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Área
Indústrias alimentares
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Data
3, 4, 10 e 11 de abril de 2025
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Local
Zoom

Curso Planeamento de Ementas, Fichas Técnicas e Capitações
Destinado a todos os estudantes e profissionais da área que pretendam aprofundar os seus conhecimentos na temática do planeamento de ementas e elaboração de fichas técnicas.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 27/03/2025]
Associados APN: 220,00€*
Não associados APN: 305,00€*
* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
Detalhes do Curso
- Datas: 3, 4, 10 e 11 de abril de 2025
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: | 16h
- Área: 541 - Indústrias alimentares
- Vagas: N.º mínimo: 7 | N.º máximo: 15
- Horário: 9h30 - 13h30
- Formadores: Ana Roseira
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2025
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- 16 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Material didático;
- Certificado
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 220,00€*
Não associado APN: 305,00€*
* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 7 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Com este curso pretende-se dotar estudantes e profissionais de conhecimentos teóricos e competências práticas, essenciais para um adequado planeamento de ementas e para a correta elaboração de fichas técnicas, tendo em consideração as diferentes especificidades alimentares nos diversos segmentos de atuação do nutricionista: área escolar, hospitalar, social e empresarial.
Objetivos específicos
- Conhecer as diferentes orientações/legislação a considerar no planeamento de ementas nos diferentes segmentos de mercado: hospitalar, social, escolar e empresarial;
- Elaborar planos de ementas, respeitando as especificidades de cada segmento;
- Elaborar fichas técnicas;
- Saber interpretar e utilizar cadernos de capitações.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
3/04 |
1 |
4h |
Sessão 1 |
Ana Roseira |
4/04 |
2 |
4h |
Sessão 2 |
Ana Roseira |
10/04 |
3 |
4h |
Sessão 3 | Ana Roseira |
11/04 |
4 |
4h |
Sessão 4 | Ana Roseira |
Sessão 1: PLANEAMENTO DE EMENTAS
1.1- Introdução ao planeamento de ementas:
- Breve contextualização
- Documentos de apoio: Requisitos legais e guias de orientação, cadernos de encargos e manuais de dietas:
- Tipos de ementas: escolares, hospitalares, social, empresarial…
- Importância do plano de ementas na Gestão
- Equipa responsável
- Afixação e distribuição da ementa
- Especificidades em URT (unidades com refeições transportadas).
- Capitações e fichas técnicas
- Novas tendências na elaboração de ementas
- Cadernos de encargos – breve introdução aos requisitos técnicos e especificações na elaboração das ementas
Sessão 2: EMENTAS HOSPITALARES E DO SETOR ESCOLAR
2.1- Ementas hospitalares e do setor social
- Introdução ao tema
- Manuais de dietas e outros referenciais
- Cafetarias do SNS
2.2- Caso prático:
- Construção de um plano de ementas
- Validação do plano de ementas
- Elaboração de fichas técnicas
Sessão 3: EMENTAS ESCOLARES
3.1- Ementas hospitalares e do setor social - continuação
3.2 Ementas escolares:
- Orientações para a elaboração de ementas escolares do setor público e privado, ementas vegetarianas, ementas alternativas, ementas para alergias alimentares; Validação de um PE.
- Lanches escolares
- Cafetarias escolares
Sessão 4: EMENTAS ESCOLARES
4.1- Ementas escolares - continuação
4.2 Caso prático:
- Construção de um plano de ementas
- Validação do plano de ementas
- Elaboração de fichas técnicas