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Área
Terapia e reabilitação
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Data
3 de abril de 2024
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Local
Zoom
Curso Alergias e Intolerâncias Alimentares
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 20/03/2024]
Associados APN: 56,00€
Não associados APN: 131,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 3 de abril de 2024
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 4h
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 25
- Horário: 16h00 - 20h00
- Formadores: Inês Pádua
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2024
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- 4 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Material didático;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 56,00€
Não associado APN: 131,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar:
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
É objetivo geral do curso dotar os formandos com conhecimentos teóricos e práticos acerca das reações de hipersensibilidade alimentar e da intervenção nutricional nas mesmas.
Objetivos específicos
- Reconhecer a necessidade de uma dieta de exclusão em determinadas condições clínicas;
- Descrever as implicações clínicas de uma dieta de evicção;
- Adequar a intervenção nutricional em contexto de dietas de evicção à condição apresentada
- Avaliar o impacto da intervenção nutricional no contexto de dietas de evicção
- Reconhecer o impacto da dieta de evicção no dia e rotina alimentar e descrever estratégias de intervenção a este nível.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
3/04 |
1 |
4h |
Sessão 1 |
Inês Pádua |
Sessão 1 | 16h00 - 20h00
- Avaliação diagnóstica inicial de conhecimentos;
- Reações de hipersensibilidade alimentar: patofisiologia, epidemiologia, manifestações clínicas
- Reações de hipersensibilidade alimentar e estado nutricional
- Abordagem Nutricional às reações de hipersensibilidade alimentar
- Resolução de Casos Clínicos