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Área
Indústrias alimentares
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Data
10, 11 e 12 de outubro de 2024
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Local
Zoom
Curso HACCP Auditorias: Check-list elaboração e aplicação
Com este curso pretende-se que os formandos obtenham conhecimentos na elaboração de uma check-list para verificação da correcta implementação do sistema HACCP, em contexto de restauração.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 26/09/2024]
Detalhes do Curso
- Datas: 10, 11 e 12 de outubro de 2024
- Local: Zoom | Video Conferência
- Carga Horária: | 12h
- Área: 541 - Indústrias alimentares
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 15
- Horário: 9h30-13h30
- Formadores: Maria João Correia, Rita Amaral Ferreira
- Organização: Online
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
A inscrição inclui:
- 12 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Associado APN: 150,00€
- A inscrição só é tornada efetiva após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Para aproveitamento no curso, para além da respetiva avaliação, é exigida uma frequência mínima de 90% da carga horária total.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objectivos gerais:
Dotar os formandos de conhecimentos para elaboração e aplicabilidade de uma check-list de verificação da correcta implementação do sistema HACCP, em contexto de restauração
Objectivos específicos:
- Elaboração de uma check-list;
- Aplicação da check-list (utilizando exemplos práticos de diferentes realidades);
-Identificação de não-conformidades
Programa
Dia |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
10/10 |
4h |
Sessão 1 |
Maria João Correia / Rita Ferreira |
11/10 |
4h |
Sessão 2 |
Maria João Correia / Rita Ferreira |
12/10 |
4h |
Sessão 3 |
Maria João Correia / Rita Ferreira |
- Elaboração de uma check-list;
Sessão 2 | 9h30 às 13h30
- Aplicação da check-list elaborada, utilizando exemplos práticos fornecidos através de imagens e vídeos;
- Identificação de não-conformidades.
Sessão 3 | 9h30 às 13h30
- Continuação da aplicação da check-list e da identificação de não-conformidades
- Análise das dificuldades sentidas;
- Critérios para a elaboração do relatório da auditoria.