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Área
Terapia e reabilitação
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Data
21, 22 e 28 de fevereiro de 2025
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Local
Zoom

Suporte Nutricional no Domicílio | NOVO
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
INSCRIÇÕES ATÉ: 14/02/2025
Associados APN: 175,00€*
Não associados APN: 260,00€*
* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
Detalhes do Curso
- Datas: 21, 22 e 28 de fevereiro de 2025
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: | 12h
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 7 | N.º máximo: 25
- Horário: Dias 21 e 28: 14h00 - 18h00 Dia 22: 9h30 - 13h30
- Formadores: Cátia Borges
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2025
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento:
Associado APN: 175,00€*
Não associado APN: 260,00€*
* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 8 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos específicos:
No final do curso, o formando será capaz de:
- Identificar os sinais físicos de desnutrição,
- Apresentar indicações de suporte nutricional,
- Reconhecer e tratar as possíveis complicações da realimentação do doente desnutrido,
- Discutir sobre a integração da terapêutica nutricional no tratamento clínico do doente.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
21/02 |
1 |
4h |
Sessão 1 |
Cátia Borges |
22/02 |
2 |
4h |
Sessão 2 |
Cátia Borges |
28/02 |
3 |
4h |
Sessão 3 |
Cátia Borges |
Sessão 1 | 14h00-18h00
- Desnutrição e impacto nos órgãos,
- Impacto da desnutrição nos gastos energéticos.
Sessão 2 | 09h30-13h30
- Sinais físicos de desnutrição,
- Avaliação do estado nutricional no domicílio.
- Discussão de exemplos clínicos de sinais de desnutrição.
Sessão 3 | 14h00-18h00
- Suporte Nutricional por via digestiva
- Suplementos orais e nutrição entérica
- Discussão de Caso Clínico.