Curso Nutrição e Microbiota Intestinal

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    11, 12 e 13 de dezembro de 2025
  • Local
    Zoom

Curso Nutrição e Microbiota Intestinal

O curso Nutrição e Microbiota Intestinal explora a relação entre a alimentação, o microbioma e a saúde humana, abordando conceitos fundamentais, mecanismos de interação e aplicações práticas em contexto clínico. Com base na evidência científica mais recente, serão discutidas estratégias nutricionais para otimizar o equilíbrio da microbiota, prevenir disbiose e apoiar a gestão de diversas patologias direta ou indiretamente relacionadas com a microbiota.
Esta formação é essencial para capacitar os participantes com conhecimentos sólidos sobre a Microbiota Intestinal, permitindo a integração na sua prática profissional, potenciando intervenções mais eficazes, integrativas e personalizadas.


Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação. 

 

[INSCRIÇÕES ATÉ: 01/12/2025]

Associado APN: 220,00€*
Não associado APN: 305,00€*

*Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%

Detalhes do Curso

  • Datas: 11, 12 e 13 de dezembro de 2025
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 16 Horas
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 7 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dias 11 e 12: 15h00 às 19h00 Dia 13: 09h00-13h00 e 14h00-18h00
  • Formadores: Fábio Cardoso
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2025

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

A inscrição inclui:
- 16 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado

 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

 
Pagamento
Associado APN: 220,00€
Não associado APN: 305,00€


- A inscrição só é tornada efetiva após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 7 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
- Avaliação da aprendizagem;
- Avaliação comportamental.

Para aproveitamento no curso, para além da respetiva avaliação, é exigida uma frequência mínima de 90% da carga horária total.


Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais

• Compreender o papel da Microbiota Intestinal na saúde e na doença;
• Conhecer as estratégias nutricionais para a modulação da Microbiota Intestinal na prevenção e no tratamento de patologias;
• Integrar o conhecimento sobre a Microbiota Intestinal na prática clínica para potenciar intervenções nutricionais personalizadas e mais eficazes.



Objetivos específicos

No final do curso, o formando será capaz de:
• Identificar os principais componentes e funções da Microbiota Intestinal, bem como os mecanismos de interação entre microbiota e hospedeiro;
• Reconhecer padrões de disbiose e associá-los a diferentes condições e outcomes clínicos;
• Avaliar criticamente os métodos disponíveis para análise da Microbiota Intestinal e interpretar resultados, com base em evidência científica;
• Selecionar estratégias nutricionais mais apropriadas para promover um equilíbrio da microbiota, incluindo padrões alimentares e intervenções nutricionais dirigidas (prebióticos, probióticos, simbióticos, pós-bióticos e nutracêuticos);
• Aplicar os conhecimentos sobre Microbiota Intestinal em casos clínicos, planeando intervenção nutricionais personalizadas para otimizar a saúde intestinal (prevenção vs. tratamento de patologias específicas);
• Atualizar-se sobre as tendências emergentes na investigação da microbiota e possíveis terapias conjuntas.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

11/12

1

4h

 Sessão 1

  Fábio Cardoso

12/12

2

4h

 Sessão 2

  Fábio Cardoso

13/12 3 8h  Sessão 3   Fábio Cardoso


Sessão 1 | Introdução à Microbiota Intestinal e interação com o hospedeiro (4h)
Objetivo: Compreender conceitos básicos, desenvolvimento, funções e eixos comunicacionais da microbiota intestinal.

• Nomenclatura e conceitos básicos: microbiota, microbioma e metagenoma;
• Desenvolvimento e estabelecimento da Microbiota Intestinal ao longo da vida;
• Diferenças interindividuais na composição da Microbiota Intestinal e o impacto de fatores como genética, alimentação, ambiente, fármacos entre outros;
• Papel da Microbiota Intestinal na promoção da saúde, (relação com o sistema imunitário e restantes sistemas orgânicos);
• Eixos comunicacionais microbiota-hospedeiro: intestino-cérebro; intestino-fígado; intestino-imunidade; intestino-metabolismo, etc.
• Funções da Microbiota Intestinal: digestão e transformação de nutrientes, produção de metabolitos (AGCC’s, neurotransmissores, vitaminas), metabolismo de fármacos, xenobióticos e detoxificação, barreira física intestinal, etc.


Sessão 2 | Microbiota Intestinal e disbiose (2h)
Objetivo: Identificar alterações da microbiota (disbiose) e sua relação com diferentes patologias.

• Conceito de Disbiose: causas e consequências;
• Relação da Microbiota Intestinal com doenças gastrointestinais (SII, DII, SIBO, doenças hepáticas);
• Microbiota Intestinal em doenças metabólicas e inflamatórias sistémicas, como obesidade, DM2, doenças cardiovasculares, doenças cutâneas e autoimunes;
• Microbiota Intestinal e saúde mental (depressão e ansiedade, distúrbios do sono).


Sessão 3 | Avaliação da Microbiota Intestinal na prática clínica (2h)
Objetivo: Conhecer os métodos de avaliação da microbiota intestinal, interpretação de resultados e implicações práticas.

• Métodos de avaliação da composição/atividade da Microbiota Intestinal: clínicos, laboratoriais e microbiológicos;
• Métodos disponíveis na prática clínica: amostras fecais e biomarcadores indiretos, sua interpretação e limitações e acessibilidade;
• Quando e como usar os testes e quais os mais adequados.


Sessão 4 | Nutrição e modulação da Microbiota Intestinal (4h)
Objetivo: Conhecer estratégias nutricionais para promoção de uma microbiota saudável.

• Impacto dos padrões alimentares na Microbiota Intestinal (Mediterrânico vs. Ocidental);
• Princípios dietéticos preventivos e terapêuticos em disbiose:
− Alimentos fermentados, prebióticos, probióticos, simbióticos, pós-bióticos e nutracêuticos;
− Exemplos práticos de dietas e alimentos específicos por contexto clínico;
• Outras terapias emergentes: transplante fecal, farmacobióticos e probióticos avançados; mecanismos, limitações e evidência atual.


Sessão 5 | Estudos de Caso e Aplicação Prática de Conceitos (4h)
Objetivo: Consolidar conhecimentos através da sua aplicação na discussão interativa de casos clínicos.

• Discussão interativa de casos clínicos com os participantes, com definição de exemplos de intervenções nutricionais orientadas para modulação da microbiota em casos específicos;
• Considerações finais e avaliação final de conhecimentos.

Formadores