Nutrição em Situações de Emergência | Live Training - NOVO

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    14, 15 e 16 de janeiro de 2021
  • Local
    Zoom

Nutrição em Situações de Emergência | Live Training - NOVO

A Ajuda Humanitária refere-se ao ato de assistência e proteção de populações vítimas de catástrofes naturais ou de crises resultantes da intervenção humana. Constitui uma expressão fundamental do valor universal da solidariedade entre os povos e um imperativo moral baseado na premissa de que o sofrimento humano deve ser evitado e aliviado onde quer que ocorra.

Garantir o acesso aos alimentos e a manutenção de um estado nutricional adequado encontra- -se no centro das medidas de proteção às populações afetadas por emergências.

O presente curso pretende trazer aos formandos uma visão geral da nutrição e alimentação na ajuda humanitária e de emergência e transmitir conhecimentos e ferramentas técnicas para implementar boas práticas de prevenção e tratamento da malnutrição, contribuindo para a proteção dos mais vulneráveis.  




Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.



INSCRIÇÕES ATÉ: 4/1/2021]

Associados APN: 150,00€
Não associados APN: 225,00€

(os valores representam 25% de redução face aos valores praticados nos cursos presenciais)

Detalhes do Curso

  • Datas: 14, 15 e 16 de janeiro de 2021
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala:
  • Carga Horária: | 12h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
  • Horário: 09h30 - 13h30
  • Formadores: Margarida Lopes
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2021

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 12 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 150,00€

Não associado APN: 225,00€

(os valores representam 25% de redução face aos valores praticados nos cursos presenciais)


- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

 

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar 
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:

- Dotar os formandos de conhecimentos relativos aos princípios, práticas e desafios da assistência humanitária e de emergência

- Aumentar conhecimentos e disponibilizar ferramentas para a intervenção profissional nas áreas da nutrição e assistência alimentar a populações e grupos vulneráveis em situações de emergência



Objetivos Específicos:

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:          

- Conhecer conceitos chave e princípios basilares da ajuda humanitária e de emergência

- Identificar os métodos de avaliação do estado nutricional e dos hábitos alimentares em situações de emergência  

- Dominar as recomendações alimentares e nutricionais dirigidas à população e a grupos vulneráveis, nas diferentes fases de intervenção da resposta à emergência

- Saber aplicar os protocolos de tratamento de desnutrição aguda com recurso a alimentos terapêuticos

- Elencar boas práticas de atuação em nutrição e segurança alimentar em situações de emergência

- Conhecer e discutir exemplos de casos práticos

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

14

1

4h

 Sessão 1

Margarida Lopes

15

2

4h

 Sessão 2

Margarida Lopes

16

3

4h

Sessão 3

Margarida Lopes




Sessão 1 | Conceitos e princípios básicos de alimentação e nutrição em ajuda humanitária e de emergência 
 

- Ajuda humanitária e de emergência: conceitos chave, coordenação dos intervenientes humanitários – abordagem cluster, diferentes fases de intervenção;

 - Atores, objetivo, área de atuação e princípios basilares

- Coordenação dos intervenientes humanitários – abordagem cluster, e diferentes fases de intervenção

- Tipos de malnutrição, causas diretas e subjacentes

- Avaliação do estado nutricional e dos hábitos alimentares em situações de emergência

- Recomendações alimentares e nutricionais nas diferentes fases de intervenção

 

Sessão 2 | Abordagem aos grupos mais vulneráveis e necessidades específicas

- Grupos populacionais mais vulneráveis: mulheres grávidas e lactantes, crianças, idosos e portadores de HIV/SIDA e tuberculose

- Alimentação de lactentes e crianças pequenas em situações de emergência

- Deficiências de micronutrientes mais prevalentes

- Alimentos terapêuticos para tratamento da desnutrição aguda em grupos mais vulneráveis

 

Sessão 3 | Boas práticas de atuação e desafios atuais para o nutricionista que atua em situações de emergência

- Boas práticas de atuação em nutrição e segurança alimentar em emergência

- O papel do nutricionista na sensibilização da sociedade civil, do setor privado e de outros atores

- Desafios da assistência humanitária e de emergência em Portugal e no mundo

- Considerações finais e avaliação

 

 

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