Curso Competências Pessoais | M3: Estratégias de Relacionamento Interpessoal | Porto

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    22 de novembro de 2019
  • Local
    Porto | Espaço Atmosfera M

Curso Competências Pessoais | M3: Estratégias de Relacionamento Interpessoal | Porto

As Competências Pessoais ou “soft skills” correspondem a atributos pessoais, como a capacidade de comunicação, trabalho em equipa, relacionamento interpessoal, escuta ativa, empatia, resolução de problemas, flexibilidade e motivação, necessários para alcançar o sucesso profissional. Estas competências refletem diretamente a proatividade e produtividade de um individuo, bem como, a forma como este interage no relacionamento com os clientes e colegas, dentro e fora do ambiente de trabalho.
A par das competências técnicas e conhecimentos específicos, também conhecidos como “hard skills”, necessários à realização de uma determinada tarefa ou função, as competências pessoais assumem cada vez maior importância, sendo extremamente valorizadas e procuradas pelas entidades empregadoras, nos seus colaboradores, por garantirem a eficiência e o sucesso no trabalho.

No Módulo Estratégias de Relacionamento Interpessoal, pretende-se dotar os formandos com as principais ferramentas e estratégias facilitadoras de um bom relacionamento interpessoal no trabalho e para a gestão assertiva de conflitos, com vista à cooperação e maior eficiência e eficácia laboral.


[INSCRIÇÕES ATÉ: 08/11/2019]

Associados APN - Módulo 3 | 125,00€
Não associados APN - Módulo 3 | 225,00€

Inscrição em 2 Módulos: DESCONTO de 25% no valor da inscrição do 2º Módulo
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 ou Módulo 1 + Módulo 3 ou Módulo 2 + Módulo 3 | 220,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 ou Módulo 1 + Módulo 3 ou Módulo 2 + Módulo 3 | 395,00€

Inscrição nos 3 Módulos: DESCONTO de 50% no valor da inscrição do 3º Módulo
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 + Módulo 3 | 310,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 + Módulo 3 | 560,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 22 de novembro de 2019
  • Local: Porto | Espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, 160 - 6º Piso; 4050-318 Porto)
  • Sala: Sala 3
  • Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 8h
  • Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
  • Horário: 9h30-13h30; 14h30-18h30
  • Formadores: Ana Freire
  • Organização: Presencial
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2019

Destinatários

Profissionais na área da saúde com formação de nível superior; estudantes de licenciaturas na área da saúde.

Inscrição

A inscrição inclui:
- 8 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta
 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
 
Pagamento
Associado APN: 125,00€
Não associado APN: 225,00€
 
- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos e role play, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos;
- Avaliação da ação de formação pelo formador;
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica;
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação.

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:
- Computador portátil;
- Projetor de vídeo;
- Tela de projeção;
- Flipchart;
- Materiais diversos de suporte aos casos práticos.

Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
- Compreender o funcionamento dos relacionamentos interpessoais no trabalho e aprender a lidar de modo positivo com eles.

Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
- Conhcer as atitudes e comportamentos facilitadores da comunicação;
- Identificar os fatores imprescindíveis à construção de uma boa relação interpessoal de trabalho;
- Utilizar as ferramentas de assertividade na gestão positiva de conflitos interpessoais;
- Promover um clima de confiança e de abertura facilitador de comportamentos de apoio e colaboração;
- Desenvolver o Feedback Construtivo com vista ao aperfeiçoamento Contínuo das Pessoas e das Equipas.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

22

1

4h

  O Relacionamento Interpessoal: Princípios

  Ana Sofia Freire

22

2

4h

  O Relacionamento Interpessoal: No Local de Trabalho

  Ana Sofia Freire


Sessão 1 | O Relacionamento Interpessoal: Princípios (9h30-13h30)

- Estilos de relacionamento interpessoal:
   - Identificando todos os estilos e suas características;
   - Lidar com cada estilo.
- Feedback e impacto no desenvolvimento:
   - Utilizar feedback em todas as relações interpessoais;
   - Ferramentas de melhoria dos relacionamentos.

 Sessão 2 | O Relacionamento Interpessoal: No Local de Trabalho (14h30-18h30)

- Como funcionam os relacionamentos e os conflitos no ambiente de trabalho;
- Abordagens positivas de lidar com conflitos;
- Como trabalhar os relacionamentos interpessoais;
- Casos práticos de simulação de gestão de conflitos (Role Play).

Formadores