-
Área
Terapia e reabilitação
-
Data
22 de fevereiro de 2019
-
Local
Porto | Espaço Atmosfera M

Curso Alimentação vegetariana [1/2019]
Atualmente, a alimentação vegetariana tem adquirido maior interesse por parte da população devido, por exemplo, a motivações ambientais, éticas ou de saúde. Deste modo, assume-se como fundamental que os nutricionistas, enquanto profissionais de saúde, estejam devidamente habilitados a facultar informações recentes e cientificamente sustentadas nesta área de atuação. Assim, com este curso pretende-se proporcionar aos formandos ferramentas para que estes concedam um aconselhamento alimentar informado, assim como adequado às necessidades energéticas e nutricionais de todos os indivíduos que pretendem retirar ou reduzir alimentos de origem animal do seu quotidiano alimentar.
[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]
Detalhes do Curso
- Datas: 22 de fevereiro de 2019
- Local: Porto | Espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, 160 - 6º Piso; 4050-318 Porto)
- Sala: Sala 3
- Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 8 horas
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
- Horário: Dia 22 |9h30-13h30; 14h30-18h30
- Formadores: Ânia Pinheiro, Sandra Gomes Silva
- Organização: Presencial
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2019
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
-A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
22 |
1 |
4h |
Alimentação vegetariana no ciclo de vida |
Sandra Gomes Silva |
22 |
2 |
4h |
Refeições vegetarianas na restauração coletiva |
Ânia Pinheiro |