Curso Alergias e Intolerâncias Alimentares

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    3 de abril de 2024
  • Local
    Zoom

Curso Alergias e Intolerâncias Alimentares

As reações de hipersensibilidade aos alimentos, alérgicas e não alérgicas, são uma problemática crescente, carecendo de resposta diferenciadas do ponto de vista das ciências da nutrição, nomeadamente (mas não só) no âmbito da nutrição clínica.
Perante história clínica de hipersensibilidade alimentar, a evicção alimentar seletiva é a resposta terapêutica de base, com efeito no controlo/remissão de manifestações clínica e determinante para a qualidade de vida e mesmo sobrevida dos indivíduos.
Não obstante esta necessidade de evicção, a exclusão alimentar pode acarretar implicações clínicas e subclínicas, carecendo a intervenção nesta área de um referencial de competências e conhecimentos específicos. 
O presente curso pretende dotar os formandos com conhecimentos teóricos e práticos acerca das reações de hipersensibilidade alimentar e da intervenção nutricional nas mesmas.




Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.



[INSCRIÇÕES ATÉ: 20/03/2024]

Associados APN: 56,00€
Não associados APN: 131,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 3 de abril de 2024
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 4h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 25
  • Horário: 16h00 - 20h00
  • Formadores: Inês Pádua
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2024

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:
- 4 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Material didático;
- Certificado

 

Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento
Associado APN: 56,00€
Não associado APN: 131,00€



- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.  O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos;
- Avaliação da ação de formação pelo formador;
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica;
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação.

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar:
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais

É objetivo geral do curso dotar os formandos com conhecimentos teóricos e práticos acerca das reações de hipersensibilidade alimentar e da intervenção nutricional nas mesmas.



Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
- Reconhecer a necessidade de uma dieta de exclusão em determinadas condições clínicas;
- Descrever as implicações clínicas de uma dieta de evicção;
- Adequar a intervenção nutricional em contexto de dietas de evicção à condição apresentada
- Avaliar o impacto da intervenção nutricional no contexto de dietas de evicção
- Reconhecer o impacto da dieta de evicção no dia e rotina alimentar e descrever estratégias de intervenção a este nível.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

3/04

1

4h

  Sessão 1

  Inês Pádua


Sessão 1 | 16h00 - 20h00

- Avaliação diagnóstica inicial de conhecimentos;
- Reações de hipersensibilidade alimentar: patofisiologia, epidemiologia, manifestações clínicas
- Reações de hipersensibilidade alimentar e estado nutricional
- Abordagem Nutricional às reações de hipersensibilidade alimentar
- Resolução de Casos Clínicos

Formadores