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Área
Indústrias alimentares
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Data
11, 12, 13, 18, 19 e 20 de março de 2025
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Local
Zoom

Curso Excel para Alimentação Coletiva e Inovação Alimentar | NOVO
Este curso foi desenvolvido especificamente para profissionais da nutrição que atuam na área clínica, alimentação coletiva e ou inovação alimentar. Com foco em capacitar os participantes no uso de ferramentas do Excel aplicadas ao planeamento, controle e análise de dietas, ementas e outras operações relacionadas. A formação combina conteúdos básicos e avançados, adaptáveis ao nível de conhecimento da turma, priorizando aplicações práticas e situações reais do setor.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 03/03/2025]
Associado APN: 250,00€*
Não associado APN: 335,00€*
* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
Detalhes do Curso
- Datas: 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de março de 2025
- Local: Zoom | Video Conferência
- Carga Horária: | 18 Horas
- Área: 541 - Indústrias alimentares
- Vagas: N.º mínimo: 7 | N.º máximo: 20
- Horário: 18h30-21h30
- Formadores: Bruno Lemos
- Organização: Online
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
A inscrição inclui:
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
- A inscrição só é tornada efetiva após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 7 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo.
Avaliação
Para aproveitamento no curso, para além da respetiva avaliação, é exigida uma frequência mínima de 90% da carga horária total.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objectivos gerais e específicos:
Desenvolver Competências no Uso do Excel
Capacitar os participantes a utilizar as funcionalidades do Excel, desde fundamentos básicos até ferramentas mais avançadas, para otimizar tarefas relacionadas às atividades da nutrição.
Aplicar o Excel no Planeamento e Gestão de Recursos
Criar, formatar e relacionar tabelas, funções e fórmulas para o controlo eficiente de stock, planeamento de refeições e análise de custos no setor alimentar.
Automatizar Processos e Melhorar a Eficiência
Demonstrar como utilizar fórmulas e ferramentas, para simplificar tarefas repetitivas e melhorar a precisão na gestão de dados.
Analisar e Apresentar Dados de Forma Estratégica
Fornecer ferramentas para criar relatórios, gráficos e dashboards que auxiliem na visualização de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e apoiem a tomada de decisões no setor específico.
Fomentar a Inovação Alimentar por Meio de Ferramentas Tecnológicas
Incentivar a utilização de soluções tecnológicas para identificar oportunidades de inovação e melhorar a eficiência nas operações do setor.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
11/03 |
1 |
3h |
Sessão 1 |
Bruno Lemos |
12/03 |
2 |
3h |
Sessão 2 |
Bruno Lemos |
13/03 |
3 |
3h |
Sessão 3 |
Bruno Lemos |
18/03 |
4 |
3h |
Sessão 4 |
Bruno Lemos |
19/03 | 5 | 3h |
Sessão 5 |
Bruno Lemos |
20/03 | 6 | 3h |
Sessão 6 |
Bruno Lemos |
Módulo 1: Fundamentos do Excel
- Identificar as principais ferramentas e funcionalidades básicas do Excel.
- Construir tabelas e aplicar formatações adequadas para organização de dados.
- Utilizar funções aritméticas simples para cálculos rápidos e precisos.
- Criar uma tabela prática de inventário para controle de alimentos.
Módulo 2: Controle de Stock e Planeamento de Refeições
- Aplicar funções de busca e referência (PROCV, PROCH) para localizar dados com eficiência.
- Usar fórmulas condicionais para criar análises específicas de stock e refeições.
- Desenvolver um dashboard funcional para monitorizar níveis de stock e planear refeições de forma prática e objetiva.
Módulo 3: Análise de Custos
- Diferenciar custos fixos e variáveis aplicáveis à alimentação coletiva.
- Utilizar fórmulas financeiras básicas (TIR, VPL, TAXA) para análises económicas.
- Construir tabelas para calcular e monitorizar o custo unitário de refeições.
- Atualizar tabelas de custos para refletir mudanças de preços e identificar oportunidades de economia.
Módulo 4: Automação e Inovação no Setor Alimentar com Excel Avançado
- Criar e aplicar macros para automatizar tarefas repetitivas.
- Simular cenários com tabelas de dados para avaliar impactos de decisões operacionais.
- Desenvolver gráficos e dashboards interativos para acompanhar indicadores de desempenho (KPIs).
- Criar um dashboard personalizado para monitorar a produção e identificar oportunidades de inovação alimentar.