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Área
Terapia e reabilitação
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Data
8, 9, 15, e 16 de novembro de 2024
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Local
Zoom
Curso Alimentação Restrita em FODMAPs
FODMAP é um acrónimo inglês de "Fermentable Oligo-, Di-, Mono-saccharides And Polyols", referindo-se a um conjunto de hidratos de carbono existentes numa grande variedade de alimentos que são frequentemente mal absorvidos e extensamente fermentescíveis, a nível intestinal, pela microbiota, desencadeando sintomatologia especifica como gases, distensão abdominal, alterações de motilidade e/ou dor, em indivíduos suscetíveis.
A dieta restrita em FODMAP (“Low FODMAP Diet”), criada em 2004 por uma equipa de investigação da Universidade Monash na Austrália, estabelece-se, atualmente, como uma abordagem alimentar orientada para o controlo dos principais sintomas gastrointestinais funcionais associados a várias condições clínicas, sendo atualmente aceite como uma das principais estratégias para a gestão da Síndrome do Intestino Irritável (SII).
Com este curso pretende-se dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários à correta e adequada implementação e avaliação de uma alimentação restrita em FODMAP, em indivíduos cuja situação clínica o demande.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 03/11/2024]
Associados APN: 190,00€
Não associados APN: 263,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 8, 9, 15, e 16 de novembro de 2024
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: | 16h
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
- Horário: Dias 8 e 15: 16h00 - 20h00 | Dia 9 e 16: 9h00 - 13h00
- Formadores: Fábio Cardoso
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2024
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- 16 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Material didático;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 190,00€
Não associado APN: 263,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos específicos
- Conhecer os princípios de uma alimentação restrita em FODMAP e seu contexto de aplicação;
- Interpretar e conhecer a utilidade dos Testes Respiratórios de Hidrogénio na identificação de intolerâncias a sacarídeos e polióis;
- Compreender os principais riscos nutricionais desta abordagem alimentar, mitigando-os.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
8/11 |
1 |
4h |
Propriedades e Implicações dos FODMAP |
Fábio Cardoso |
9/11 |
2 |
4h |
Princípios de uma Alimentação Restrita em FODMAP |
Fábio Cardoso |
15/11 |
3 |
4h |
Evidência e Eficácia de uma Alimentação Restrita em FODMAP | Fábio Cardoso |
16/11 |
4 |
4h |
Implementação de uma Alimentação Restrita em FODMAP | Fábio Cardoso |
Sessão 1 | Propriedades e Implicações dos FODMAP | 16h00-20h00
- Apresentação e contextualização do programa formativo;
- Definição e história dos FODMAP;
- FODMAP e sua relação com os sintomas gastrointestinais funcionais;
- FODMAP: Frutanos, Galactanos, Lactose, Frutose e Polióis;
- Fontes alimentares de FODMAP;
- Propriedades Funcionais dos FODMAP;
- Mecanismos Patofisiológicos dos FODMAP.
Sessão 2 | Princípios de uma Alimentação Restrita em FODMAP | 9h00-13h00
- Dieta restrita em FODMAP ("Low FODMAP Diet"):
- Fase 1: Restrição total;
- Fase 2: Reintrodução controlada;
- Fase 3: Manutenção;
- Fatores determinantes à eficácia de uma alimentação restrita em FODMAP;
- Dieta restrita em FODMAP em casos de vegetarianismo/veganismo;
- Dieta restrita em FODMAP em grupos específicos (“FODMAP-gentle diet approach”).
Sessão 3 | Evidência e Eficácia de uma Alimentação Restrita em FODMAP | 16h00-20h00
- Evidência associada a uma dieta restrita em FODMAP e suas aplicações na:
- Síndrome do Intestino Irritável (SII);
- Doença Inflamatória Intestinal (DII);
- Fibromialgia;
- Endometriose;
- Implicações de uma alimentação restrita em FODMAP:
- Económicas;
- Nutricionais;- Microbiota Intestinal;
- Adesão e Resultados a Longo Prazo;
- Testes Respiratórios de Hidrogénio (TRH) e seu valor preditivo na implementação de uma alimentação restrita em FODMAP.
Sessão 4 | Implementação de uma Alimentação Restrita em FODMAP | 9h00-13h00
- Planeamento, Implementação e Monitorização de uma Dieta Restrita em FODMAP na prática clínica;
- Resolução de casos clínicos;
- Considerações finais e avaliação final de conhecimentos.