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Área
Terapia e reabilitação
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Data
30 de outubro, 6, 13, 22 e 29 de novembro e 6 de dezembro de 2025
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Local
Zoom e Moodle

Curso Integração Psico-biológica do Comportamento Alimentar para Nutricionistas
*Todas as aulas online ficarão disponíveis por 2 meses para poder rever os conteúdos.
INSCRIÇÕES ATÉ: 20/10/2025]
Associados APN: 250,00€*
Não associados APN: 335,00€*
* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
Detalhes do Curso
- Datas: 30 de outubro, 6, 13, 22 e 29 de novembro e 6 de dezembro de 2025
- Local: Zoom e Moodle
- Sala: Online
- Carga Horária: | 18 Horas
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 7 | N.º máximo: 25
- Horário: Dias 30 de outubro, 6 e 13 de novembro: 14h00 - 17h00 Dias 22, 29 de novembro e 6 de dezembro: 10h00 - 13h00
- Formadores: Marlene Morgado, Rui Poínhos
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º01/2025
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Gravação das aulas disponíveis por 2 meses após a última aula do curso;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento:
Associado APN: 250,00€
Não associado APN: 335,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 7 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Para ter acesso ao curso no moodle, deverá receber por e-mail as suas credênciais de acesso.
Nesta plataforma encontrará informações mais detalhadas do curso, link zoom das sessões, material de apoio, gravações das sessões e teste de avaliação.
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, bastará carregar no link e seguir as instruções.
Assiduidade
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos Específicos:
- Reconhecer e compreender os conceitos básicos de neurociências integradas no comportamento alimentar;
- Avaliar e compreender a formação de hábitos alimentares;
- Classificar e distinguir impulsividade e compulsão alimentar, bem como o impacto do stresse na regulação da ingestão nutricional;
- Entender a importância da integração multidisciplinar numa abordagem centrada no ser humano como um todo;
- Identificar o impacto do ciclo circadiano, genética e atividade física nas escolhas alimentares;
- Conhecer as principais dimensões do comportamento alimentar;
- Avaliar e caracterizar o comportamento alimentar;
- Identificar as implicações do comportamento alimentar na saúde;
- Definir estratégias de intervenção com base no comportamento alimentar;
- Interpretar estudos de investigação científica com foco no comportamento alimentar;
- Reconhecer a importância do comportamento alimentar na intervenção nutricional/alimentar;
- Aplicar os conhecimentos e competências adquiridas em casos práticos para a população em questão.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
30/10 |
1 |
3h |
Princípios básicos de Neurociências aplicados ao comportamento alimentar |
Marlene Morgado |
06/11 |
2 |
3h |
Fisiologia do comportamento alimentar e integração multidisciplinar |
Marlene Morgado |
13/11 |
3 |
3h |
Impacto do sono, genética e atividade física nas escolhas alimentares |
Marlene Morgado |
22/11 |
4 |
3h |
Comportamento alimentar e restrição |
Rui Poínhos |
29/11 | 5 | 3h | Desinibição, compulsão e auto-eficácia | Rui Poínhos |
06/12 | 6 | 3h | Alimentação consciente e intuitiva e fome hedónica | Rui Poínhos |
Sessão 1 - Princípios básicos de Neurociências aplicados ao comportamento alimentar | 14h00-17h00
- Avaliação diagnóstica inicial de conhecimentos
- Porque comemos?
- Neuroanatomia do comportamento
- Neuroplasticidade do comportamento alimentar
- Hábitos Alimentares – Como são formados?
Sessão 2 – Fisiologia do comportamento alimentar e integração multidisciplinar | 14h00-17h00
- Homeostase hedónica
- Impulsividade vs. compulsão
- Integração multidisciplinar
- Stresse e nutrição
- Resolução de casos clínicos
Sessão 3 – Impacto do sono, genética e atividade física nas escolhas alimentares | 14h00-17h00
- Ciclo circadiano e nutrição
- Genética e comportamento alimentar
- Atividade física e escolhas alimentares
Sessão 4 – Comportamento alimentar e restrição | 10h00-13h00
- Definição de comportamento alimentar e distinção de outros constructos
- Restrição alimentar: diferentes tipos de controlo do comportamento alimentar
- Desinibição, ingestão emocional e ingestão externa
- Implicações para a saúde e aplicações à prática clínica
Sessão 5 – Desinibição, compulsão e auto-eficácia | 10h00-13h00
- Ingestão compulsiva
- Evitamento da comida e atração pela comida
- Auto-eficácia alimentar: dimensão do comportamento alimentar?
- Implicações para a saúde e aplicações à prática clínica
Sessão 6 – Alimentação consciente e intuitiva e fome hedónica | 10h00-13h00
- Alimentação consciente e alimentação intuitiva
- Fome hedónica e ingestão baseada na recompensa
- Implicações para a saúde e aplicações à prática clínica