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Área
Terapia e reabilitação
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Data
29 de janeiro de 2026
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Local
Zoom e Moodle
Curso Dieta Mediterrânica e Sustentabilidade Alimentar
*Todas as aulas online serão gravadas e ficarão disponíveis na Plataforma Moodle por 2 meses para poder rever os conteúdos.
INSCRIÇÕES ATÉ: 19/01/2026
Associados APN: 20,00€*
Não associados APN: 35,00€*
* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
Detalhes do Curso
- Datas: 29 de janeiro de 2026
- Local: Zoom e Moodle
- Sala: Online
- Carga Horária: | 6 horas
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 25
- Horário: 10h00-13h00 e 14h00 -17h00
- Formadores: Helena Real, Maria Palma Mateus
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2026
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista, estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista, outros profissionais de saúde, professores, público em geral.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- 6 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Gravação das aulas disponíveis por 2 meses após a última aula do curso, na Plataforma Moodle;
- Certificado,
Associado APN: 20,00€
- A inscrição só é tornada efetiva após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Moodle
Para ter acesso ao curso no moodle, deverá receber por e-mail as suas credênciais de acesso.
Nesta plataforma encontrará informações mais detalhadas do curso, link zoom das sessões, material de apoio, gravações das sessões e teste de avaliação.
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Programa
|
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
|
29/01 |
1 |
2h |
Sessão 1 |
Helena Real |
|
29/01 |
2 |
1h |
Sessão 2 |
Maria Palma Mateus |
| 29/01 | 3 | 3h | Sessão 3 | Helena Real |
Sessão 1 | Conceito de Dieta Mediterrânica, enquanto modelo de sustentabilidade alimentar (2h)
- Conceito de sustentabilidade alimentar
- Contributo do sistema alimentar para os impactos ambientais
- Conceito de Dieta Mediterrânica – Modelo de sustentabilidade alimentar
Sessão 2 | Monitorização e Avaliação da adesão Dieta Mediterrânica (1h)
Sessão 3 | Exemplos de Boas práticas na promoção da Dieta Mediterrânica (3h)

