Conceção, Implementação e Avaliação de Projetos de Intervenção Comunitária - ESGOTADO

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    22 e 23 de janeiro de 2021
  • Local
    Zoom

Conceção, Implementação e Avaliação de Projetos de Intervenção Comunitária - ESGOTADO

O papel da alimentação e da nutrição no binómio saúde/ doença é bem conhecido, pelo que terão necessariamente que ser considerados na promoção da saúde e na prevenção da doença. A Nutrição comunitária corresponde ao conjunto de atividades da Nutrição em contexto da Saúde Pública que visa adequar os padrões alimentares das populações no sentido da promoção da saúde. No entanto, tal só será alcançado com intervenções bem desenhadas e implementadas.

Com este curso pretende-se abordar as diferentes fases de elaboração de um programa de intervenção em Nutrição comunitária, aliando um enquadramento teórico baseado na evidência mais atual, a exemplos práticos que permitam uma melhor compreensão dos conceitos. Ao longo do curso serão propostos pequenos exercícios práticos que permitirão a imediata aplicação dos conceitos teóricos apresentados.

O curso finalizará com testemunhos de colegas com larga experiência em Nutrição comunitária e que irão refletir sobre aprendizagens e inovações possíveis nesta área, face ao contexto de pandemia por Covid 19.



Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.


INSCRIÇÕES ATÉ: 12/01/2021]

Associados APN: 94,00€
Não associados APN: 169,00€

(os valores representam 25% de redução face aos valores praticados nos cursos presenciais)


Detalhes do Curso

  • Datas: 22 e 23 de janeiro de 2021
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 8h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
  • Horário: 9h30 - 13h30
  • Formadores: Margarida Liz
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2021

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 

A inscrição inclui:

- 8 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

 

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar

https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:

- Identificar e descrever as diferentes etapas da conceção de um programa de intervenção comunitária.

- Conhecer diferentes ferramentas para avaliação de necessidades, implementação de intervenções e avaliação das mesmas.

- Conhecer a realidade profissional e a perspetiva de três nutricionistas com experiência no âmbito da Nutrição comunitária.




Objetivos Específicos:

- Aprender como conduzir a etapa de avaliação de necessidades prévia à intervenção de nutrição comunitária.

- Aprender como definir objetivos e metas em nutrição comunitária.

- Conhecer diferentes estratégias de intervenção em nutrição comunitária.

- Aprender como conduzir a avaliação de processo e de impacto de uma intervenção em nutrição comunitária.

- Conhecer o impacto da pandemia por Covid 19 na atuação dos nutricionistas que trabalham em Nutrição comunitária.

- Conhecer possibilidades de atuação do nutricionista que trabalha em Nutrição comunitária num cenário de crise, como aquele que foi imposto pela pandemia.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

22

1

4h

 Sessão 1

Margarida Liz / Elisabete Pinto

23

2

4h

 Sessão 2

 Margarida Liz / Elisabete Pinto


Sessão 1 | 9h30 - 13h30

- O contexto: conhecimento da população em quem intervir e dos desafios alimentares e/ou nutricionais.

- Definição de objetivos e metas de intervenção.

- Exercício prático

- A ação: definição do programa de intervenção, tendo em conta os objetivos e metas, o contexto, as características da população, os recursos, as sinergias e as potenciais dificuldades.

 

Sessão 3 | 9h30 - 13h30

- Avaliação da intervenção: avaliação de processo e de impacto

- Exercício prático de simulação

- Apresentação dos trabalhos desenvolvidos

- Desafios levantados pela pandemia por COVID-19 às atividades no âmbito da Nutrição comunitária: é possível inovar? Os impactos e alternativas/ possibilidades para o futuro:

(Moderação: Elisabete Pinto e Margarida Liz)

- O nutricionista na IPSS – especificidades na população idosa (Júlio Rocha)

- O nutricionista nos Cuidados de saúde primários (Débora Cláudio)

- O nutricionista nas Autarquias – especificidades nas crianças em idade escolar (Raquel Ferreira)

Formadores