Curso Idade Pediátrica desde a Pré-Conceção ao Final da Adolescência | M2: Nutrição dos 2 aos 18 anos

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    18, 20, 25 e 27 de maio de 2023
  • Local
    Zoom

Curso Idade Pediátrica desde a Pré-Conceção ao Final da Adolescência | M2: Nutrição dos 2 aos 18 anos

A alimentação e nutrição nos primeiros 1100 dias de vida, período desde a preconceção até aos 2 anos de vida, são determinantes fundamentais na programação da saúde futura da criança. De igual importância são os primeiros anos de vida, não só na aquisição e sedimentação de hábitos alimentares saudáveis, mas também na expressão máxima do potencial de crescimento e de desenvolvimento e ainda na modulação individual do risco de doenças crónicas do adulto, nomeadamente obesidade, doença cardiovascular, diabetes e cancro. Assim, esta formação visa dotar os profissionais de ferramentas necessárias para uma adequada orientação e acompanhamento nutricional de crianças em idade pré-escolar, escolar e adolescência, períodos de extrema vulnerabilidade às influências ambientais e particularmente nutricionais.


Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.


INSCRIÇÕES ATÉ: 04/05/2023
Associados APN: 190,00€
Não associados APN: 263,00€


Para inscritos no Módulo 1" Nutrição nos primeiros 1100 dias de vida":
DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Módulo 2 "Nutrição dos 2 aos 18 Anos":
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 342,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 473,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 18, 20, 25 e 27 de maio de 2023
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 16h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dias 18 e 25: 15h00 - 19h00 | Dia 20 e 27: 09h00 - 13h00
  • Formadores: Inês Tomada
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2023

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:
 - 16 horas de formação;
 - Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
 - Certificado

Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento
Associado APN: 190,00€
Não associado APN: 263,00€


Para inscritos no Módulo 1" Nutrição nos primeiros 1100 dias de vida":
DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Módulo 2 "Nutrição dos 2 aos 18 Anos":
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 342,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 473,00€


- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar 
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:

O segundo módulo deste curso pretende fornecer aos formandos os conhecimentos necessários sobre nutrição e alimentação de crianças em idade pré-escolar e escolar, e adolescentes, de modo a que os possam aplicar de forma adequada na prática profissional.



Objetivos Específicos:

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de: 

 - Identificar as particularidades do crescimento e desenvolvimento (dos 2 aos 18 anos);
 - Reconhecer a impacto do estado nutricional no crescimento e desenvolvimento físicos e cognitivo;
 - Compreender a complexidade da avaliação, diagnóstico e intervenção nutricional em crianças e adolescentes;
 - Identificar as necessidades nutricionais e recomendações alimentares nas crianças em idade pré-escolar e escolar, e em adolescentes saudáveis;
 - Avaliar a adequação de diferentes padrões alimentares na idade pré-escolar, escolar e adolescência;
 - Identificar e conhecer como intervir nas perturbações do comportamento alimentar mais frequentes nesta faixa etária;
 - Identificar o papel de uma intervenção nutricional adequada na promoção da saúde e bem-estar, e na prevenção de doenças típicas da idade adulta.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

18/05

1

4h

 Sessão 1 | 15h00 - 19h00

Inês Tomada

20/05

2

4h

 Sessão 2 | 09h00 - 13h00

Inês Tomada

25/05

3

4h

 Sessão 3 | 15h00 - 19h00

Inês Tomada

27/05

4

4h

 Sessão 4 | 09h00 - 13h00

Inês Tomada



Sessão 1 | Crescimento e desenvolvimento (dos 2 aos 18 anos)

- Programação metabólica e estado nutricional;
- Impacto da nutrição no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes;
- Avaliação e monitorização do estado nutricional;
- Necessidades nutricionais e recomendações alimentares;
- Comportamento alimentar de risco.

 
Sessão 2 | Idade pré-escolar (dos 2 aos 5 anos)

- Particularidades do crescimento e desenvolvimento (2-5 anos);
- Avaliação nutricional;
- Recomendações nutricionais e alimentares;
- Particularidades do comportamento alimentar em idade pré-escolar;
- Intervenção para promoção de hábitos alimentares saudáveis (papel da família e das creches/jardins de infância);
- Apresentação e discussão de 2 casos clínicos.

 

Sessão 3 |  Idade escolar (dos 6 aos 10 anos)

- Particularidades do crescimento e desenvolvimento (6-10 anos);
- Recomendações nutricionais e alimentares;
- Intervenção para promoção e/ou consolidação de hábitos alimentares saudáveis (papel da família, das pares e da escola);
- Apresentação e discussão de 2 casos clínicos.

 

Sessão 4 | Adolescência (dos 11 aos 18 anos)

- Particularidades do crescimento e desenvolvimento (11-18 anos)
- Recomendações nutricionais e alimentares;
- Influência dos pares no padrão alimentar do adolescente;
- Perturbações do comportamento alimentar mais comuns;
- Promoção de hábitos alimentares saudáveis: o adolescente e o futuro adulto;
- Apresentação e discussão de 2 casos clínicos.

 

Formadores