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Área
Terapia e reabilitação
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Data
29 de outubro e 5 de novembro de 2022
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Local
Zoom

Curso Nutrição no Atleta Recreativo | Live Training - NOVO
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a nutrição e a atividade física são pilares fundamentais para a manutenção e a conservação da saúde física e cognitiva da população em geral. O equilíbrio nutricional adequado ao tipo e intensidade de atividade física, tem um papel fundamental em diversos processos metabólicos (diabetes, hipertensão, dislipidemia, doenças cardiovasculares, entre outras) e fisiológicos ao longo do ciclo de vida (criança, adolescente, adulto, grávida, idoso).
A nutrição aplicada ao desporto, é particularmente importante para atletas, referindo-se este termo não só a atletas profissionais, mas a todos aqueles que praticam exercício físico de uma forma regular (atletas recreativos) , e que pretendem alcançar objetivos de saúde e de maximização do desempenho desportivo. Deste modo e devido ao crescente interesse no cuidado de um estado ótimo de saúde desses perfis populacionais (pessoas fisicamente ativas e atletas), justifica-se a necessidade de a população dispor de profissionais de saúde altamente qualificados e capacitados em nutrição, atividade física e desporto.
Neste sentido, com este curso pretende-se dotar os estudantes e profissionais de conhecimentos, competências e ferramentas úteis para uma intervenção nutricional personalizada e adequada ao objetivo de desempenho desportivo num atleta recreativo e/ou otimização de saúde e bem-estar.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
INSCRIÇÕES ATÉ: 14/10/2022]
Associados APN: 190,00€
Não associados APN: 263,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 29 de outubro e 5 de novembro de 2022
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: | 16h
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 15
- Horário: 09h00 - 13h00 || 14h00 - 18h00
- Formadores: Marlene Morgado
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2022
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 190,00€
Não associado APN: 263,00€
(os valores representam 25% de redução face aos valores praticados nos cursos presenciais)
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos Gerais:
São objetivos do curso dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao planeamento e elaboração de uma estratégia nutricional adequada para atletas, de acordo com o nível de atividade física, idade, presença de patologias ou condições especiais do ciclo de vida.
Objetivos Específicos:
No final do curso, o formando será capaz de:
- Classificar e distinguir os diferentes níveis de desempenho de um atleta;
- Conhecer os diferentes grupos populacionais de acordo com as suas características fisiológicas e especificidades de ingestão alimentar;
- Identificar os métodos de diagnóstico do estado nutricional, mais adequados a cada atleta;
- Avaliar e compreender a relação das diferentes condições fisiológicas com a atividade física, e respetiva necessidade de adaptação das recomendações energéticas, de macro e micronutrientes;
- Saber identificar as fontes com evidência científica na recomendação do consumo de suplementos nutricionais e ergogénicos, de modo a decidir a necessidade da sua utilização no planeamento do atleta;
- Reconhecer e compreender sinais de alterações de comportamento alimentar em atletas;
- Aplicar os conhecimentos e competências adquiridas em casos práticos para a população em questão.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
29/10 |
1 |
4h |
Princípios básicos do binómio Nutrição e Atividade Física |
Marlene Morgado |
29/10 |
2 |
4h |
Avaliação do estado nutricional e recomendações nutricionais nos diferentes grupos populacionais |
Marlene Morgado |
05/11 |
3 |
4h |
Suplementação, conceitos e mitos |
Marlene Morgado |
05/11 |
4 |
4h |
Visão integrativa da prática clínica com o atleta recreativo |
Marlene Morgado |
Sessão 1 - Princípios básicos do binómio Nutrição e Atividade Física | 9h00-13h00
- Avaliação diagnóstica inicial de conhecimentos
- Nutrição em contexto desportivo: conceito e abordagem, desde o atleta recreativo até o atleta de elite
- Metabolismo energético e a sua relação com o exercício físico
- Macronutrientes e o seu papel na alimentação em contexto desportivo
- Micronutrientes: necessidades nutricionais e recomendações para evitar carências e a sua importância na regulação metabólica e nutrição humana.
- Regulação do conteúdo hídrico e eletrolítico, estratégias de intervenção.
Sessão 2 – Avaliação do estado nutricional e recomendações nutricionais nos diferentes grupos populacionais | 14h00-18h00
- Caracterização e especificidades alimentares dos diversos grupos populacionais ao longo do ciclo de vida e em determinadas patologias (obesidade, diabetes, hipertensão,..)
- Métodos de avaliação do estado nutricional em contexto desportivo
- Recomendações nutricionais no atleta recreativo
- Breve abordagem de casos particulares: alimentação vegetariana e gestante
- Resolução de casos clínicos
Sessão 3 - Suplementação, conceitos e mitos | 9h00-13h00
- Definição de suplementos nutricionais e ergogénicos
- Enquadramento legal e segurança
- Necessidade de suplementação no atleta recreativo, quais os critérios de utilização?
- Mitos na suplementação, qual a evidência atual?
- Resolução de casos clínicos
Sessão 4 – Visão integrativa da prática clínica com o atleta recreativo | 14h00-18h00
- Discussão sobre anamnese na prática clínica em contexto desportivo
- Princípios básicos da interpretação de exames laboratoriais em nutrição
- O papel do nutricionista no comportamento alimentar em atletas
- Prescrição e orientação da intervenção nutricional individualizada
- Resolução de casos clínicos e Avaliação Final