-
Área
Desenvolvimento pessoal
-
Data
23 de fevereiro de 2019
-
Local
Porto | Espaço Atmosfera M

Curso Conquistar audiências [1/2019]
[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]
Detalhes do Curso
- Datas: 23 de fevereiro de 2019
- Local: Porto | Espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, 160 - 6º Piso; 4050-318 Porto)
- Sala: Sala 3
- Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 8h
- Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
- Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 25
- Horário: 9h30-13h30; 14h30-18h30
- Formadores: Ânia Pinheiro, Sandra Gomes Silva
- Organização: Presencial
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2019
Destinatários
Profissionais na área da saúde com formação de nível superior; estudantes de licenciaturas na área da saúde.
Inscrição
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos, maioritariamente, através da realização de casos práticos, devidamente contextualizados na realidade do sistema de saúde português, sob a orientação e supervisão dos formadores, permitindo uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. Todos os casos práticos e simulações serão seguidos de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
- Computador portátil
Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Temas |
Formador |
23 |
1 |
3h |
A mensagem |
Isabel Azevedo |
23 |
2 |
2h |
Como transmitir a mensagem? |
Isabel Azevedo |
23 |
3 |
3h |
Integração de conhecimentos e simulação com feedback |
Isabel Azevedo |
- Erros comuns numa apresentação
- Como definir a mensagem?
- Métodos de transmissão de mensagens: o poder da narrativa
- Exercício: planeamento da mensagem
- Introdução: importância da comunicação visual
- Construção da tática comunicacional verbal e não-verbal;
- Padrões de voz: poder da voz no reforço da mensagem. Experimentação.
- Padrões cinestésicos: Presença física, posição corpo, gestos aproximativos e credíveis