Curso Conquistar audiências [1/2019]

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    23 de fevereiro de 2019
  • Local
    Porto | Espaço Atmosfera M

Curso Conquistar audiências [1/2019]

O dia-a-dia de um profissional de saúde exige, cada vez mais, melhores capacidades de comunicação para grandes audiências, tais como apresentações em reuniões de serviço, apresentações de pósteres ou apresentações orais em congressos internacionais ou nacionais. Contudo, o impacto positivo de comunicações em público depende de alguns fatores, desde a forma como planeamos a mensagem que queremos transmitir, até às ferramentas e competências de comunicação.
Antes de tudo, temos que esclarecer aquilo que queremos que seja absorvido pela audiência. A clarificação da mensagem é o passo inicial, que serve de base à planificação e construção da apresentação, como por exemplo, o formato powerpoint, as dinâmicas com o público, para que este se sinta mais envolvido na apresentação. Desta forma, com este curso pretende-se apresentar medidas para melhorar a capacidade de comunicação para um público, desde a construção e preparação da mensagem, até ao desenho e comunicação da apresentação.

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Detalhes do Curso

Destinatários

Profissionais na área da saúde com formação de nível superior; estudantes de licenciaturas na área da saúde.

Inscrição

A inscrição inclui:
- 8 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta
 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas).
 
Pagamento
Associado APN: 140,00€
Não associado APN: 240,00€
 
- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos, maioritariamente, através da realização de casos práticos, devidamente contextualizados na realidade do sistema de saúde português, sob a orientação e supervisão dos formadores, permitindo uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. Todos os casos práticos e simulações serão seguidos de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando.

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:

- Computador portátil
- Projetor de vídeo
- Tela de projeção
- Flipchart
- Materiais diversos de suporte aos casos práticos.

Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
No final do curso, o formando deverá ser capaz de estruturar corretamente a mensagem a transmitir, estrutura-la numa apresentação e comunica-la, efetivamente, perante um público.
 
Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
- Planificar e clarificar a mensagem a transmitir;
- Usar técnicas e princípios para construção e desenho de uma apresentação;
- Comunicar efetivamente em público, através de competências de comunicação verbal e não-verbal.

Programa

Dia

Sessão

Horas

 Temas

Formador

23

1

3h

  A mensagem

  Isabel Azevedo

23

2

2h

  Como transmitir a mensagem?

  Isabel Azevedo

23

3

3h

  Integração de conhecimentos e simulação com feedback

  Isabel Azevedo


Sessão 1 | A mensagem
Autodiagnóstico: exercício
  • Erros comuns numa apresentação
  • Como definir a mensagem?
  • Métodos de transmissão de mensagens: o poder da narrativa
  • Exercício: planeamento da mensagem
 
Sessão 2 | Como construir a apresentação?
  • Introdução: importância da comunicação visual
  • Construção da tática comunicacional verbal e não-verbal;
  • Padrões de voz: poder da voz no reforço da mensagem. Experimentação.
  • Padrões cinestésicos: Presença física, posição corpo, gestos aproximativos e credíveis
 
Sessão 3 | Integração de conhecimentos e simulação com feedback
Exercício: Simulação da apresentação, com observação da comunicação não verbal – posição corporal, voz, gestos e posição do olhar