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Área
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Data
24 e 31 de maio de 2025
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Local
Zoom

Curso Inovação Alimentar | NOVO
Este curso oferece uma análise da inovação no setor agroalimentar, permitindo uma compreensão abrangente do ecossistema de inovação, das principais tendências e do papel da nutrição neste contexto. Ao longo de duas sessões, os participantes serão guiados através de conceitos fundamentais e terão apreendido os principais elementos para integrar a inovação nos seus contextos profissionais.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 14/05/2025]
* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
Detalhes do Curso
- Datas: 24 e 31 de maio de 2025
- Local: Zoom | Video Conferência
- Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 8h
- Área:
- Vagas: N.º mínimo: 9 | N.º máximo: 25
- Horário: Dias 24 e 31: 9h30-13h30
- Formadores: Ana Rita Moreira
- Organização: Online
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2025
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista, estudantes de mestrado e doutoramento.
Inscrição
Pré- Requisitos:
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 110,00€*
Não associado APN: 195,00€*
* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 9 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo.
Avaliação
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Capacitar os formandos no desenvolvimento de novos produtos alimentares, desde a sua conceção até à implementação no mercado, com foco na inovação e tendência, saúde e sustentabilidade.
Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de
- Identificar tendências de consumo e aplicá-las na inovação alimentar.
- Planear e realizar testes de produto e validação de mercado.
- Aplicar ferramentas de inovação, como design thinking no setor alimentar.
- Trabalhar a sustentabilidade e eficiência nos processos de desenvolvimento.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
24/05 |
1 |
4h |
Sessão 1 |
Ana Rita Moreira |
31/05 |
1 |
4h |
Sessão 2 |
Ana Rita Moreira |
Introdução à inovação alimentar e tendências:
- Inovação no setor alimentar: tendências e desafios.
- O papel do nutricionista no desenvolvimento de produtos inovadores e saudáveis.
- Tendências globais: plant-based, funcionalidade, clean label e nutrição personalizada.
Desenvolvimento de produtos:
- Ciclo de desenvolvimento de novos produtos (DNP): identificação de necessidades e oportunidades, seleção de ingredientes saudáveis e substituições e formulação: equilíbrio entre perfil nutricional e sensorial.
- Prática rápida: Propor a reformulação de um produto existente (ex.: um snack ou refeição rápida).
Sessão 2 | 9h30 às 13h30
Inovação e sustentabilidade:
- Metodologias aplicadas ao setor alimentar: Design Thinking e Lean Startup para identificar e testar soluções inovadoras.
- Sustentabilidade no desenvolvimento alimentar: ingredientes sustentáveis e aproveitamento de subprodutos.
- Discussão prática: como aliar sustentabilidade e nutrição no desenvolvimento de um produto.
Rotulagem e comunicação:
- Legislação básica: declarações nutricionais e alegações de saúde permitidas; como criar rótulos claros e alinhados com as normas.
- Estratégias de comunicação nutricional
- Atividade prática