Curso Competências Pessoais | M2: Comunicação Assertiva e Eficaz | Porto

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    15 de novembro de 2019
  • Local
    Porto | Espaço Atmosfera M

Curso Competências Pessoais | M2: Comunicação Assertiva e Eficaz | Porto

As Competências Pessoais correspondem a atributos pessoais, como a capacidade de comunicação, trabalho em equipa, relacionamento interpessoal, escuta ativa, empatia, resolução de problemas, flexibilidade e motivação, necessários para alcançar o sucesso profissional. Estas competências refletem diretamente a proatividade e produtividade de um individuo, bem como, a forma como este interage no relacionamento com os clientes e colegas, dentro e fora do ambiente de trabalho.
A par das competências técnicas e conhecimentos específicos, também conhecidos como “hard skills”, necessários à realização de uma determinada tarefa ou função, as competências pessoais assumem cada vez maior importância, sendo extremamente valorizadas e procuradas pelas entidades empregadoras, nos seus colaboradores, por garantirem a eficiência e o sucesso no trabalho.
A comunicação assertiva é uma competência pessoal assente numa atitude pessoal positiva, na hora de se relacionar com os demais. Consiste sobretudo, em expressar opiniões e sentimentos, evitando fazer avaliações reprováveis. Assim, a comunicação assertiva é o meio adequado para interagir com as pessoas e uma das chaves para estabelecer boas relações interpessoais e profissionais. A utilidade da comunicação assertiva assenta quando comunicamos e temos em mente algum objetivo específico, como por exemplo, a mudança de comportamentos ou hábitos no nosso interlocutor.

No Módulo Comunicação Assertiva e Eficaz pretende-se dotar os formandos com as principais ferramentas e estratégias comunicacionais, para que consigam passar uma mensagem, de forma eficaz, dirigida a uma pessoa (one-to-one) ou a uma plateia (em escala).


[INSCRIÇÕES ATÉ: 01/11/2019]

Associados APN - Módulo 2 | 125,00€
Não associados APN - Módulo 2 | 225,00€

Inscrição em 2 Módulos: DESCONTO de 25% no valor da inscrição do 2º Módulo
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 ou Módulo 1 + Módulo 3 ou Módulo 2 + Módulo 3 | 220,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 ou Módulo 1 + Módulo 3 ou Módulo 2 + Módulo 3 | 395,00€

Inscrição nos 3 Módulos: DESCONTO de 50% no valor da inscrição do 3º Módulo
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 + Módulo 3 | 310,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 + Módulo 3 | 560,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 15 de novembro de 2019
  • Local: Porto | Espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, 160 - 6º Piso; 4050-318 Porto)
  • Sala: Sala 3
  • Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 8h
  • Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
  • Horário: 9h30-13h30; 14h30-18h30
  • Formadores: Ana Freire
  • Organização: Presencial
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2019

Destinatários

Profissionais na área da saúde com formação de nível superior; estudantes de licenciaturas na área da saúde.

Inscrição

A inscrição inclui:
- 8 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta
 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
 
Pagamento
Associado APN: 125,00€
Não associado APN: 225,00€
 
- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos e role play, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos;
- Avaliação da ação de formação pelo formador;
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica;
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação.

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:
- Computador portátil;
- Projetor de vídeo;
- Tela de projeção;
- Flipchart;
- Materiais diversos de suporte aos casos práticos.

Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
Dotar os participantes com as principais técnicas para uma comunicação assertiva e eficaz dirigida a uma pessoa (one-to-one) ou a uma plateia (escala).

Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
- Comunicar assertivamente com todos os interlocutores em qualquer situação de trabalho;
- Reconhecer a importância da prática da assertividade para melhorar a eficácia da comunicação, utilizando recursos pessoais, como a voz; o olhar; os gestos; a postura e os gestos;
- Reconhecer a importância da Linguagem não-verbal, utilizando as técnicas de aquecimento e projeção de voz, como as técnicas de interação com o público;
- Saber planear uma apresentação oral, utilizando todas as técnicas e estratégias necessárias;
- Utilizar alguns instrumentos para elevar a assertividade na comunicação.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

15

1

4h

  Comunicação e Assertividade: Nas Relações Interpessoais (one-to-one)

  Ana Sofia Freire

15

2

4h

  Comunicação e Assertividade: Perante uma Plateia (em escala)

  Ana Sofia Freire


Sessão 1 | Comunicação e Assertividade: Nas Relações Interpessoais (one-to-one) (9h30-13h30)

- Definição de comunicação e assertividade;
- Identificação dos elementos da comunicação;
- Estilos de comunicação assertivo/não assertivo;
- Princípios da comunicação assertiva;
- Princípios gerais do comportamento;
- O comportamento na relação interpessoal (o espaço e a distância, o "toque", o tempo, o silêncio, etc);
- Linguagem verbal e linguagem não-verbal e sua importância (gestos, postura, roupa e adornos);
- Princípios da comunicação face-a-face;
- Barreiras à comunicação;
- Fatores que intervêm na fidelidade da comunicação;
- Caraterísticas e consequências da comunicação positiva;
- Melhorar o processo de comunicação interpessoal.

 
Sessão 2 | Comunicação e Assertividade: Perante uma Plateia (em escala) (14h30-18h30)

- Preparar, planear e desenvolver uma exposição: notas do orador, preparação do apresentador e conhecer a sala de apresentação;
- Apresentação em Público:
       - Técnicas de apresentação;
       - A Postura Corporal;
       - A Postura Espacial;
       - A Postura Vocal;
       - Os gestos e movimentos;
       - Linguagem Corporal;
       - Técnicas de Confiança;
       - Identificar e interagir com a audiência;
- Casos práticos de Role Play.

Formadores


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