Curso Relacionamento Interpessoal - NOVO

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    13, 14, 20, 21, 27 e 28 de janeiro de 2022
  • Local
    Zoom

Curso Relacionamento Interpessoal - NOVO

A comunicação é uma das ferramentas mais poderosas que possuímos. Ao contrário do que habitualmente se pensa, a transmissão de uma mensagem vai para além do que é falado ou escrito, alargando-se ao tom de voz, postura, gestos, atitudes, entre outros. Estamos sempre a comunicar! Fazê-lo de forma eficaz tem inerente a compreensão clara, por parte do interlocutor, daquilo que queremos transmitir sem que exista má interpretação.

Desta forma, no seio das organizações, a comunicação tem uma implicação direta na Gestão de Conflitos, especialmente na sua identificação e resolução. Igualmente, a qualidade da comunicação promove a inteligência emocional das equipas facilitando a melhoria do seu desempenho e tornando-as mais coesas.


Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.


INSCRIÇÕES ATÉ: [1/01/2023]

Associados APN: 200,00€
Não associados APN: 273,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de janeiro de 2022
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 24 Horas
  • Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
  • Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 15
  • Horário: Dias 13, 20 e 27: 14h30 às 18h30 | Dias 14, 21 e 28: 9h00 às 13h00
  • Formadores: Pedro Silva
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2023

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 24 horas de formação; 
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).


Pagamento

Associado APN: 200,00€

Não associado APN: 273,00€

- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo. Complementarmente, os formandos poderão assistir a pequenos excertos em vídeo de situações de liderança que serão alvo de análise e debate, sob a orientação e supervisão do formador. Depois, serão abordados os principais conteúdos e ferramentas neste domínio, assentes no conhecimento e experiência do formador, aplicáveis á realidade profissional dos diferentes formandos. Por fim, culminam em alguns momentos de prática simulada dos assuntos abordados, assentes em roleplaying ou casos práticos, para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais: 

São objetivos do curso dotar os formandos de conhecimentos relativos aos processos de comunicação, bem como desenvolver estratégias que promovam uma eficaz gestão de conflitos e regulação emocional, no contexto das organizações.



Objetivos específicos:

No final do curso, o formando será capaz de:
-Conhecer as bases e técnicas de uma comunicação eficaz e eficiente
-Compreender a relevância das redes de distribuição da informação e importância da partilha
-Identificar estratégias de gestão e resolução de conflitos
-Conhecer os elementos e etapas do processo de negociação de conflitos
-Identificar e regular emoções
-Compreender o processo de comunicação emocional
-Planear em função de casos práticos, a aplicabilidade dos conceitos através de um plano de
ação individualizado

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

13/01 a 14/01

1

8h

  Comunicação

  Pedro Silva

20/01 a 21/01

2

8h

 Gestão de Conflitos

  Pedro Silva

27/01 a 28/01

3

8h

Inteligência Emocional

  Pedro Silva



Sessão 1 | Comunicação

Apresentações, enquadramento com o curso e objetivos;

Comunicação verbal e não verbal e seu impacto na interação;

Bases de uma comunicação eficaz e eficiente;

Técnicas de comunicação e aplicação em diferentes contextos;

Relevância do alinhamento da comunicação  e redes de distribuição da informação;

O impacto do feedback no desenvolvimento de uma equipa;

Casos práticos e aplicação pelos formandos;

Conclusões e transferência para a sua realidade profissional.

Sessão 2 | Gestão de Conflitos

Concetualização do conflito (conflito vs desacordo);

Tipos, fases e escalada do conflito;

Estratégias de gestão e resolução de conflitos;

A mediação, assertividade e negociação na gestão de conflitos;

Tipos de negociação;

Elementos e etapas do processo de negociação;

Casos práticos e aplicação pelos formandos;

Conclusões e transferência para a sua realidade profissional.

Sessão 3 | Inteligência Emocional

Conceito de inteligência emocional;

Os quatro domínios da inteligência emocional;

Origem das emoções, sua importância e complementaridade;

O equilíbrio, atribuição, razão  e regulação emocional;

As múltiplas funções das emoções e implicações no mundo relacional;

Conclusões e transferência para a sua realidade profissional;

Considerações finais.

Formadores