Curso Sustentabilidade Alimentar na Nutrição Clínica

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    7 e 8 de novembro de 2025
  • Local
    Zoom e Moodle

Curso Sustentabilidade Alimentar na Nutrição Clínica

A integração da sustentabilidade alimentar na nutrição clínica é um desafio que implica equilibrar necessidades nutricionais individuais com escolhas alimentares que respeitem os recursos naturais e promovam sistemas alimentares justos. Este módulo explora de que forma os princípios da sustentabilidade podem ser aplicados em contexto clínico, analisando padrões alimentares com impacto positivo na saúde e no ambiente, bem como estratégias práticas de aconselhamento em nutrição clínica que conciliem a saúde com opções alimentares responsáveis e sustentáveis.

Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.

*Todas as aulas online ficarão disponíveis por 2 meses para poder rever os conteúdos.


INSCRIÇÕES ATÉ: 27/10/2025

Associados APN: 55,00€*

Não associados APN: 140,00€*

*Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.


Inscrição nos 3 Cursos de Sustentabilidade Alimentar: DESCONTO de 20% no valor total do curso
Associados APN - Alimentação Coletiva + Nutrição Comunitária + Nutrição Clínica | 132,00€
Não associados APN - Alimentação Coletiva + Nutrição Comunitária + Nutrição Clínica | 336,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 7 e 8 de novembro de 2025
  • Local: Zoom e Moodle
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 3 horas
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dia 7: 17h00 às 18h00 Dia 8: 11h30 às 13h30
  • Formadores: Helena Real, Márcia Soares Gonçalves
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2025

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 

A inscrição inclui:
- 3 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Gravação das aulas disponíveis por 2 meses após a última aula do curso;
- Certificado.

Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento
Associado APN: 55,00€
Não associado APN: 140,00€

 

- A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido.  O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso.
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

- Avaliação da aprendizagem;
 
A frequência com aproveitamento implica que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a Suficiente (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais) considerando os seguintes coeficientes de ponderação:
Avaliação da aprendizagem - reporta à avaliação sumativa, considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 100%;

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Moodle

Para ter acesso ao curso no moodle, deverá receber por e-mail as suas credênciais de acesso. 

Nesta plataforma encontrará informações mais detalhadas do curso, link zoom das sessões, material de apoio, gravações das sessões e teste de avaliação.


Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar

https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais

Promover a compreensão dos principais conceitos associados a sustentabilidade alimentar.

Apresentar diferentes ferramentas para avaliar e promover sustentabilidade alimentar.

Abordar modelos alimentares mais sustentáveis.

Integrar os princípios da sustentabilidade alimentar na nutrição clínica, equilibrando necessidades nutricionais individuais com estratégias que promovam benefícios para o ambiente.




Objetivos
 específicos
  • Conhecer o impacto ambiental dos diferentes padrões alimentares e compreender o conceito de dietas sustentáveis.
  • Integrar princípios de sustentabilidade nos planos alimentares individualizados, utilizando ferramentas práticas e estratégias de prevenção do desperdício.
  • Identificar estratégias dietéticas que conciliem adequação nutricional com redução do impacto ambiental em diferentes grupos populacionais.
  • Reconhecer barreiras e facilitadores à adoção de padrões alimentares sustentáveis e adequar técnicas de aconselhamento em contexto clínico.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

07/11

1

1h

 Sessão 1

  Helena Real

08/11

2

2h

 Sessão 2

 Márcia Gonçalves




Sessão 1 | 17h00-18h00
  • Conceitos de sustentabilidade e sustentabilidade alimentar;
  • Fatores que contribuem para um maior impacte ambiental no ciclo de vida de um alimento, desde a produção ao consumo alimentar (tipos de produção, transporte, processamento, consumo, desperdício alimentar);
  • Economia circular aplicada à alimentação;
  • Rotulagem ambiental;
  • Modelos alimentares mais sustentáveis;
  • A importância dos profissionais da área alimentar e da saúde como veículos da sustentabilidade alimentar.

Sessão 2 | 11h30-13h30
1 | Introdução e enquadramento
Impacto ambiental de diferentes padrões alimentares (emissões de GEE, pegada hídrica, uso do solo). Definições de dietas sustentáveis segundo organismos de referência.
Papel do nutricionista clínico na promoção de estratégias integradas com benefícios simultâneos para saúde pública e sustentabilidade ambiental.

2 | Padrões alimentares sustentáveis e considerações nutricionais críticas
Estratégias alimentares para redução do impacto ambiental com foco na prática clínica individual. Exemplos de adaptações dietéticas que conciliam saúde e sustentabilidade.
Planeamento nutricional para assegurar adequação de nutrientes críticos em diferentes grupos populacionais.

3 | Barreiras e facilitadores da mudança
Análise de possíveis barreiras à mudança comportamental, e aspetos facilitadores (“nudges”, aumento da disponibilidade de opções vegetais, entre outros).

4 | Aplicações práticas na clínica
Como integrar sustentabilidade nos planos alimentares individualizados. Ferramentas de comunicação: guias visuais, exemplos de refeições, planeamento de compras e prevenção do desperdício.