Curso Bases de Marketing | Live Training

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    22 e 23 de maio de 2021
  • Local
    Zoom

Curso Bases de Marketing | Live Training

O curso de Bases de Marketing surge em resposta à emergente necessidade de uma formação de Marketing especializada, prática, atualizada e direcionada para profissionais da área das Ciências da Nutrição. Foi desenhado para proporcionar aos participantes uma visão transversal sobre o marketing, fornecendo ferramentas essenciais para a integração e utilização dos conhecimentos no dia-a-dia.

  Não só pela aceleração da digitalização mas também porque a nutrição tem ganho a relevância e protagonismo que merece, os seus profissionais são cada vez mais solicitados a desempenhar tarefas nas mais variadas áreas, para as quais precisam de know-how em marketing e gestão para estarem aptos a ter sucesso num contexto cada vez mais competitivo. A capacidade de pensar estrategicamente e de fazer escolhas é fundamental para esse sucesso.

  Este curso pretende dotar os profissionais da área das Ciências da Nutrição de maior polivalência, quer seja no âmbito da indústria alimentar, num contexto de empreendedorismo ou mesmo de reforço das competência relacionadas com o marketing pessoal, de forma a estarem preparados para agarrar novas e desafiantes oportunidades.




Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.

 

 

[INSCRIÇÕES ATÉ: 12/05/2021]

Associados APN: 150,00€
Não associados APN: 225,00€

 

Detalhes do Curso

  • Datas: 22 e 23 de maio de 2021
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 12h
  • Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
  • Horário: Dias 22 e 23: 10h00 - 13h00 | 14h00 - 17h00
  • Formadores: Carolina Azaredo Raposo, Mayumi Thaís Delgado
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2021

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 12 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Material didático;
- Certificado

 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 150,00€

Não associado APN: 225,00€

 

- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos;
- Avaliação da ação de formação pelo formador;
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica;
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação.

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
Dotar os profissionais da área das ciências da nutrição de maior polivalência através da aquisição de novas competências e ferramentas de marketing, de forma a estarem melhor preparados para os desafios da atualidade.


Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
- Compreender a importância de definir um target e de acompanhar tendências;
- Utilizar ferramentas de marketing aplicadas ao contexto da sua realidade profissional;
- Pensar estrategicamente para fazer escolhas que beneficiem e potenciem a sua atividade;
- Responder positivamente às exigências da era digital, de acordo com as necessidades;
- Compreender as especificidades e exigências da comunicação no âmbito das Ciências da Nutrição;
- Estar preparados para integrar com confiança uma função na Indústria Alimentar;
- Estruturar uma ideia empreendedora e inovadora;
- Potenciar o seu marketing pessoal para alavancar a sua atividade profissional.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

22/05

1

3h

 Sessão 1

  Carolina Raposo/     Mayumi Delgado

22/05

2

3h

 Sessão 2

   Carolina Raposo

23/05

3

3h

 Sessão 3   Carolina Raposo/     Mayumi Delgado
 23/05 

4

3h

 Sessão 4   Mayumi Delgado


Dia 22 | Sessão 1 

-Apresentações & Introdução (10h00 - 10h30)

     -Apresentação dos formadores e participantes
     -Contextualização do programa formativo

-Conhecer o Consumidor & Antecipar Tendências (10h30 - 11h30)

     -Importância do pensamento consumidor-cêntrico para as mais variadas áreas
     -Consumer insights e a sua utilidade
     -Enquadramento e relevância de uma tendência
     -O que esperar das tendências em nutrição e alimentação?

- Fundamentos de Marketing (11h30 - 13h00)

     -Definição de marketing
     -Evolução do marketing
     -Os 4 P’s do Marketing mix de produto
     -Os 7 P’s do Marketing mix de serviço


Dia 22 | Sessão 2 

- Estratégia de Marca (14h00 - 15h30)

     -Importância da marca
     -Estratégia vs táctica
     -Ferramenta prática: análise SWOT
     -Ferramenta prática: como fazer escolhas?

- Princípios de Marketing Digital (15h30 - 17h00)

    -Estratégia digital
    -Estratégia de conteúdos
    -Plataformas de amplificação
    -Nutrição & social media – exercício prático


Dia 23 | Sessão 3 

- Nutrição & Comunicação (10h00 - 11h30)

    -Ferramentas de comunicação em marketing
    -Etapas no desenvolvimento de uma comunicação
    -Comunicar em nutrição - Legislação aplicável
    -Exemplos práticos

- Marketing na Indústria Alimentar (11h30 - 13h00)

    -Papel da indústria alimentar
    -Oportunidades para o nutricionista na indústria alimentar
    -Consultoria
    -Marketing
    -Investigação e desenvolvimento
    -Segurança e qualidade
    -Outros


Dia 23 | Sessão 4

- Empreendedorismo e Marketing (14h00 - 15h30)

    -Definição de empreendedorismo e principais motivações
    -Processo empreendedor
    -Análises de risco
    -Business Model Canvas para definição do projeto/negócio

- Marketing pessoal em nutrição (15h30 - 17h00)

   -Competência emocional e inteligência emocional
   -Softs skills vs hard skills
   -Marketing e branding pessoal
   -Redes sociais como forma de promoção