Curso HACCP [1/2019]

  • Área
    Indústrias alimentares
  • Data
    10, 11, 18 e 25 de maio de 2019
  • Local
    Porto | Espaço Atmosfera M

Curso HACCP [1/2019]

[Inscrições abertas brevemente]

A sigla HACCP é a abreviatura de Hazard Analysis and Critical Control Point (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos). O HACCP é um sistema preventivo de controlo da segurança alimentar, que identifica os perigos específicos e as medidas preventivas para o seu controlo em todas as etapas de produção. Baseia-se numa abordagem sistemática, documentada e verificável.
A aplicação da metodologia HACCP é possível em todos os segmentos e setores da cadeia alimentar e é fundamental para garantir que os alimentos chegam aos consumidores seguros. Neste sentido, de forma garantir a segurança dos géneros alimentícios, é implementado este sistema. Sendo que, a capacidade de determinada organização para implementar o HACCP está dependente do seu grau de cumprimento das Boas Práticas de Fabrico e das Boas Práticas de Higiene. Portanto, para que a aplicação do HACCP seja bem-sucedida é necessário que os profissionais responsáveis tenham os conhecimentos requeridos para estabelecerem os pré-requisitos adequados, cumprir a legislação em vigor, bem como obedecer às etapas e princípios do sistema HACCP.

Detalhes do Curso

  • Datas: 10, 11, 18 e 25 de maio de 2019
  • Local: Porto | Espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, 160 - 6º Piso; 4050-318 Porto)
  • Sala: Sala 3
  • Carga Horária: Curso de Longa Duração (CLD) | 25h
  • Área: 541 - Indústrias alimentares
  • Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dia 10, 11 e 18 |9h30-13h30; 14h30-17h30 Dia 25 |9h30-13h30
  • Formadores:
  • Organização: Presencial
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2019

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

A inscrição inclui:
- 25 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta
 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
 
Pagamento
Associado APN: 275,00€
Não associado APN: 375,00€
 
- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
- Avaliação de diagnóstico;
- Avaliação da aprendizagem;
- Avaliação comportamental.
 
A frequência com aproveitamento implica que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a Suficiente (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais) considerando os seguintes coeficientes de ponderação:
- Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando;
- Avaliação da aprendizagem - reporta à avaliação sumativa, considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 60%;
- Avaliação comportamental - considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 40%.
Complementarmente a uma avaliação positiva (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais), a certificação do formando fica exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Paralelamente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos;
- Avaliação da ação de formação pelo formador;
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica;
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação.

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:

- Computador portátil
- Projetor de vídeo
- Tela de projeção
- Flipchart
- Materiais diversos de suporte aos casos práticos.

Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar: - A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos; - As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos; - O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso; -A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos; - A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação; - O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos; - A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
São objetivos do curso dotar os formandos de conhecimentos e aptidões necessários à implementação do HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) enquanto metodologia de higiene e segurança alimentar.
 
Objetivos específicos
No final do curso, o formando deverá:
- Conhecer as origens do sistema HACCP;
- Conhecer legislação da área alimentar;
- Identificar os principais conceitos do sistema HACCP;
- Identificar os principais perigos do sistema HACCP;
- Identificar os princípios do HACCP;
- Identificar as etapas de implementação do sistema HACCP;
- Identificar os pré-requisitos de implementação do sistema HACCP;
- Saber implementar um plano HACCP;
- Identificar as principais vantagens associadas a um sistema HACCP;
- Identificar os principais obstáculos à implementação de um sistema HACCP;
- Reconhecer a importância da formação dos colaboradores;
- Identificar os principais riscos associadas a um sistema HACCP.

Programa

[Programa brevemente disponível]

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