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Área
Indústrias alimentares
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Data
19, 20 e 21 de junho de 2023
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Local
Zoom

Curso Planeamento de Ementas, Fichas Técnicas e Capitações | ESGOTADO
Destinado a todos os estudantes e profissionais da área que pretendam aprofundar os seus conhecimentos na temática do planeamento de ementas e elaboração de fichas técnicas.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 5/06/2023]
Associados APN: 150,00€
Não associados APN: 225,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 19, 20 e 21 de junho de 2023
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: | 12h
- Área: 541 - Indústrias alimentares
- Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 15
- Horário: 9h00 - 13h00
- Formadores: Ana Roseira
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2023
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- 12 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Material didático;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 150,00€
Não associado APN: 225,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Com este curso pretende-se dotar estudantes e profissionais de conhecimentos teóricos e competências práticas, essenciais para um adequado planeamento de ementas e para a correta elaboração de fichas técnicas, tendo em consideração as diferentes especificidades alimentares nos diversos segmentos de atuação do nutricionista: área escolar, hospitalar, social e empresarial.
Objetivos específicos
- Conhecer as diferentes orientações/legislação a considerar no planeamento de ementas nos diferentes segmentos de mercado: hospitalar, social, escolar e empresarial;
- Elaborar planos de ementas, respeitando as especificidades de cada segmento;
- Elaborar fichas técnicas;
- Saber interpretar e utilizar cadernos de capitações.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
19/06 |
1 |
4h |
Planeamento de Ementas |
Ana Roseira |
20/06 |
2 |
4h |
Ementas Hospitalares e do Sector Escolar |
Ana Roseira |
21/06 |
3 |
4h |
Ementas Escolares | Ana Roseira |
Sessão 1: PLANEAMENTO DE EMENTAS
1.1- Introdução ao planeamento de ementas:
- Breve contextualização
- Documentos de apoio: Requisitos legais e guias de orientação, cadernos de encargos e manuais de dietas:
- Tipos de ementas: escolares, hospitalares, social, empresarial…
- Importância do plano de ementas na Gestão
- Equipa responsável
- Afixação e distribuição da ementa
- Especificidades em URT (unidades com refeições transportadas).
- Capitações e fichas técnicas
- Novas tendências na elaboração de ementas
- Cadernos de encargos – breve introdução aos requisitos técnicos e especificações na elaboração das ementas
1.2- Ementas hospitalares e do setor social
- Introdução ao tema
- Manuais de dietas e outros referenciais
- Cafetarias do SNS
Sessão 2: EMENTAS HOSPITALARES E DO SETOR ESCOLAR
2.1- Ementas hospitalares e do setor social - continuação
2.2- Caso prático:
- Construção de um plano de ementas
- Validação do plano de ementas
- Elaboração de fichas técnicas
Sessão 3: EMENTAS ESCOLARES
3.1 Ementas escolares:
- Orientações para a elaboração de ementas escolares do setor público e privado, ementas vegetarianas, ementas alternativas, ementas para alergias alimentares; Validação de um PE.
- Lanches escolares
- Cafetarias escolares
3.2 Caso prático:
- Construção de um plano de ementas
- Validação do plano de ementas
- Elaboração de fichas técnicas