Curso Suplementação na perda de peso e no desporto [1/2019]

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    1 e 2 de março de 2019
  • Local
    Porto | Espaço Atmosfera M

Curso Suplementação na perda de peso e no desporto [1/2019]

Os suplementos alimentares podem ser uma mais-valia na prescrição de um plano alimentar. No entanto, podem ser, igualmente, uma das maiores fontes de dúvidas tanto para os profissionais como para o utente da consulta, uma vez que é necessário decidir com base na evidência científica, sem deixar de ter em conta a segurança, a eficácia e a interação do suplemento com alimentos e/ou medicamentos. Por esse motivo, esta formação permite ao profissional ter as ferramentas necessárias para uma prescrição adequada do suplemento que melhor satisfaça o objetivo seja a performance desportiva, o emagrecimento ou apenas a saúde e bem-estar.

[INSCRIÇÕES ATÉ: 15/02/2019]

Detalhes do Curso

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

A inscrição inclui:
- 12 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta
 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 250,00€

Não associado APN: 350,00€

- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:

- Computador portátil
- Projetor de vídeo
- Tela de projeção
- Flipchart
- Materiais diversos de suporte aos casos práticos.

Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP);
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais

São objetivos do curso dotar os formandos de conhecimentos necessários sobre suplementação alimentar e conceder aptidão nesta área, para futura aplicação na prática profissional.  

Objetivos específicos

No final do curso, o formando será capaz de:
- Conhecer a legislação aplicável aos suplementos alimentares;
- Conhecer o conceito de suplemento alimentar e distingui-lo de um alimento para grupo específico vs alimento comum;
- Identificar as fontes com evidência científica para conhecimento dos suplementos alimentares;
- Conhecer as moléculas com evidência científica para a perda de peso;
- Reconhecer os critérios para seleção e prescrição de um suplemento alimentar para a perda de peso;
- Identificar as mais frequentes interações suplemento alimentar medicamento;
- Saber identificar as substâncias com efeito ergogénico presentes nos suplementos alimentares;
- Reconhecer o efeito do suplemento na performance: mecanismo e variável;
- Saber decidir a necessidade de um suplemento no planeamento do atleta.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

1

1

4h

  Legislação

  Paula Bico

1

2

4h

  Suplementação na perda de peso

  Maria João Campos

2

3

4h

  Suplementação no desporto

  Filipa Vicente



Sessão 1 |  Legislação

Definição de suplemento alimentar
Enquadramento legal para a entrada de um suplemento no mercado
Substâncias proibidas
Categorias de suplementos alimentares: vitaminas e minerais, substitutos de refeição, concentrados, etc.
Resolução de exercícios: identificar a categoria do suplemento alimentar
 
Sessão 2 | Suplementação na perda de peso

Objetivos da suplementação na perda de peso
Evidência científica dos suplementos alimentares na perda de peso
Necessidades de suplementação num plano alimentar hipocalórico
Interação suplemento - medicamento
Critérios de decisão para a prescrição de um suplemento num programa de emagrecimento: casos práticos
 
Sessão 3 | Suplementação o desporto

Conceito de ergogénico
Suplementos alimentares na prática desportiva: substâncias ativas
O papel de diversos suplementos na performance desportiva nas diferentes variáveis da performance: força, resistência aeróbia/endurance, velocidade/potência
Revisão do efeito de outros suplementos alimentares no plano do atleta: vitaminas, minerais, ácidos gordos, etc.