Curso Integração Psico-biológica do Comportamento Alimentar para Nutricionistas

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    30 de outubro, 6, 13, 22 e 29 de novembro e 6 de dezembro de 2025
  • Local
    Zoom e Moodle

Curso Integração Psico-biológica do Comportamento Alimentar para Nutricionistas

A saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como um “estado de completo de bem-estar físico, mental, social e não apenas a ausência de doença”. A nutrição é por si só uma ciência que está integrada na saúde e bem estar físico e mental da população. Deste modo, a integração do comportamento permite considerar o ser humano como um todo e fornecer as  ferramentas necessárias para uma maior inter-relação entre nutricionista e paciente. Neste sentido, com este curso pretende-se dotar os estudantes e profissionais de conhecimentos, competências e ferramentas úteis para uma intervenção nutricional personalizada e baseada numa abordagem comportamental e de otimização de saúde e bem-estar.


Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.

*Todas as aulas online ficarão disponíveis por 2 meses para poder rever os conteúdos.


INSCRIÇÕES ATÉ: 20/10/2025]

Associados APN: 250,00€*
Não associados APN: 335,00€*

* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.

Detalhes do Curso

  • Datas: 30 de outubro, 6, 13, 22 e 29 de novembro e 6 de dezembro de 2025
  • Local: Zoom e Moodle
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 18 Horas
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 7 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dias 30 de outubro, 6 e 13 de novembro: 14h00 - 17h00 Dias 22, 29 de novembro e 6 de dezembro: 10h00 - 13h00
  • Formadores: Marlene Morgado, Rui Poínhos
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º01/2025

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 18 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Gravação das aulas disponíveis por 2 meses após a última aula do curso;
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento:

Associado APN: 250,00€

Não associado APN: 335,00€


- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 7 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

- Avaliação da aprendizagem;
 
A frequência com aproveitamento implica que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a Suficiente (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais) considerando os seguintes coeficientes de ponderação:
Avaliação da aprendizagem - reporta à avaliação sumativa, considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 100%;

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Moodle

Para ter acesso ao curso no moodle, deverá receber por e-mail as suas credênciais de acesso. 

Nesta plataforma encontrará informações mais detalhadas do curso, link zoom das sessões, material de apoio, gravações das sessões e teste de avaliação.


Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar

Assiduidade

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:
São objetivos do curso dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao planeamento e elaboração de estratégias nutricionais adequadas aos seus pacientes, em função do seu comportamento alimentar.


Objetivos Específicos:
No final do curso, o formando será capaz de:

- Reconhecer e compreender os conceitos básicos de neurociências integradas no comportamento alimentar;
- Avaliar e compreender a formação de hábitos alimentares;
- Classificar e distinguir impulsividade e compulsão alimentar, bem como o impacto do stresse na regulação da ingestão nutricional;
- Entender a importância da integração multidisciplinar numa abordagem centrada no ser humano como um todo;
- Identificar o impacto do ciclo circadiano, genética e atividade física nas escolhas alimentares;
- Conhecer as principais dimensões do comportamento alimentar;
- Avaliar e caracterizar o comportamento alimentar;
- Identificar as implicações do comportamento alimentar na saúde;
- Definir estratégias de intervenção com base no comportamento alimentar;
- Interpretar estudos de investigação científica com foco no comportamento alimentar;
- Reconhecer a importância do comportamento alimentar na intervenção nutricional/alimentar;
- Aplicar os conhecimentos e competências adquiridas em casos práticos para a população em questão.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

30/10

1

3h

 Princípios básicos de Neurociências aplicados ao comportamento alimentar

Marlene Morgado

06/11

2

3h

 Fisiologia do comportamento alimentar e integração multidisciplinar

Marlene Morgado

13/11

3

3h

 Impacto do sono, genética e atividade física nas escolhas alimentares

Marlene Morgado

22/11

4

3h

 Comportamento alimentar e restrição

Rui Poínhos

29/11 5 3h  Desinibição, compulsão e auto-eficácia Rui Poínhos
06/12 6 3h  Alimentação consciente e intuitiva e fome hedónica Rui Poínhos


Sessão 1 - Princípios básicos de Neurociências aplicados ao comportamento alimentar | 14h00-17h00

  • Avaliação diagnóstica inicial de conhecimentos
  • Porque comemos?
  • Neuroanatomia do comportamento
  • Neuroplasticidade do comportamento alimentar
  • Hábitos Alimentares – Como são formados?


Sessão 2 – Fisiologia do comportamento alimentar e integração multidisciplinar 
| 14h00-17h00

  • Homeostase hedónica
  • Impulsividade vs. compulsão
  • Integração multidisciplinar
  • Stresse e nutrição
  • Resolução de casos clínicos


Sessão 3 – Impacto do sono, genética e atividade física nas escolhas alimentares 
| 14h00-17h00

  • Ciclo circadiano e nutrição
  • Genética e comportamento alimentar
  • Atividade física e escolhas alimentares

 

Sessão 4 –  Comportamento alimentar e restrição | 10h00-13h00

  • Definição de comportamento alimentar e distinção de outros constructos
  • Restrição alimentar: diferentes tipos de controlo do comportamento alimentar
  • Desinibição, ingestão emocional e ingestão externa
  • Implicações para a saúde e aplicações à prática clínica

 

Sessão 5 –  Desinibição, compulsão e auto-eficácia | 10h00-13h00

  • Ingestão compulsiva
  • Evitamento da comida e atração pela comida
  • Auto-eficácia alimentar: dimensão do comportamento alimentar?
  • Implicações para a saúde e aplicações à prática clínica

 

Sessão 6 –  Alimentação consciente e intuitiva e fome hedónica | 10h00-13h00

  • Alimentação consciente e alimentação intuitiva
  • Fome hedónica e ingestão baseada na recompensa
  • Implicações para a saúde e aplicações à prática clínica