-
Área
Gestão e administração
-
Data
5, 7, 12, 13, 14, 17 e 18 de junho de 2019
-
Local
Porto | Espaço Atmosfera M

Empreendedorismo e Gestão | M1: Curso básico para criação do negócio [1/2019]
[INSCRIÇÕES ATÉ: 20/05/2019]
Detalhes do Curso
- Datas: 5, 7, 12, 13, 14, 17 e 18 de junho de 2019
- Local: Porto | Espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, 160 - 6º Piso; 4050-318 Porto)
- Sala: Sala 1
- Carga Horária: Curso de Longa Duração (CLD) | 50h
- Área: 345 – Gestão e administração
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 18
- Horário: Dia 5, 12, 13, 14, 17 e 18 |9h30-13h30; 14h30-17h30 Dia 7 |9h30-13h30; 14h30-18h30
- Formadores: Manuel de Sousa Aroso, Sara Rodrigues
- Organização: Presencial
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2019
Destinatários
O curso tem como destinatários indivíduos que pretendam obter competências para a criação do seu próprio negócio. Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão
Inscrição
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
-A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos específicos
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Temas* |
Formador |
5 |
1 |
4 |
Oportunidade de negócio e oportunidade de valor |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
5 |
2 |
3 |
Oportunidade de negócio e oportunidade de valor |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
7 |
3 |
4 |
Modelos de negócio: de profissional liberal a empresário |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
7 |
4 |
4 |
A função de gestão e liderança nas organizações |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
12 |
5 |
4 |
Business Model Canvas: ferramenta estratégica para o negócio |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
12 |
6 |
3 |
Business Model Canvas: ferramenta estratégica para o negócio |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
13 |
7 |
4 |
Custeio de operação de um negócio |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
13 |
8 |
3 |
Custeio de operação de um negócio |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
14 |
9 |
4 |
Custeio de operação de um negócio |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
14 |
10 |
3 |
Custeio de operação de um negócio |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
17 |
11 |
4 |
Plano de negócio |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
17 |
12 |
3 |
Plano de negócio |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
18 |
13 |
4 |
Plano de negócio |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
18 |
14 |
3 |
Plano de negócio |
Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues |
*Distribuição provisória dos temas. A distribuição dos temas do programa encontra-se sujeita a possíveis alterações.
- Oportunidade de negócio e oportunidade de valor | 7 horas
- Perfil do empreendedor
- A oportunidade de negócio
- Desenho do produto e serviço
- Proposta de valor
- Modelos de negócio: de profissional liberal a empresário | 4 horas
- Relações de trabalho: trabalhador dependente e independente
- Principais tipos de organizações
- A função de gestão e liderança nas organizações | 4 horas
- Líder vs gestor. Seus desafios
- Gestão nas organizações
- Liderança nas organizações
- Business Model Canvas: ferramenta estratégica para o negócio | 7 horas
- Estrutura do Canvas
- Interpretação do Canvas com enfoque na sustentabilidade
- Custeio de operação de um negócio | 14 horas
- Custeio: o que é e sua finalidade
- Custos de estrutura, operacionais e investimentos
- Fiscalidade
- Tesouraria, situações económica e financeira
- Construção do preço de venda
- Plano de negócio |14 horas
- Estrutura do plano de negócio
- Construção do Sumário executivo e do elevator-pitch
- Descrição produtos e serviços
- Plano financeiro
- Road map (projeto de implementação)
Nota: Em todo o curso serão usados exemplos ligados à nutrição. Caso os formandos não tenham ainda definido o seu projeto pessoal, ser-lhe-ão apresentados 2 possíveis negócios (um de consultoria e outro de comercialização de serviços e produtos) para que haja possibilidade de desenvolverem práticas reais, ao longo do curso, fáceis de adaptação para projetos que venham a ser desenvolvidos.