O Papel da Alimentação no Tratamento das Pessoas com Gota | Live Training - 3ªed

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    12 de dezembro de 2020
  • Local
    Zoom

O Papel da Alimentação no Tratamento das Pessoas com Gota | Live Training - 3ªed

A gota é uma doença reumática inflamatória resultante da deposição de cristais de monourato de sódio (forma de acumulação de ácido úrico), nas articulações, mas também em outras localizações do corpo. É mais prevalente em homens, sendo muito rara em mulheres antes da menopausa. Este fenómeno ocorre quando os níveis de ácido úrico no sangue se encontram cronicamente elevados. A hiperuricemia é o principal fator de risco para a gota, mas doentes com hiperuricemia podem nunca vir a desenvolver gota. A maioria dos casos de gota, cerca de 90%, deve-se à diminuição da excreção do ácido úrico e cerca de 10% à excessiva produção de ácido úrico.

Como fatores de risco para o desenvolvimento da doença podemos considerar fatores não modificáveis e modificáveis como: fatores genéticos, idade (mais idade), género (masculino), pós-menopausa, obesidade, hipertensão arterial, doença cardíaca, insulino resistência, diabetes, insuficiência renal, diabetes, utilização de alguns medicamentos, ingestão de bebidas alcoólicas, ingestão de bebidas com elevado teor de frutose e alimentação com elevado teor de purinas.

Com esta formação pretendemos atualizar recomendações alimentares para doentes com gota, recomendações para prevenção das crises de gota e das suas potenciais consequências bem como o papel da alimentação na prevenção da doença.



Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.


Formação GRATUITA financiada pela Menarini Portugal, no âmbito da campanha de sensibilização intitulada “Passo a passo, aprenda a viver com Gota”




Detalhes do Curso

  • Datas: 12 de dezembro de 2020
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 3h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
  • Horário: 9h30 - 12h30
  • Formadores: Sandra Lourenço
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º3/2020

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ser Associado APN; Associado Efetivo (Fator Preferencial)
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 

A inscrição inclui:

- 3 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

 

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar

https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:
- Conhecer a fisiopatologia da doença
- Conhecer as controvérsias relativas ao papel da nutrição no tratamento das pessoas com gota


Objetivos Específicos:
- Saber prestar cuidado nutricional adequado às pessoas com gota de acordo com a evidência científica actual

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

12

1

3h

 Sessão 1

Sandra Lourenço




Sessão 1 | 9h30 - 12h30

- Contextualização histórica da doença – o passado

 - Hiperuricemia:
           - Formação de cristais de monourato de sódio
           - Resposta inflamatória aguda
           - Cronicidade

- Avaliação clínica e diagnóstico:
           - Apresentação
           - Sinais e sintomas
           - Diagnostico diferencial

- Tratamento:
          - Princípios
          - Medicação
          - Alimentação
          - Estilo de vida

- Prevenção
- Controvérsias
- Conclusões

Formadores