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Área
Terapia e reabilitação
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Data
25, 26 e 27 de março de 2021
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Local
Zoom

Curso Idade Pediátrica desde a Pré-Conceção ao Final da Adolescência | M1: Nutrição nos primeiros 1100 dias de vida
Os primeiros 1100 dias de vida correspondem ao período desde a preconceção até aos 2 anos de vida da criança, uma janela de oportunidade única para a promoção da saúde e para a prevenção de inúmeras doenças crónicas não transmissíveis. A evidência científica atual demonstra que o desenvolvimento físico e cognitivo, assim como a saúde do ser humano no seu todo, está diretamente dependente de fatores nutricionais, pelo que a alimentação da mulher mesmo antes da conceção, ao longo da gravidez e durante a amamentação, é crucial para fornecer ao seu filho os nutrientes necessários para que ele atinja o seu potencial máximo na idade adulta, assegurando simultaneamente a saúde da mulher. Da mesma forma, a progressiva introdução de alimentos durante o 2º semestre de vida até à completa integração da criança na dieta familiar, irá permitir que se estabeleçam hábitos alimentares saudáveis a preservar no futuro.
Por estes motivos, esta formação pretende dotar os profissionais de ferramentas necessárias para uma adequada orientação e acompanhamento nutricional à mulher que pretende engravidar, na gravidez e lactação, assim como à criança no 1º e 2º anos de vida. Este curso é, pois, um convite a todos os nutricionistas que desejam conhecer como a nutrição influencia a saúde das futuras gerações.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
Associados APN: 150,00€
Não associados APN: 225,00€
DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Módulo 2 "Nutrição dos 2 aos 18 Anos":
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 270,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 405,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 25, 26 e 27 de março de 2021
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: | 12h
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
- Horário: Dias 25 e 26 : 15h00 - 19h00 | Dia 27: 09h00 - 13h00
- Formadores: Inês Tomada
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2021
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- 12 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 150,00€
Não associado APN: 225,00€
DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Módulo 2 "Nutrição dos 2 aos 18 Anos":
Associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 270,00€
Não associados APN - Módulo 1 + Módulo 2 | 405,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos Gerais:
O primeiro módulo do curso pretende fornecer aos formandos os conhecimentos necessários sobre nutrição e alimentação na preconceção, gravidez e lactação, bem como no 1º e 2º anos de vida da criança, de modo a que os possam aplicar de forma adequada na prática profissional.
Objetivos Específicos:
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Reconhecer o conceito dos 1100 dias de vida e o impacto que o estado nutricional da mulher e materno na programação metabólica fetal;
- Identificar características e especificidades na gravidez e na lactação;
- Conhecer os métodos de avaliação antropométrica e de monitorização do estado nutricional da mulher grávida;
- Identificar as necessidades nutricionais e recomendações alimentares nos diferentes trimestres da gravidez na lactação;
- Compreender as alterações fisiológicas da gravidez e como prevenir ou intervir em situações de patologia desenvolvida durante a gestação (ex. diabetes gestacional);
- Identificar as recomendações e benefícios do aleitamento materno, artificial e misto;
- Conhecer as características e indicações das fórmulas infantis;
- Conhecer as necessidades e recomendações nutricionais e alimentares no 1º ano de vida;
- Conhecer as necessidades e recomendações nutricionais e alimentares no 2º ano de vida;
- Avaliar a adequação de diferentes padrões alimentares na gravidez e infância (ex. alimentação vegetariana);
- Reconhecer quais os suplementos nutricionais recomendados na gravidez e lactação, assim como no 1º e 2º anos de vida da criança.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
25 |
1 |
4h |
Sessão 1 |
Inês Tomada |
26 |
2 |
4h |
Sessão 2 |
Inês Tomada |
27 |
3 |
4h |
Sessão 3 |
Inês Tomada |
Sessão 1 | Preconceção e Gravidez
- Pertinência da orientação nutricional à mulher no período preconcecional, durante a gravidez e lactação (impacto do estado nutricional materno na programação metabólica fetal);
- Necessidades nutricionais (energia, macronutrientes, micronutrientes e água);
- Recomendações alimentares e hidratação;
- Suplementação nutricional;
- Avaliação e monitorização nutricional (avaliação antropométrica e ganho ponderal);
- Conceito de gravidez de risco nutricional (ganho ponderal excessivo ou insuficiente);
- Particularidades da gravidez: alterações fisiológicas da gravidez que requerem cuidados nutricionais específicos (náuseas, obstipação, …);
- Gestão de patologias na gravidez (diabetes gestacional, hipertensão gravídica, …);
- Segurança alimentar
Sessão 2 | Lactação
- Necessidades nutricionais e recomendações alimentares da lactante;
- Mitos associados ao aleitamento materno;
- Aleitamento materno – recomendações, técnicas e benefícios;
- Aleitamento artificial - fórmulas para lactentes e fórmulas de transição
- Aleitamento misto
Sessão 3 | Primeiro e Segundo anos de vida da criança
- Primeiro ano de vida: velocidade de crescimento, necessidades nutricionais e recomendações alimentares (transição da alimentação exclusivamente láctea para a dieta familiar – alimentação complementar);
- Segundo ano de vida: particularidades, necessidades nutricionais e recomendações alimentares;
- Breve abordagem de casos particulares: alimentação vegetariana, seletividade e aversões alimentares, anorexia fisiológica do 2º ano de vida, etc.;
- Suplementação nutricional.