-
Área
Desenvolvimento pessoal
-
Data
7 de maio de 2025
-
Local
Braga

Curso Pré-Congresso: Estratégias de Comunicação para Diferentes Grupos
Formação ministrada PRESENCIALMENTE.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 28/04/2025]
Detalhes do Curso
- Datas: 7 de maio de 2025
- Local: Quinta Pedagógica De Braga
- Carga Horária: | 6h
- Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
- Horário: 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
- Formadores: joana ribeiro, José Gabriel Andrade
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2025
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista, estudantes de mestrado e doutoramento ou outros.
Inscrição
Pré- Requisitos para admissão:
Critérios de seleção preferenciais:
a) data de inscrição;
b) inscritos no XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação;
c) não inscritos no XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação.
A inscrição inclui:
- Aula/sessão presencial;
- Certificado.
Pagamento
Associado APN: 35,00€
Não associado APN: 75,00€
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo.
Avaliação
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador na sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
- Desenvolver competências na utilização de ferramentas e técnicas de comunicação digital;
- Explorar o impacto das mudanças sociais, culturais, políticas e económicas na comunicação digital;
- Capacitar os formandos para a criação e gestão de conteúdos eficazes nos Média Sociais.
- Compreender o impacto das atuais alterações sociais e económicas na Comunicação Estratégica Digital;
- Identificar e utilizar ferramentas inovadoras de comunicação digital;
- Desenvolver competências no Digital Mix, diferenciando-o do tradicional Marketing Mix;
- Analisar e aplicar benchmarks e estudos de caso de Comunicação Estratégica nos Média Sociais.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
07/05 |
1 |
6h |
Sessão 1 |
José Gabriel Andrade |
-
Fundamentos da Comunicação Estratégica Digital
- Organizações, Tecnologia e Sociedade;
- Skip Forward Generation;
- Os 8 Ps do Marketing Digital;
- Introdução ao conceito de Infoluste sua relação com os Média Sociais;
- Marketing de Permissão e sua importância na comunicação digital;
- Gestão de conteúdos para uma Comunicação Estratégica Digital eficaz