-
Área
Desenvolvimento pessoal
-
Data
11 e 12 de abril de 2019
-
Local
Porto | Espaço Atmosfera M

Curso Comunicação assertiva [1/2019]
[INSCRIÇÕES ATÉ: 27/03/2019]
Detalhes do Curso
- Datas: 11 e 12 de abril de 2019
- Local: Porto | Espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, 160 - 6º Piso; 4050-318 Porto)
- Sala: Sala 3
- Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 16h
- Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
- Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 25
- Horário: Dia 11 e 12| 9h30-13h30; 14h30-18h30
- Formadores: Ana Freire
- Organização: Presencial
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1
Destinatários
Profissionais na área da saúde com formação de nível superior; estudantes de licenciaturas na área da saúde.
Inscrição
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
11 |
1 |
4h |
A Importância da Comunicação nas relações interpessoais |
Ana Sofia Freire |
11 |
2 |
4h |
A Importância da Comunicação nas relações interpessoais |
Ana Sofia Freire |
12 |
3 |
4h |
Comunicação e Assertividade |
Ana Sofia Freire |
12 |
4 |
4h |
Comunicação e Assertividade |
Ana Sofia Freire |
Sessão 1 | A Importância da Comunicação nas relações interpessoais (9h30-13h30)
- Identificar a importância do estudo da comunicação
- Reconhecer a inevitabilidade e a universalidade da comunicação
- Caraterizar a comunicação como um processo contínuo
- Identificar os elementos da comunicação
- Definir linguagem verbal e linguagem não-verbal
- Avaliar a importância da comunicação não-verbal
Sessão 2 | A Importância da Comunicação nas relações interpessoais (14h30-18h30)
- Explicar a importância do: silencio no processo de comunicação, os gestos na interação, as expressões faciais na interação pessoal, os movimentos corporais na comunicação interpessoal, a roupa e os adornos no processo de comunicação e interação, o “toque” nas relações interpessoais, o tempo nas relações interpessoais, o espaço e a distancia na comunicação interpessoal,
- Avaliar a importância da paralinguistica na comunicação interpessoal
- Enumerar os princípios da comunicação face-a-face
- Definir e identificar as barreiras à comunicação
- Identificar e caraterizar os fatores que intervêm na fidelidade da comunicação
- Descrever as funções da comunicação
Sessão 3 | Comunicação e Assertividade (9h30-13h30)
- Definição de Assertividade
- Estilos de comunicação assertivo/não assertivo
- Princípios da comunicação assertiva
- Analisar a importância do comportamento na relação interpessoal
- Interpretar os princípios gerais do comportamento
Sessão 4 | Comunicação e Assertividade (14h30-18h30)
- Melhorar o processo de comunicação interpessoal
- Identificar as caraterísticas e consequências da comunicação positiva
- Os diferentes estilos na relação interpessoal
- Identificar e caraterizar cada um deles
- Avaliar a importância do ato de confiar na relação interpessoal