Nutrição e Genética: Aplicação à Prática Clínica | Live Training - ESGOTADO

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    7 de maio de 2021
  • Local
    Zoom

Nutrição e Genética: Aplicação à Prática Clínica | Live Training - ESGOTADO

Na sua prática clínica, o nutricionista utiliza diversas ferramentas que contribuem para a elaboração de um plano alimentar personalizado e adaptado à condição do paciente. No entanto, o aconselhamento nutricional pode ser ainda mais personalizado e eficaz se combinado com o conhecimento do perfil genético do paciente.

Os avanços biotecnológicos permitiram evidenciar que existem variantes genéticas, mutações e/ou polimorfismos, que influenciam o metabolismo e biodisponibilidade dos nutrientes. Tais descobertas criaram uma nova área de conhecimento, a nutrigenética. Nos últimos anos, tanto a US Academy of Nutrition and Dietetics como a British Dietetic Association destacam o impacto que o conhecimento sobre genómica nutricional tem para o exercício da atividade do nutricionista.

Gostaria de aprender mais sobre nutrição personalizada com base na variação genética individual? Neste curso poderá adquirir competências para a realização de planos alimentares personalizados tendo por base a avaliação da predisposição genética de cada um.



Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.


Formação GRATUITA financiada pela Hearth Genetics 

INSCRIÇÕES ATÉ: 30/04/2020]


Detalhes do Curso

  • Datas: 7 de maio de 2021
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 3h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
  • Horário: 14h30 - 17h30
  • Formadores: Ana Valente, Daniel Luís
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2021

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ser Associado APN; Associado Efetivo (Fator Preferencial)
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 

A inscrição inclui:

- 3 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

 

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar

https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:

Dotar os nutricionistas de maior conhecimento científico sobre genética e nutrição através da aquisição de novas competências e utilização de novas ferramentas para a sua prática clínica, de forma a estarem melhor preparados para os desafios da atualidade.



Objetivos Específicos:

No final do curso, o formando será capaz de:

- Compreender a importância genética aliada à nutrição

- Perceber como os avanços biotecnológicos permitiram evidenciar que existem variantes genéticas, mutações e/ou polimorfismos, que influenciam o metabolismo e biodisponibilidade dos nutrientes

- Compreender como os testes genéticos podem contribuir para a elaboração de um plano alimentar personalizado

- Estar preparado para utilizar os testes genéticos em diferentes situações clínicas

- Responder positivamente às exigências dos pacientes/utentes;

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

07/05

1

3h

 Sessão 1

Ana Valente/Daniel Luís



Sessão 1 | 14h30 - 17h30

 - Hereditabilidade
 - Associações genótipo-fenótipo. Exemplos: IMC, intolerância lactose, esteatose hepática, vitamina D e  ritmo circadiano.    
 - Utilização de resultados genéticos para a elaboração de planos alimentares personalizados
 - Discussão de vários casos clínicos