Curso Pré-Congresso: Estratégias de Comunicação para Diferentes Grupos

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    7 de maio de 2025
  • Local
    Braga

Curso Pré-Congresso: Estratégias de Comunicação para Diferentes Grupos

Este curso tem como foco a Comunicação Estratégica nos Média Sociais, proporcionando uma visão ampla e aplicada desta área. Os participantes terão contacto com teorias, práticas e ferramentas que lhes permitirão desenvolver estratégias eficazes de comunicação digital, identificar desafios na criação de planos estratégicos e gerir conteúdos audiovisuais no ambiente digital. A importância desta formação reside na crescente digitalização da comunicação, tornando essencial a capacidade de adaptação e utilização eficaz dos Média Sociais para alcançar diferentes públicos e objetivos organizacionais.


Formação ministrada PRESENCIALMENTE.

[INSCRIÇÕES ATÉ: 28/04/2025]

Associado APN: 35,00€
Não associado APN: 75,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 7 de maio de 2025
  • Local: Quinta Pedagógica De Braga
  • Carga Horária: | 6h
  • Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
  • Horário: 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
  • Formadores: joana ribeiro, José Gabriel Andrade
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2025

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista, estudantes de mestrado e doutoramento ou outros.

Inscrição

Pré- Requisitos para admissão:

Critérios de seleção preferenciais: 
a) data de inscrição;
b) inscritos no XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação;
c) não inscritos no XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação.


A inscrição inclui:

- 6 horas de formação; 
- Aula/sessão presencial; 
- Certificado.


Pagamento

Associado APN: 35,00€
Não associado APN: 75,00€

 

- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
- Avaliação da aprendizagem;
- Avaliação comportamental.

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:

- Computador portátil
- Projetor de vídeo
- Tela de projeção
Flipchart

Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador na sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
- Proporcionar uma compreensão aprofundada da Comunicação Estratégica Digital;
- Desenvolver competências na utilização de ferramentas e técnicas de comunicação digital;
- Explorar o impacto das mudanças sociais, culturais, políticas e económicas na comunicação digital;
- Capacitar os formandos para a criação e gestão de conteúdos eficazes nos Média Sociais.

 
Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
  • Compreender o impacto das atuais alterações sociais e económicas na Comunicação Estratégica Digital;
  • Identificar e utilizar ferramentas inovadoras de comunicação digital;
  • Desenvolver competências no Digital Mix, diferenciando-o do tradicional Marketing Mix;
  • Analisar e aplicar benchmarks e estudos de caso de Comunicação Estratégica nos Média Sociais.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

07/05

1

6h

  Sessão 1 

  José Gabriel Andrade



Sessão 1 | 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
  1. Fundamentos da Comunicação Estratégica Digital

    • Organizações, Tecnologia e Sociedade;
    • Skip Forward Generation;
    • Os 8 Ps do Marketing Digital;
    • Introdução ao conceito de Infoluste sua relação com os Média Sociais;
    • Marketing de Permissão e sua importância na comunicação digital;
    • Gestão de conteúdos para uma Comunicação Estratégica Digital eficaz


Este curso atingiu o limite de inscrições ou a data limite de inscrição já foi ultrapassada.