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Área
Terapia e reabilitação
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Data
11, 12 e 13 de dezembro de 2025
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Local
Zoom

Curso Nutrição e Microbiota Intestinal
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 01/12/2025]
*Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%
Detalhes do Curso
- Datas: 11, 12 e 13 de dezembro de 2025
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: | 16 Horas
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 7 | N.º máximo: 25
- Horário: Dias 11 e 12: 15h00 às 19h00 Dia 13: 09h00-13h00 e 14h00-18h00
- Formadores: Fábio Cardoso
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2025
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
A inscrição inclui:
- 16 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Associado APN: 220,00€
- A inscrição só é tornada efetiva após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 7 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Para aproveitamento no curso, para além da respetiva avaliação, é exigida uma frequência mínima de 90% da carga horária total.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
• Selecionar estratégias nutricionais mais apropriadas para promover um equilíbrio da microbiota, incluindo padrões alimentares e intervenções nutricionais dirigidas (prebióticos, probióticos, simbióticos, pós-bióticos e nutracêuticos);
• Aplicar os conhecimentos sobre Microbiota Intestinal em casos clínicos, planeando intervenção nutricionais personalizadas para otimizar a saúde intestinal (prevenção vs. tratamento de patologias específicas);
• Atualizar-se sobre as tendências emergentes na investigação da microbiota e possíveis terapias conjuntas.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
11/12 |
1 |
4h |
Sessão 1 |
Fábio Cardoso |
12/12 |
2 |
4h |
Sessão 2 |
Fábio Cardoso |
13/12 | 3 | 8h | Sessão 3 | Fábio Cardoso |
Sessão 1 | Introdução à Microbiota Intestinal e interação com o hospedeiro (4h)
Objetivo: Compreender conceitos básicos, desenvolvimento, funções e eixos comunicacionais da microbiota intestinal.
• Nomenclatura e conceitos básicos: microbiota, microbioma e metagenoma;
• Desenvolvimento e estabelecimento da Microbiota Intestinal ao longo da vida;
• Diferenças interindividuais na composição da Microbiota Intestinal e o impacto de fatores como genética, alimentação, ambiente, fármacos entre outros;
• Papel da Microbiota Intestinal na promoção da saúde, (relação com o sistema imunitário e restantes sistemas orgânicos);
• Eixos comunicacionais microbiota-hospedeiro: intestino-cérebro; intestino-fígado; intestino-imunidade; intestino-metabolismo, etc.
• Funções da Microbiota Intestinal: digestão e transformação de nutrientes, produção de metabolitos (AGCC’s, neurotransmissores, vitaminas), metabolismo de fármacos, xenobióticos e detoxificação, barreira física intestinal, etc.
Sessão 2 | Microbiota Intestinal e disbiose (2h)
Objetivo: Identificar alterações da microbiota (disbiose) e sua relação com diferentes patologias.
• Conceito de Disbiose: causas e consequências;
• Relação da Microbiota Intestinal com doenças gastrointestinais (SII, DII, SIBO, doenças hepáticas);
• Microbiota Intestinal em doenças metabólicas e inflamatórias sistémicas, como obesidade, DM2, doenças cardiovasculares, doenças cutâneas e autoimunes;
• Microbiota Intestinal e saúde mental (depressão e ansiedade, distúrbios do sono).
Sessão 3 | Avaliação da Microbiota Intestinal na prática clínica (2h)
Objetivo: Conhecer os métodos de avaliação da microbiota intestinal, interpretação de resultados e implicações práticas.
• Métodos de avaliação da composição/atividade da Microbiota Intestinal: clínicos, laboratoriais e microbiológicos;
• Métodos disponíveis na prática clínica: amostras fecais e biomarcadores indiretos, sua interpretação e limitações e acessibilidade;
• Quando e como usar os testes e quais os mais adequados.
Sessão 4 | Nutrição e modulação da Microbiota Intestinal (4h)
Objetivo: Conhecer estratégias nutricionais para promoção de uma microbiota saudável.
• Impacto dos padrões alimentares na Microbiota Intestinal (Mediterrânico vs. Ocidental);
• Princípios dietéticos preventivos e terapêuticos em disbiose:
− Alimentos fermentados, prebióticos, probióticos, simbióticos, pós-bióticos e nutracêuticos;
− Exemplos práticos de dietas e alimentos específicos por contexto clínico;
• Outras terapias emergentes: transplante fecal, farmacobióticos e probióticos avançados; mecanismos, limitações e evidência atual.
Sessão 5 | Estudos de Caso e Aplicação Prática de Conceitos (4h)
Objetivo: Consolidar conhecimentos através da sua aplicação na discussão interativa de casos clínicos.
• Discussão interativa de casos clínicos com os participantes, com definição de exemplos de intervenções nutricionais orientadas para modulação da microbiota em casos específicos;
• Considerações finais e avaliação final de conhecimentos.