-
Área
Terapia e reabilitação
-
Data
9, 10 e 11 de fevereiro de 2022
-
Local
Zoom

Curso Planeamento, Elaboração e Monitorização de Planos de Ementas para Idosos | Live Training - ESGOTADO
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
INSCRIÇÕES ATÉ: [30/11/2021]
Associados APN: 150,00€
Não associados APN: 225,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 9, 10 e 11 de fevereiro de 2022
- Local: Zoom | Video Conferência
- Carga Horária: | 12 horas
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 15
- Horário: 16h00-20h00;
- Formadores: Liliana Ferreira
- Organização: Online
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2021
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 150,00€
Não associado APN: 225,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos Gerais:
São objetivos do curso dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos afetos ao processo de planeamento, elaboração e monitorização de planos de ementas para idosos, com enfoque nas necessidades, desafios e características desta população
Objetivos específicos:
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Conhecer o processo fisiológico do envelhecimento e as suas implicações na ingestão alimentar e estado nutricional do idoso;
- Analisar quadros patológicos típicos do idoso e respetiva necessidade de adaptação da alimentação;
- Conhecer e compreender os princípios e as linhas orientadoras para elaboração de um plano de ementas para idosos, consoante as características da população destinatária e do serviço de alimentação em questão;
- Conhecer e compreender as etapas inerentes ao processo de avaliação, elaboração e monitorização de um plano de ementas para idosos;
- Identificar as principais dificuldades na elaboração de planos de ementas para população idosa e possíveis oportunidades de melhoria;
- Aplicar os conhecimentos e competências adquiridas em casos práticos de elaboração de ementas para a população em questão.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
9 |
1 |
4h |
Alimentação no Idoso: Conceitos e necessidades |
Liliana Ferreira |
10 |
2 |
4h |
Elaboração de planos de ementas para idosos: oportunidades e constrangimentos |
Liliana Ferreira |
11 |
3 |
4h |
Ementas para Idosos: casos práticos |
Liliana Ferreira |
Sessão 1 - Alimentação no Idoso: Conceitos e necessidades | 16h00-20h00
- Processo fisiológico de envelhecimento: conceitos base e atualizações
- Necessidades nutricionais e hídricas e recomendações alimentares no idoso
- Quadros patológicos comuns, tipologias de alimentação e respetiva influência na ingestão alimentar e estado nutricional
Elaboração de planos de ementas para idosos: oportunidades e constrangimentos:
- Princípios e linhas orientadoras para a elaboração de um plano de ementas para a população idosa
Sessão 2 - Elaboração de planos de ementas para idosos: oportunidades e constrangimento (continuação) | 16h00-20h00
- Princípios e linhas orientadoras para a elaboração de um plano de ementas para a população idosa e respetivas etapas de planeamento
- Gestão de serviços de alimentação para idosos em vários contextos: desafios logísticos, físicos, humanos, financeiros e de oferta alimentar
- Ofertas alimentares específicas: dietas adaptadas a condições clínicas, especificidades alimentares várias, quadros de restrição alimentar, etc
- Avaliação e monitorização de planos de ementas para a população idosa: ferramentas e importância
Sessão 3 - Ementas para Idosos: avaliação, monitorização e casos práticos | 16h00-20h00
- Casos práticos de avaliação, planeamento e elaboração de ementas para idosos em diferentes contextos