Planeamento, Conceção e Avaliação de Cadernos de Encargos | Lisboa

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    29 e 30 de junho de 2020
  • Local
    Lisboa | Espaço Atmosfera M

Planeamento, Conceção e Avaliação de Cadernos de Encargos | Lisboa

 

O Caderno de Encargos, nomeadamente, para a aquisição de um serviço de refeições, é um documento contratual que descreve o que é esperado do Fornecedor pelo Contratante.

É um elemento fundamental, absolutamente estratégico nas organizações, públicas ou privadas.

A sua correta elaboração é o elemento diferenciador na qualidade do serviço prestado.

A sua elaboração respeita várias fases que se iniciam com um estudo prévio, sendo importante verter nos CE aspetos atinentes às Normas nacionais e internacionais aplicáveis, bem como aos diplomas legais que estão subjacentes ao tipo de aquisição de serviço.

Com esta formação pretende-se que os formandos fiquem aptos a analisar e elaborar um Caderno de Encargos desde as sua cláusulas gerais até ás cláusulas técnicas específicas.



INSCRIÇÕES ATÉ: 19/06/2020]

Associados APN: 200,00€
Não associados APN: 300,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 29 e 30 de junho de 2020
  • Local: Lisboa | Espaço Atmosfera M (Rua Castilho, nº 5, 1250-066 Lisboa)
  • Sala:
  • Carga Horária: | 12 horas
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dia 29 | 9h30-18h30; Dia 30 | 9h30-13h30
  • Formadores: Bárbara Camarinha
  • Organização: Presencial
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2020

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

 inscrição inclui:
- 12 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta
 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 200,00€

Não associado APN: 300,00€


-  A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

 

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:

- Computador portátil
- Projetor de vídeo
- Tela de projeção
Flipchart

Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais:

Pretende-se que, com esta formação, formandos fiquem aptos a analisar e elaborar um Caderno de Encargos desde as sua cláusulas gerais até às cláusulas técnicas específicas.

 

Objetivos específicos:

No final do curso o formando deverá ser capaz de:

- identificar todas as cláusulas e inserir num caderno de encargos

- elaborar as cláusulas técnicas específicas para um serviço de refeições

- analisar cadernos de encargos existentes, propondo melhorias

- criar uma lista de verificação do serviço contratado com base no caderno de encargos

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

 Formador

29

1

4h

 Sessão 1

  Bárbara Camarinha

29

2

4h

 Sessão 2

  Bárbara Camarinha

30

3

4h

  Sessão 3

  Bárbara Camarinha




Sessão 1  | 9h30-13h30

- O que é um Caderno de Encargos? 

- Cadernos de Encargos para concursos públicos vs empresas privadas. 

- O que compõe um Caderno de Encargos 


Sessão 2  | 14h30-18h30

- O que compõe um Caderno de Encargos 

- Requisitos legais 

- Requisitos técnicos 


Sessão 3  | 9h30-13h30

- Estudo de Caso Prático

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