Empreendedorismo e Gestão | M1: Curso básico para criação do negócio [1/2019]

  • Área
    Gestão e administração
  • Data
    5, 7, 12, 13, 14, 17 e 18 de junho de 2019
  • Local
    Porto | Espaço Atmosfera M

Empreendedorismo e Gestão | M1: Curso básico para criação do negócio [1/2019]

O Módulo 1 “Curso Básico para Criação do Negócio" é o primeiro módulo do "Curso Empreendedorismo e Gestão”. Sendo que um dos principais desafios que os jovens enfrentam, no século XXI, está associado à mutação ocorrida no “mercado de trabalho”, com o reduzido número de contratações e as que são feitas como empreendedorismo passou a ser uma dos principais desafios dos jovens. Para os nutricionistas, que são uma profissão recente, com menos de 20 anos, acresce um outro desafio associado à falta de notoriedade da sua profissão: ultrapassar a maior dificuldade na sua contratação ou reconhecimento da necessidade e vantagem desta. Resulta assim, a necessidade dos profissionais serem empreendedores, criando o seu próprio, e por vezes de mais colegas ou de outros profissionais, posto(s) de trabalho(s).
Neste módulo, o formando terá contacto com a metodologia para a identificação de oportunidade de negócio e definição da sua proposta de valor, passo estratégico fundamental para o sucesso na aventura do empreendedorismo. Culminará na elaboração de um Plano de Negócios, estruturado com base em várias ferramentas e conceitos adquiridos ao longo do módulo. Será dado particular realce ao custeio das operações, fundamental para a determinação de preço de venda, das margens e da sustentabilidade financeira do negócio. Durante todo o módulo serão utilizados cases studies de nutrição clínica e alimentação colectiva e restauração, que podem facilmente ser adaptados a negócios concretos ou úteis para os negócios dos participantes.
Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam identificar as principais fases do empreendedorismo, bem como fornecer-lhes os conhecimentos necessários para equacionarem a criação do seu próprio negócio, potenciando o seu saber-saber, saber-ser e saber-fazer aos atuais e potenciais empreendedores na área das ciências da nutrição e alimentação.

[INSCRIÇÕES ATÉ: 20/05/2019]

Detalhes do Curso

Destinatários

O curso tem como destinatários indivíduos que pretendam obter competências para a criação do seu próprio negócio. Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão

Inscrição

A inscrição inclui:
- 50 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta
 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
 
Pagamento
Associado APN: 650,00€
Não associado APN: 750,00€

- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
- Avaliação de diagnóstico;
- Avaliação da aprendizagem;
- Avaliação comportamental.
 
A frequência com aproveitamento implica que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a Suficiente (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais) considerando os seguintes coeficientes de ponderação:
- Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando;
- Avaliação da aprendizagem - reporta à avaliação sumativa, considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 50%;
- Avaliação do Plano de negócio - considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 30%;
- Avaliação comportamental - considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 20%.
 
Complementarmente a uma avaliação positiva (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais), a certificação do formando fica exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
 
Paralelamente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos;
- Avaliação da ação de formação pelo formador;
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica;
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação.

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:

- Computador portátil
- Projetor de vídeo
- Tela de projeção
- Flipchart
- Materiais diversos de suporte aos casos práticos (post-it e folhas brancas).

Na execução da ação de formação, será facultada aos formandos documentação de apoio com o desenvolvimento de todos os temas abordados durante as sessões de formação, de forma a permitir-lhes um acompanhamento mais rigoroso sobre os assuntos abordados, bem assim a sua consulta posterior. Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
-A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
São objetivos do curso dotar os formandos de conhecimentos e atitudes essenciais para a criação do seu próprio negócio, potenciando o seu saber-saber, saber-ser e saber-fazer aos atuais e potenciais empreendedores.

Objetivos específicos
No final do curso, o formando deverá:
- Identificar as oportunidades de negócios e construir a correspondente proposta de valor;
- Distinguir os diversos tipos de modelo de negócio;
- Identificar o processo de liderança e gestão mais adequado para a organização a criar;
- Saber aplicar a ferramenta “Canvas” no plano de negócio;
- Identificar o custo operacional do negócio;
- Escrever o plano de negócio.

Programa


Dia

Sessão

Horas

Temas*

Formador

5

1

4

  Oportunidade de negócio e oportunidade de valor

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

5

2

3

  Oportunidade de negócio e oportunidade de valor

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

7

3

4

  Modelos de negócio: de profissional liberal a empresário

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

7

4

4

  A função de gestão e liderança nas organizações  

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

12

5

4

  Business Model Canvas: ferramenta estratégica para o negócio  

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

12

6

3

  Business Model Canvas: ferramenta estratégica para o negócio  

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

13

7

4

  Custeio de operação de um negócio  

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

13

8

3

  Custeio de operação de um negócio  

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

14

9

4

  Custeio de operação de um negócio  

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

14

10

3

  Custeio de operação de um negócio  

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

17

11

4

  Plano de negócio

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

17

12

3

  Plano de negócio

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

18

13

4

  Plano de negócio

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

18

14

3

  Plano de negócio

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues


*Distribuição provisória dos temas. A distribuição dos temas do programa encontra-se sujeita a possíveis alterações.

  • Oportunidade de negócio e oportunidade de valor | 7 horas
    • Perfil do empreendedor
    • A oportunidade de negócio
    • Desenho do produto e serviço
    • Proposta de valor
  • Modelos de negócio: de profissional liberal a empresário | 4 horas
    • Relações de trabalho: trabalhador dependente e independente                
    • Principais tipos de organizações
  • A função de gestão e liderança nas organizações | 4 horas
    • Líder vs gestor. Seus desafios                
    • Gestão nas organizações
    • Liderança nas organizações                                   
  • Business Model Canvas: ferramenta estratégica para o negócio | 7 horas
    • Estrutura do Canvas
    • Interpretação do Canvas com enfoque na sustentabilidade
  • Custeio de operação de um negócio | 14 horas
    • Custeio: o que é e sua finalidade
    • Custos de estrutura, operacionais e investimentos
    • Fiscalidade
    • Tesouraria, situações económica e financeira
    • Construção do preço de venda
  • Plano de negócio |14 horas
    • Estrutura do plano de negócio
    • Construção do Sumário executivo e do elevator-pitch
    • Descrição produtos e serviços
    • Plano financeiro
    • Road map (projeto de implementação)

 

Nota: Em todo o curso serão usados exemplos ligados à nutrição. Caso os formandos não tenham ainda definido o seu projeto pessoal, ser-lhe-ão apresentados 2 possíveis negócios (um de consultoria e outro de comercialização de serviços e produtos) para que haja possibilidade de desenvolverem práticas reais, ao longo do curso, fáceis de adaptação para projetos que venham a ser desenvolvidos.