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Área
Terapia e reabilitação
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Data
4 e 5 de abril de 2019
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Local
Lisboa | Espaço Atmosfera M

Curso Planeamento, elaboração e monitorização de plano de ementas em meio escolar [2/2019]
[INSCRIÇÕES ATÉ: 22/03/2019]
Detalhes do Curso
- Datas: 4 e 5 de abril de 2019
- Local: Lisboa | Espaço Atmosfera M (Rua Castilho, nº 5, 1250-066 Lisboa)
- Sala: Sala 1
- Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 12h
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 20
- Horário: Dia 4 |9h30-13h30; 14h30-18h30 Dia 5 |9h30-13h30
- Formadores: Margarida Liz
- Organização: Presencial
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º2/2019
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos gerais
É objetivo do curso dotar os formandos de conhecimentos e técnicas para o planeamento, elaboração e monitorização de plano de ementas em contexto escolar.
Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
- Compreender os procedimentos e etapas envolvidos no planeamento de ementas;
- Identificar as principais dificuldades na elaboração de ementas e possíveis estratégias para ultrapassar essas dificuldades;
- Planear uma ementa escolar aplicando as orientações para a elaboração de ementas em contexto escolar;
- Compreender os princípios da avaliação de ementas;
- Identificar e aplicar os pressupostos para a avaliação qualitativa de ementas;
- Realizar a avaliação qualitativa de um plano de ementas destinado à população escolar.Compreender os conceitos inerentes à elaboração de planos de ementas em contexto escolar para populações com restrições alimentares;
- Conhecer os princípios orientadores para adaptação da ementa geral para ementas específicas;
- Identificar estratégias para implementação e melhoria da aceitação de planos de ementas em contexto escolar.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
4 |
1 |
4h |
Sessão 1 |
Margarida Liz |
4 |
2 |
4h |
Sessão 2 |
Margarida Liz |
5 |
3 |
4h |
Sessão 3 |
Margarida Liz |
Sessão 1 | 9h30-13h30
Ementas em contexto escolar – conceitos e linhas orientadoras
Etapas do planeamento de ementas
Sessão 2 |14h30-18h30
Avaliação e monitorização de planos de ementas em contexto escolar
Casos práticos
Sessão 3 | 9h30-13h30
Planos de ementas específicos (p. ex. alimentação vegetariana)
Casos práticos
Implementação e aceitação de planos de ementas: estratégias para os diferentes públicos escolares