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Área
Terapia e reabilitação
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Data
28 e 29 de junho de 2019
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Local
Porto | Espaço Atmosfera M
Curso Suplementação na perda de peso e no desporto [2/2019]
Os suplementos alimentares podem ser uma mais-valia na prescrição de um plano alimentar. No entanto, podem ser, igualmente, uma das maiores fontes de dúvidas tanto para os profissionais como para o utente da consulta, uma vez que é necessário decidir com base na evidência científica, sem deixar de ter em conta a segurança, a eficácia e a interação do suplemento com alimentos e/ou medicamentos. Por esse motivo, esta formação permite ao profissional ter as ferramentas necessárias para uma prescrição adequada do suplemento que melhor satisfaça o objetivo seja a performance desportiva, o emagrecimento ou apenas a saúde e bem-estar.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 14/06/2019]
Associado APN: 200,00€
Não associado APN: 300,00€
Valores de Inscrição após 31/05/2019
Associado APN: 250,00€
Não associado APN: 350,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 28 e 29 de junho de 2019
- Local: Porto | Espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, 160 - 6º Piso; 4050-318 Porto)
- Sala: Sala 3
- Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 12h
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 25
- Horário: Dia 28 |9h30-13h30; 14h30-18h30 Dia 29 |9h30-13h30
- Formadores: Filipa Vicente, Maria João Campos, Paula Bico
- Organização: Presencial
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º2/2019
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento (até 31/05/2019)
Associado APN: 200,00€
Não associado APN: 300,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP);
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
São objetivos do curso dotar os formandos de conhecimentos necessários sobre suplementação alimentar e conceder aptidão nesta área, para futura aplicação na prática profissional.
Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
28 |
1 |
4h |
Legislação |
Paula Bico |
28 |
2 |
4h |
Suplementação na perda de peso |
Maria João Campos |
29 |
3 |
4h |
Suplementação no desporto |
Filipa Vicente |