Curso Intervenção Nutricional na Pessoa Invisual | Cancelado

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    11 e 12 de outubro de 2024
  • Local
    Zoom e Moodle

Curso Intervenção Nutricional na Pessoa Invisual | Cancelado

A ausência total de visão condiciona inevitavelmente muitos dos procedimentos com os quais o nutricionista está familiarizado, seja em contexto de consulta ou comunitário, pelo que a educação alimentar e nutricional nesta população carece de métodos específicos e devidamente planeados.

Com este curso pretende-se, assim, dotar os formandos com conhecimentos acerca de todas as limitações no quotidiano de uma pessoa invisual e consequentes adaptações promotoras da inclusão real. Esta inclusão acontecerá através do delineamento de estratégias de comunicação e de promoção de uma equilibrada experiência social, tal como da organização da intervenção nutricional desde a infância à idade adulta, com distinta sensibilidade para um cego congénito ou com cegueira adquirida, diferentes capacidades cognitivas e/ou poder económico. Neste sentido, poderá ser possível ao nutricionista educar com maior fundamento e qualidade, junto da população invisual, ainda com um acesso muito diminuto, sobretudo, à consulta de nutrição.


Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.

*Todas as aulas online ficarão disponíveis por 2 meses para poder rever os conteúdos.


INSCRIÇÕES ATÉ: 30/09/2024]

Associados APN: 94,00€
Não associados APN: 169,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 11 e 12 de outubro de 2024
  • Local: Zoom e Moodle
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 8h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 8 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dia 11: 16h00 - 20h00 || Dia 12: 9h00 - 13h00
  • Formadores: Hélia Barros
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2024

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 8 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Gravação das aulas disponíveis por 2 meses após a última aula do curso.
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento:
Associado APN: 94,00€
Não associado APN: 169,00€



- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

 

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
- Avaliação da aprendizagem;
 
A frequência com aproveitamento implica que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a Suficiente (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais) considerando os seguintes coeficientes de ponderação:
- Avaliação da aprendizagem - reporta à avaliação sumativa, considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 100%;
 

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar

https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:

São objetivos do curso dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a implementação uma intervenção nutricional totalmente inclusiva da pessoa invisual.



Objetivos Específicos:

No final do curso, o formando será capaz de:
- Conhecer todas as limitações inerentes ao quotidiano alimentar da pessoa invisual;
- Delinear estratégias de intervenção alimentar em contexto de consulta e/ou comunitário na pessoa invisual;
- Organizar a educação alimentar e nutricional junto da pessoa invisual desde a infância à idade a adulta, através de diferentes atividades de interesse maioritariamente tátil ou auditivo.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

11/10

1

4h

 Enquadramento clínico, social e estatístico da cegueira

Hélia Barros

12/10

2

4h

 Educação alimentar e nutricional na infância e idade adulta

Hélia Barros

 

Sessão 1: Enquadramento clínico, social e estatístico da cegueira | 16h00 - 20h00

- Apresentação e contextualização do programa formativo;
- Definição e caracterização da cegueira, cegueira adquirida e cegueira congénita;
- Estatística da cegueira em Portugal e no mundo;
- Gestão da experiencia social com o cego antes da intervenção nutricional.

Sessão 2: Educação alimentar e nutricional na infância e idade adulta | 9h00 - 13h00

- Educação alimentar e nutricional na infância;
- Resolução de casos práticos;
- Educação alimentar e nutricional na idade adulta;
- Intervenção nutricional desde a instrução ao consumo: equipamentos e estratégias facilitadores;
- Resolução de casos práticos.

Formadores


Este curso atingiu o limite de inscrições ou a data limite de inscrição já foi ultrapassada.