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Área
Desenvolvimento pessoal
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Data
8 de março de 2019
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Local
Lisboa | Espaço Atmosfera M

Curso Gestão de projetos [1/2019]
Com a constante busca da melhoria contínua da prestação das equipas e dos objetivos alcançados em saúde, os profissionais de saúde são recrutados para inúmeros projetos de mudança. Contudo, apesar do esforço empregue, muitos destes projetos falham na entrega de resultados, desperdiçando os recursos investidos e contribuindo para uma crescente desmotivação dos profissionais de saúde. Deste modo, este curso pretende dotar os profissionais de saúde com competências que permitam uma melhor capacidade de gestão e envolvimento em projetos de mudança, para que estes possam efetivamente contribuir para a melhoria dos resultados que atingimos em saúde. Um projeto pode falhar por inúmeras razões e é fundamental uma estruturação sólida e acompanhamento constante. Assim, este curso irá começar pelo passo mais fundamental que é a identificação clara do problema a resolver e de quais as possíveis e, por vezes, impossíveis soluções a implementar.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 22/02/2019]
Detalhes do Curso
- Datas: 8 de março de 2019
- Local: Lisboa | Espaço Atmosfera M (Rua Castilho, nº 5, 1250-066 Lisboa)
- Sala: Sala 2
- Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 8h
- Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
- Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 20
- Horário: 9h30-13h30; 14h30-18h30
- Formadores: Diogo Silva, Isabel Azevedo
- Organização: Presencial
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2019
Destinatários
Profissionais na área da saúde com formação de nível superior; estudantes de licenciaturas na área da saúde.
Inscrição
- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos, maioritariamente, através da realização de casos práticos, devidamente contextualizados na realidade do sistema de saúde português, sob a orientação e supervisão dos formadores, permitindo uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual.
Todos os casos práticos e simulações serão seguidos de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Paralelamente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
22 |
1 |
3h |
Identificação do projeto e da equipa |
Diogo Silva |
22 |
2 |
1h |
Planeamento do Projeto |
Diogo Silva |
22 |
3 |
2h |
Planeamento do Projeto |
Diogo Silva |
22 |
4 |
2h |
Monitorização e acompanhamento |
Isabel Azevedo |
Sessão 1 | Identificação do projeto e da equipa
O problema: como chegar à raiz do problema
- Ideação: a procura da solução mais adequada
- RRR (requisitos, recursos e riscos) do projeto
- Definição das competências necessárias na equipa
Sessão 2 | Planeamento do Projeto
- Estruturação das atividades
- Organização do projeto
- Comunicação do projeto
- Construção da equipa: integração e desenvolvimento da equipa (Modelo de Tuckman). Delegar para cumprir e desenvolver.
Sessão 3 | Monitorização e acompanhamento
- Ferramentas de gestão: para acompanhamento do processo (ex: Gráficos Gantt)
- Pilotagem estratégica: como manter a equipa na direção certa