Curso Comunicação Clínica em Consultas de Nutrição – o regime ideal | Live Training

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    9 e 10 de maio de 2022
  • Local
    Zoom

Curso Comunicação Clínica em Consultas de Nutrição – o regime ideal | Live Training

Em consultas de nutrição a capacidade de comunicar de modo empático, demonstrando respeito e tolerância é essencial para o estabelecimento de uma relação colaborativa que contribua para o sucesso terapêutico.

O desenvolvimento de estratégias comunicacionais como saber ouvir, identificar e responder às emoções, ser capaz de transmitir informação científica de modo adaptado, claro e eficiente, e a capacidade para envolver o doente no plano terapêutico, com base num modelo de decisão partilhada, são importantes na eficácia da intervenção nutricional. E a educação para a saúde e a transmissão de conhecimentos sobre nutrição contribuem para capacitar o doente na monitorização de situações patológicas e na gestão de comportamentos alimentares adaptados.

Com base em estratégias experienciais e com recurso a simulação utilizando vinhetas clínicas, este curso pretende alargar a competência do nutricionista em comunicar de modo verbal e não verbal, mantendo uma atitude positiva de modo a otimizar os resultados clínicos.

 

Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.



[INSCRIÇÕES ATÉ: 25/04/2022]

Associado APN: 94,00€
Não associado APN: 169,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 9 e 10 de maio de 2022
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 8h
  • Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
  • Horário: 9h00-13h00
  • Formadores: Margarida Figueiredo-Braga
  • Organização: Online
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2022

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 4 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 94,00€

Não associado APN: 169,00€


- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

 

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais

O curso tem como objetivos desenvolver nos formandos competências de comunicação clínica e a capacidade de estabelecer uma relação colaborativa entre profissional de saúde e utente, numa consulta de nutrição.

Objetivos específicos

No final do curso, o formando será capaz de:

- Conhecer as competências básicas de comunicação clínica verbal e não verbal

- Aplicar estratégias específicas de comunicação – ouvir atentamente, encorajar a comunicação e abordar temas sensíveis, iniciar e encerrar a entrevista clínica

- Estruturar uma entrevista clínica centrada no doente e centrada no clínico

- Gerir o tempo, mantendo uma atitude empática e de respeito pelas prioridades do doente

- Lidar com emoções

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

09/05

1

4h

Comunicação Clínica – Introdução
Estratégias básicas e aspetos relevantes em consultas de nutrição

  Margarida Braga / Joana Moreira

10/05

2

4h

Lidar com emoções; Negociação de um plano terapêutico; Decisão partilhada; Adesão terapêutica

 Margarida Braga / Joana Moreira



Sessão 1 | Comunicação Clínica – aspetos relevantes em consultas de nutrição

- Introdução

- Comunicação em contexto clínico

- Comunicação e relação clínica

- Estruturação de uma entrevista

- Relação entre comunicação e resultados terapêuticos

 

Sessão 2 | Lidar com emoções; Negociação de um plano terapêutico; Decisão partilhada; Adesão terapêutica

- Interação clínica presencial e online – confidencialidade, gestão do tempo,

- Estratégias de comunicação específicas - transmissão de informação difícil e lidar com emoções.

- Comunicação com o doente e a família

- Aspetos específicos da Comunicação Clínica em diferentes fases do ciclo de vida


Este curso atingiu o limite de inscrições ou a data limite de inscrição já foi ultrapassada.