Curso Nutrição no Atleta Recreativo | Live Training - NOVO

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    29 de outubro e 5 de novembro de 2022
  • Local
    Zoom

Curso Nutrição no Atleta Recreativo | Live Training - NOVO

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a nutrição e a atividade física são pilares fundamentais para a manutenção e a conservação da saúde física e cognitiva da população em geral. O equilíbrio nutricional adequado ao tipo e intensidade de atividade física, tem um papel fundamental em diversos processos metabólicos (diabetes, hipertensão, dislipidemia, doenças cardiovasculares, entre outras) e fisiológicos ao longo do ciclo de vida (criança, adolescente, adulto, grávida, idoso).

A nutrição aplicada ao desporto, é particularmente importante para atletas, referindo-se este termo não só a atletas profissionais, mas a todos aqueles que praticam exercício físico de uma forma regular (atletas recreativos) , e que pretendem alcançar objetivos de saúde e de maximização do desempenho desportivo. Deste modo e devido ao crescente interesse no cuidado de um estado ótimo de saúde desses perfis populacionais (pessoas fisicamente ativas e atletas), justifica-se a necessidade de a população dispor de profissionais de saúde altamente qualificados e capacitados em nutrição, atividade física e desporto.

Neste sentido, com este curso pretende-se dotar os estudantes e profissionais de conhecimentos, competências e ferramentas úteis para uma intervenção nutricional personalizada e adequada ao objetivo de desempenho desportivo num atleta recreativo e/ou otimização de saúde e bem-estar.




Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.



INSCRIÇÕES ATÉ: 14/10/2022]

Associados APN: 190,00€
Não associados APN: 263,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 29 de outubro e 5 de novembro de 2022
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 16h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 15
  • Horário: 09h00 - 13h00 || 14h00 - 18h00
  • Formadores: Marlene Morgado
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2022

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 16 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 190,00€

Não associado APN: 263,00€

(os valores representam 25% de redução face aos valores praticados nos cursos presenciais)


- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

 

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar

https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:

São objetivos do curso dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao planeamento e elaboração de uma estratégia nutricional adequada para atletas, de acordo com o nível de atividade física, idade, presença de patologias ou condições especiais do ciclo de vida.



Objetivos Específicos:

No final do curso, o formando será capaz de:

- Classificar e distinguir os diferentes níveis de desempenho de um atleta;
- Conhecer os diferentes grupos populacionais de acordo com as suas características fisiológicas e especificidades de ingestão alimentar;
- Identificar os métodos de diagnóstico do estado nutricional, mais adequados a cada atleta;
- Avaliar e compreender a relação das diferentes condições fisiológicas com a atividade física, e respetiva necessidade de adaptação das recomendações energéticas, de macro e micronutrientes;
- Saber identificar as fontes com evidência científica na recomendação do consumo de suplementos nutricionais e ergogénicos, de modo a decidir a necessidade da sua utilização no planeamento do atleta;
- Reconhecer e compreender sinais de alterações de comportamento alimentar em atletas;
- Aplicar os conhecimentos e competências adquiridas em casos práticos para a população em questão.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

29/10

1

4h

 Princípios básicos do binómio Nutrição e Atividade Física

Marlene Morgado

29/10

2

4h

 Avaliação do estado nutricional e recomendações nutricionais nos diferentes grupos populacionais

Marlene Morgado

05/11

3

4h

 Suplementação, conceitos e mitos

Marlene Morgado

05/11

4

4h

 Visão integrativa da prática clínica com o atleta recreativo

Marlene Morgado



Sessão 1 - Princípios básicos do binómio Nutrição e Atividade Física | 9h00-13h00

- Avaliação diagnóstica inicial de conhecimentos
- Nutrição em contexto desportivo: conceito e abordagem, desde o atleta recreativo até o atleta de elite
- Metabolismo energético e a sua relação com o exercício físico
- Macronutrientes e o seu papel na alimentação em contexto desportivo
- Micronutrientes: necessidades nutricionais e recomendações para evitar carências e a sua importância na regulação metabólica e nutrição humana.
- Regulação do conteúdo hídrico e eletrolítico, estratégias de intervenção.


Sessão 2 – Avaliação do estado nutricional e recomendações nutricionais nos diferentes grupos populacionais
| 14h00-18h00

- Caracterização e especificidades alimentares dos diversos grupos populacionais ao longo do ciclo de vida e em determinadas patologias (obesidade, diabetes, hipertensão,..)
- Métodos de avaliação do estado nutricional em contexto desportivo
- Recomendações nutricionais no atleta recreativo
- Breve abordagem de casos particulares: alimentação vegetariana e gestante
- Resolução de casos clínicos

 

Sessão 3 - Suplementação, conceitos e mitos | 9h00-13h00

- Definição de suplementos nutricionais e ergogénicos
- Enquadramento legal e segurança
- Necessidade de suplementação no atleta recreativo, quais os critérios de utilização?
- Mitos na suplementação, qual a evidência atual?
- Resolução de casos clínicos

 

Sessão 4 –  Visão integrativa da prática clínica com o atleta recreativo   | 14h00-18h00

- Discussão sobre anamnese na prática clínica em contexto desportivo
- Princípios básicos da interpretação de exames laboratoriais em nutrição
- O papel do nutricionista no comportamento alimentar em atletas
- Prescrição e orientação da intervenção nutricional individualizada
- Resolução de casos clínicos e Avaliação Final

Formadores