-
Área
Terapia e reabilitação
-
Data
18, 20, 25 e 27 de maio de 2023
-
Local
Zoom

Curso Idade Pediátrica desde a Pré-Conceção ao Final da Adolescência | M2: Nutrição dos 2 aos 18 anos
A alimentação e nutrição nos primeiros 1100 dias de vida, período desde a preconceção até aos 2 anos de vida, são determinantes fundamentais na programação da saúde futura da criança. De igual importância são os primeiros anos de vida, não só na aquisição e sedimentação de hábitos alimentares saudáveis, mas também na expressão máxima do potencial de crescimento e de desenvolvimento e ainda na modulação individual do risco de doenças crónicas do adulto, nomeadamente obesidade, doença cardiovascular, diabetes e cancro. Assim, esta formação visa dotar os profissionais de ferramentas necessárias para uma adequada orientação e acompanhamento nutricional de crianças em idade pré-escolar, escolar e adolescência, períodos de extrema vulnerabilidade às influências ambientais e particularmente nutricionais.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
Associados APN: 190,00€
Não associados APN: 263,00€
Para inscritos no Módulo 1" Nutrição nos primeiros 1100 dias de vida":
DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Módulo 2 "Nutrição dos 2 aos 18 Anos":
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 342,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 473,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 18, 20, 25 e 27 de maio de 2023
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: | 16h
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
- Horário: Dias 18 e 25: 15h00 - 19h00 | Dia 20 e 27: 09h00 - 13h00
- Formadores: Inês Tomada
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2023
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- 16 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 190,00€
Não associado APN: 263,00€
Para inscritos no Módulo 1" Nutrição nos primeiros 1100 dias de vida":
DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Módulo 2 "Nutrição dos 2 aos 18 Anos":
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 342,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 473,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos Gerais:
O segundo módulo deste curso pretende fornecer aos formandos os conhecimentos necessários sobre nutrição e alimentação de crianças em idade pré-escolar e escolar, e adolescentes, de modo a que os possam aplicar de forma adequada na prática profissional.
Objetivos Específicos:
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar as particularidades do crescimento e desenvolvimento (dos 2 aos 18 anos);- Reconhecer a impacto do estado nutricional no crescimento e desenvolvimento físicos e cognitivo;
- Compreender a complexidade da avaliação, diagnóstico e intervenção nutricional em crianças e adolescentes;
- Identificar as necessidades nutricionais e recomendações alimentares nas crianças em idade pré-escolar e escolar, e em adolescentes saudáveis;
- Avaliar a adequação de diferentes padrões alimentares na idade pré-escolar, escolar e adolescência;
- Identificar e conhecer como intervir nas perturbações do comportamento alimentar mais frequentes nesta faixa etária;
- Identificar o papel de uma intervenção nutricional adequada na promoção da saúde e bem-estar, e na prevenção de doenças típicas da idade adulta.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
18/05 |
1 |
4h |
Sessão 1 | 15h00 - 19h00 |
Inês Tomada |
20/05 |
2 |
4h |
Sessão 2 | 09h00 - 13h00 |
Inês Tomada |
25/05 |
3 |
4h |
Sessão 3 | 15h00 - 19h00 |
Inês Tomada |
27/05 |
4 |
4h |
Sessão 4 | 09h00 - 13h00 |
Inês Tomada |
Sessão 1 | Crescimento e desenvolvimento (dos 2 aos 18 anos)
- Programação metabólica e estado nutricional;
- Impacto da nutrição no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes;
- Avaliação e monitorização do estado nutricional;
- Necessidades nutricionais e recomendações alimentares;
- Comportamento alimentar de risco.
Sessão 2 | Idade pré-escolar (dos 2 aos 5 anos)
- Avaliação nutricional;
- Recomendações nutricionais e alimentares;
- Particularidades do comportamento alimentar em idade pré-escolar;
- Intervenção para promoção de hábitos alimentares saudáveis (papel da família e das creches/jardins de infância);
- Apresentação e discussão de 2 casos clínicos.
Sessão 3 | Idade escolar (dos 6 aos 10 anos)
- Particularidades do crescimento e desenvolvimento (6-10 anos);
- Recomendações nutricionais e alimentares;
- Intervenção para promoção e/ou consolidação de hábitos alimentares saudáveis (papel da família, das pares e da escola);
- Apresentação e discussão de 2 casos clínicos.
Sessão 4 | Adolescência (dos 11 aos 18 anos)
- Particularidades do crescimento e desenvolvimento (11-18 anos)
- Recomendações nutricionais e alimentares;
- Influência dos pares no padrão alimentar do adolescente;
- Perturbações do comportamento alimentar mais comuns;
- Promoção de hábitos alimentares saudáveis: o adolescente e o futuro adulto;
- Apresentação e discussão de 2 casos clínicos.