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Área
Terapia e reabilitação
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Data
24, 29, 31 de maio, 7, 8 e 14 de junho de 2024
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Local
Zoom
Curso Integração Psico-biológica do Comportamento Alimentar para Nutricionistas
A saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como um “estado de completo de bem-estar físico, mental, social e não apenas a ausência de doença”. A nutrição é por si só uma ciência que está integrada na saúde e bem estar físico e mental da população. Deste modo, a integração do comportamento permite considerar o ser humano como um todo e fornecer as ferramentas necessárias para uma maior inter-relação entre nutricionista e paciente. Neste sentido, com este curso pretende-se dotar os estudantes e profissionais de conhecimentos, competências e ferramentas úteis para uma intervenção nutricional personalizada e baseada numa abordagem comportamental e de otimização de saúde e bem-estar.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
INSCRIÇÕES ATÉ: 13/05/2024]
Associados APN: 215,00€
Não associados APN: 290,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 24, 29, 31 de maio, 7, 8 e 14 de junho de 2024
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: | 18h
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 15
- Horário: Dia 24, 29, 31, 7, 14: 17h00 - 20h00 Dias 8: 9h30 - 12h30
- Formadores: Marlene Morgado, Rui Poínhos
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2024
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento:
Associado APN: 215,00€
Não associado APN: 290,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos Gerais:
São objetivos do curso dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao planeamento e elaboração de estratégias nutricionais adequadas aos seus pacientes, em função do seu comportamento alimentar.
Objetivos Específicos:
No final do curso, o formando será capaz de:
- Reconhecer e compreender os conceitos básicos de neurociências integradas no comportamento alimentar;
- Avaliar e compreender a formação de hábitos alimentares;
- Classificar e distinguir impulsividade e compulsão alimentar, bem como o impacto do stresse na regulação da ingestão nutricional;
- Entender a importância da integração multidisciplinar numa abordagem centrada no ser humano como um todo;
- Identificar o impacto do ciclo circadiano, genética e atividade física nas escolhas alimentares;
- Conhecer as principais dimensões do comportamento alimentar;
- Avaliar e caracterizar o comportamento alimentar;
- Identificar as implicações do comportamento alimentar na saúde;
- Definir estratégias de intervenção com base no comportamento alimentar;
- Interpretar estudos de investigação científica com foco no comportamento alimentar;
- Reconhecer a importância do comportamento alimentar na intervenção nutricional/alimentar;
- Aplicar os conhecimentos e competências adquiridas em casos práticos para a população em questão.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
24/05 |
1 |
3h |
Princípios básicos de Neurociências aplicados ao comportamento alimentar |
Marlene Morgado |
29/05 |
2 |
3h |
Fisiologia do comportamento alimentar e integração multidisciplinar |
Marlene Morgado |
31/05 |
3 |
3h |
Impacto do sono, genética e atividade física nas escolhas alimentares |
Marlene Morgado |
7/06 |
4 |
3h |
Comportamento alimentar e restrição |
Rui Poínhos |
8/06 | 5 | 3h | Desinibição, compulsão e auto-eficácia | Rui Poínhos |
14/06 | 6 | 3h | Alimentação consciente e intuitiva e fome hedónica | Rui Poínhos |
Sessão 1 - Princípios básicos de Neurociências aplicados ao comportamento alimentar | 17h00-20h00
- Avaliação diagnóstica inicial de conhecimentos
- Porque comemos?
- Neuroanatomia do comportamento
- Neuroplasticidade do comportamento alimentar
- Hábitos Alimentares – Como são formados?
Sessão 2 – Fisiologia do comportamento alimentar e integração multidisciplinar | 17h00-20h00
- Homeostase hedónica
- Impulsividade vs. compulsão
- Integração multidisciplinar
- Stresse e nutrição
- Resolução de casos clínicos
Sessão 3 – Impacto do sono, genética e atividade física nas escolhas alimentares | 17h00-20h00
- Ciclo circadiano e nutrição
- Genética e comportamento alimentar
- Atividade física e escolhas alimentares
- Avaliação (1.ª parte)
Sessão 4 – Comportamento alimentar e restrição | 17h00-20h00
- Definição de comportamento alimentar e distinção de outros constructos
- Restrição alimentar: diferentes tipos de controlo do comportamento alimentar
- Desinibição, ingestão emocional e ingestão externa
- Implicações para a saúde e aplicações à prática clínica
Sessão 5 – Desinibição, compulsão e auto-eficácia | 9h30-12h30
- Ingestão compulsiva
- Evitamento da comida e atração pela comida
- Auto-eficácia alimentar: dimensão do comportamento alimentar?
- Implicações para a saúde e aplicações à prática clínica
Sessão 6 – Alimentação consciente e intuitiva e fome hedónica | 17h00-20h00
- Alimentação consciente e alimentação intuitiva
- Fome hedónica e ingestão baseada na recompensa
- Implicações para a saúde e aplicações à prática clínica
- Avaliação (2.ª parte)