMAP e seu contexto de aplicação;
- Identificar quais os alimentos com alto e baixo teor em FODMAP;
- Elaborar um plano alimentar restrito em FODMAP e adaptá-lo à situação clínica do doente/cliente;
- Implementar e monitorizar com sucesso as 3 fases da dieta;
- Interpretar e conhecer a utilidade dos Testes Respiratórios de Hidrogénio na identificação de intolerâncias a sacarídeos e polióis;
- Compreender os principais riscos nutricionais desta abordagem alimentar, mitigando-os.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

25

1

4h

  Princípios de uma Alimentação Restrita em FODMAPs

  Fábio Cardoso

26

2

4h

  Evidência e Eficácia de uma Alimentação Restrita em FODMAPs

  Fábio Cardoso

27

3

4h

  Implementação de uma Alimentação Restrita em FODMAPs   Fábio Cardoso

 

Sessão 1 - Princípios de uma Alimentação Restrita em FODMAPs | 14h30-18h30

- Apresentação e contextualização do programa formativo;
- Avaliação diagnóstica inicial de conhecimentos;
- Definição e história dos FODMAPs;
- FODMAPs: Frutanos, Galactanos, Lactose, Frutose e Polióis;
- Fontes alimentares de FODMAPs;
- FODMAPs e sua relação com os sintomas gastrointestinais funcionais;
- Dieta restrita em FODMAPs ("Low FODMAP Diet"):
     - Fase 1: Restrição total;
     - Fase 2: Reintrodução controlada;
     - Fase 3: Manutenção;
- Dieta restrita em FODMAPs em casos de vegetarianismo/veganismo;
- Dieta restrita em FODMAPs em grupos específicos (“FODMAP-gentle diet approach”).


Sessão 2 - Evidência e Eficácia de uma Alimentação Restrita em FODMAPs | 14h30-18h30

- Fatores determinantes à eficácia de uma alimentação restrita em FODMAPs;
- Evidência associada a uma dieta restrita em FODMAPs e sua aplicações na:
     - Síndrome do Intestino Irritável (SII);
     - Diarreia Crónica;
     - Doença Inflamatória Intestinal (DII); 
     - Fibromialgia;
- Implicações de uma alimentação restrita em FODMAPs:
     - Económicas;
     - Nutricionais;
     - Microbiota;
- Testes Respiratórios de Hidrogénio (TRH) e seu valor preditivo na implementação de uma alimentação restrita em FODMAPs.


Sessão 3 - Implementação de uma Alimentação Restrita em FODMAPs | 09h30-13h30

- Planeamento, Implementação e Monitorização de uma Dieta Restrita em FODMAPs na prática clínica;
- Resolução de casos clínicos;
- Considerações finais e avaliação final de conhecimentos.

Formadores