Empreendedorismo e Gestão | M2: Curso Ferramentas de crescimento do negócio [1/2019]

  • Área
    Gestão e administração
  • Data
    27 e 28 de junho; 2, 3 e 5 de julho de 2019
  • Local
    Porto | Espaço Atmosfera M

Empreendedorismo e Gestão | M2: Curso Ferramentas de crescimento do negócio [1/2019]

No Módulo 2 “Ferramentas de Crescimento do Negócio” serão abordadas as ferramentas necessárias e fundamentais para o desenvolvimento do negócio: o Marketing para a sua relação com o mercado; a Gestão de Risco para a tomada de decisão; a Responsabilidade Social e Sustentabilidade como compromisso com a sociedade e a Liderança situacional e a sua influência nas equipas.
Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos e atitudes essenciais, para o uso de ferramentas úteis para o crescimento e desenvolvimento do negócio, potenciando o seu saber-saber, saber-ser e saber-fazer aos atuais e potenciais empreendedores.

[INSCRIÇÕES ATÉ: 20/05/2019]

Detalhes do Curso

Destinatários

O curso tem como destinatários indivíduos que pretendam obter competências para a criação do seu próprio negócio. Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão

Inscrição

A inscrição inclui:
- 35 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta
 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
 
Pagamento
Associado APN: 450,00€
Não associado APN: 550,00€

- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
- Avaliação de diagnóstico;
- Avaliação da aprendizagem;
- Avaliação comportamental.
 
A frequência com aproveitamento implica que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a Suficiente (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais) considerando os seguintes coeficientes de ponderação:
- Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando;
- Avaliação da aprendizagem - reporta à avaliação sumativa, considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 50%;
- Avaliação do Plano de marketing e comunicação: considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 15%;
- Avaliação da Ficha de função e competências: considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 15%;
- Avaliação comportamental - considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 20%.
 
Complementarmente a uma avaliação positiva (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais), a certificação do formando fica exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
 
Paralelamente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos;
- Avaliação da ação de formação pelo formador;
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica;
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação.

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:
- Computador portátil
- Projetor de vídeo
- Tela de projeção
- Flipchart
- Materiais diversos de suporte aos casos práticos (post-it e folhas brancas).

Na execução da ação de formação, será facultada aos formandos documentação de apoio com o desenvolvimento de todos os temas abordados durante as sessões de formação, de forma a permitir-lhes um acompanhamento mais rigoroso sobre os assuntos abordados, bem assim a sua consulta posterior. Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
-A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
São objetivos do curso dotar os formandos de conhecimentos e atitudes essenciais, para o uso de ferramentas muito úteis para o crescimento e desenvolvimento do negócio, potenciando o seu saber-saber, saber-ser e saber-fazer aos atuais e potenciais empreendedores.

Objetivos específicos
No final do curso, o formando deverá utilizar de uma forma eficiente, as seguintes ferramentas:
- Marketing, e em particular o plano de marketing, quer no seu desenho quer na implementação
como na revisão e adaptação;
- Identificar as fases e Processos de tomada de decisão, bem como compreender a relevância das políticas de responsabilidade social corporativa e dos impactos da sustentabilidade, naquele processo;
- Dominar as técnicas de Liderança situacional, identificando os estados de níveis de maturidade e os estilos de liderança mais adequados.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Temas*

Formador

27

1

4h

  Marketing

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

27

2

3h

  Marketing

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

28

3

4h

  Marketing

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

28

4

3h

  Marketing

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

2

5

4h

  A tomada de decisão e a responsabilidade social e sustentabilidade

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

2

6

3h

  A tomada de decisão e a responsabilidade social e sustentabilidade

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

3

7

4h

  Liderança situacional

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

3

8

3h

  Liderança situacional

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

5

9

4h

  Liderança situacional

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues

5

10

3h

  Liderança situacional

  Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues


*Distribuição provisória dos temas. A distribuição dos temas do programa encontra-se sujeita a possíveis alterações.

Marketing | 14 horas
- Conceitos gerais;
- Marketing. Gestão de Marketing. Sua história e limitações;
- Mercados e sua segmentação;
- Processo de compra;
- Motivação na compra;
- Marketing-mix (4 e 7 P’s);
- Os aspetos éticos e deontológicos no marketing;
- Os 10 pecados mortais do marketing.
- Conceitos específicos:
- Produto e serviço – caso particular da nutrição;
- Necessidades e pirâmide de Maslow;
- Perceção, notoriedade e posicionamento;
- 4 Dilemas de marketing;
- Particularidade do marketing digital;
- Ferramentas:
- Marketing-mix (4 e 7 P’s);
- Segmentação de mercado (teste SMART);
- Os papéis do comprador;
- A lista de argumentação, função da motivação do comprador;
- Posicionamento;
- Os planos:
- Plano de comunicação;
- Plano de marketing.

A tomada de decisão e a responsabilidade social e sustentabilidade | 7 horas
- O processo de tomada de decisão - os valores em causa e os dilemas;
- A responsabilidade social - seus fundamentos e práticas;
- Sustentabilidade;
- Responsabilidade social e sustentabilidade - particularidade em nutrição.
 
Liderança situacional | 14 horas
- Líder. Liderança. Liderança eficaz;
- Maturidade - avaliação e determinação;
- Os 4 níveis de maturidade;
- Liderança - Estilos e Comportamento do Líder;
- Os 4 níveis de liderança;
- Liderança situacional - como usá-la nas organizações. Fichas de funções e competências.
 
Nota: Em todo o curso serão usados exemplos ligados à nutrição. Caso os formandos não tenham ainda definido o seu projeto pessoal, ser-lhe-ão apresentados 2 possíveis negócios (um de consultoria e outro de comercialização de serviços e produtos) para que haja possibilidade de desenvolverem práticas reais, ao longo do curso, fáceis de adaptação para projetos que venham a ser desenvolvidos.