Curso Alimentação Restrita em FODMAPs | Lisboa [NOVO]

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    14 de dezembro de 2019
  • Local
    Lisboa | Lisboa Biz

Curso Alimentação Restrita em FODMAPs | Lisboa [NOVO]

FODMAP é um acrónimo inglês de "Fermentable Oligo-, Di-, Mono-saccharides And Polyols", referindo-se a um conjunto de hidratos de carbono existentes numa grande variedade de alimentos que são frequentemente mal absorvidos e extensamente fermentescíveis, a nível intestinal, pela microbiota, desencadeando sintomatologia especifica como gases, distensão abdominal, alterações de motilidade e/ou dor, em indivíduos suscetíveis.
A dieta restrita em FODMAPs (“Low FODMAP Diet”), criada em 2004 por uma equipa de investigação da Universidade Monash na Austrália, estabelece-se, atualmente, como uma abordagem alimentar orientada para o controlo dos principais sintomas gastrointestinais funcionais associados a várias condições clínicas, sendo atualmente aceite como uma das principais estratégias para a gestão da Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Com este curso pretende-se dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários à correta e adequada implementação e avaliação de uma alimentação restrita em FODMAPs, em indivíduos cuja situação clínica o demande.


[INSCRIÇÕES ATÉ: 07/12/2019]

Associados APN: 125,00€
Não associados APN: 225,00€

Detalhes do Curso

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

A inscrição inclui:

- 8 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta
 
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 125,00€

Não associado APN: 225,00€

- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos;
- Avaliação da ação de formação pelo formador;
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica;
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação.

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais:

- Computador portátil
- Projetor de vídeo
- Tela de projeção
- Flipchart
- Materiais diversos de suporte aos casos práticos.

Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
São objetivos do curso dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao correto planeamento e implementação de uma alimentação restrita em FODMAPs.

Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
- Conhecer os princípios de uma alimentação restrita em FODMAP e seu contexto de aplicação;
- Identificar quais os alimentos com alto e baixo teor em FODMAP;
- Elaborar um plano alimentar restrito em FODMAP e adaptá-lo à situação clínica do doente/cliente;
- Implementar e monitorizar com sucesso as 3 fases da dieta;
- Interpretar e conhecer a utilidade dos Testes Respiratórios de Hidrogénio na identificação de intolerâncias a sacarídeos e polióis;
- Compreender os principais riscos nutricionais desta abordagem alimentar, mitigando-os.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

14

1

4h

  Alimentação Restrita em FODMAPs: Conceitos

  Fábio Cardoso

14

2

4h

  Implementação de uma Alimentação Restrita em FODMAPs

  Fábio Cardoso


Sessão 1 - Alimentação Restrita em FODMAPs: Conceitos | 9h30-13h30
- Definição e História;
- FODMAPs: Frutanos, Galactanos, Lactose, Frutose e Polióis;
- Fontes Alimentares de FODMAPs;
- FODMAPs e Sintomas Gastrointestinais Funcionais;
- Dieta Restrita em FODMAPs ("Low FODMAP Diet"):
     - Fase 1: Restrição Total;
     - Fase 2: Reintrodução Controlada;
     - Fase 3: Manutenção;
- Evidência Associada a uma Dieta Restrita em FODMAPs e sua aplicações na:
     - Síndrome do Intestino Irritável (SII);
     - Diarreia Crónica;
     - Doença Inflamatória Intestinal (DII); 
     - Fibromialgia;
- Implicações de uma Alimentação Restrita em FODMAPs:
     - Nutricionais;
     - Microbiota.

Sessão 2 - Implementação de uma Alimentação Restrita em FODMAPs | 14h30-18h30
- Planeamento, Implementação e Monitorização de uma Dieta Restrita em FODMAPs;
- Testes Respiratórios de Hidrogénio (TRH) e seu valor preditivo;
- Casos Clínicos.

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