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Área
Desenvolvimento pessoal
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Data
9 e 10 de maio de 2022
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Local
Zoom

Curso Comunicação Clínica em Consultas de Nutrição – o regime ideal | Live Training
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 25/04/2022]
Detalhes do Curso
- Datas: 9 e 10 de maio de 2022
- Local: Zoom | Video Conferência
- Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 8h
- Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
- Horário: 9h00-13h00
- Formadores: Margarida Figueiredo-Braga
- Organização: Online
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2022
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 94,00€
Não associado APN: 169,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
O curso tem como objetivos desenvolver nos formandos competências de comunicação clínica e a capacidade de estabelecer uma relação colaborativa entre profissional de saúde e utente, numa consulta de nutrição.
- Conhecer as competências básicas de comunicação clínica verbal e não verbal
- Aplicar estratégias específicas de comunicação – ouvir atentamente, encorajar a comunicação e abordar temas sensíveis, iniciar e encerrar a entrevista clínica
- Estruturar uma entrevista clínica centrada no doente e centrada no clínico
- Gerir o tempo, mantendo uma atitude empática e de respeito pelas prioridades do doente
- Lidar com emoções
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
09/05 |
1 |
4h |
Comunicação Clínica – Introdução |
Margarida Braga / Joana Moreira |
10/05 |
2 |
4h |
Lidar com emoções; Negociação de um plano terapêutico; Decisão partilhada; Adesão terapêutica |
Margarida Braga / Joana Moreira |
Sessão 1 | Comunicação Clínica – aspetos relevantes em consultas de nutrição
- Introdução
- Comunicação em contexto clínico
- Comunicação e relação clínica
- Estruturação de uma entrevista
- Relação entre comunicação e resultados terapêuticos
Sessão 2 | Lidar com emoções; Negociação de um plano terapêutico; Decisão partilhada; Adesão terapêutica
- Interação clínica presencial e online – confidencialidade, gestão do tempo,
- Estratégias de comunicação específicas - transmissão de informação difícil e lidar com emoções.
- Comunicação com o doente e a família
- Aspetos específicos da Comunicação Clínica em diferentes fases do ciclo de vida