Curso Liderança e Gestão de Equipas

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    10, 16 e 17 de dezembro de 2025
  • Local
    Zoom

Curso Liderança e Gestão de Equipas

Liderar pessoas e equipas é um grande desafio: as pessoas são complexas e uma equipa é muito mais do que um conjunto de pessoas. A acrescentar a isto há ainda uma série de mitos e falácias sobre o que é liderar, sobre se é possível ou não aprender a fazê-lo e se existe um modelo único ou múltiplas formas de liderar.

Apesar de tudo isto ser complexo, a aplicabilidade é bem mais simples do que parece e todas as pessoas, independentemente da idade, experiência ou área de formação, podem desenvolver competências de liderança e aprender rapidamente a gerir equipas.

Assim, com este curso pretende-se proporcionar aos formandos o acesso a conteúdos atualizados sobre o tema, a descoberta de ferramentas para intervir diretamente com as suas pessoas e a partilha de boas práticas sobre como gerir equipas para resultados.




INSCRIÇÕES ATÉ: [04/12/2025]

Associados APN: 125,00€
Não associados APN: 210,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 10, 16 e 17 de dezembro de 2025
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 9 Horas
  • Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
  • Vagas: N.º mínimo: 5 | N.º máximo: 15
  • Horário: 9h00 às 12h00
  • Formadores: Pedro Silva
  • Organização:
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2025

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 9 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado.


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).


Pagamento

Associado APN: 125,00€

Não associado APN: 210,00€

- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 5 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo. Complementarmente, os formandos poderão assistir a pequenos excertos em vídeo de situações de liderança que serão alvo de análise e debate, sob a orientação e supervisão do formador. Depois, serão abordados os principais conteúdos e ferramentas neste domínio, assentes no conhecimento e experiência do formador, aplicáveis á realidade profissional dos diferentes formandos. Por fim, culminam em alguns momentos de prática simulada dos assuntos abordados, assentes em roleplaying ou casos práticos, para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

Avaliação de diagnóstico 
- sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.


Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais: 

Dotar os formandos de conhecimentos relativos aos conceitos de liderança, gestão de equipas e liderança situacional.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

10/12

1

3h

   Liderança

  Pedro Silva

16/12

2

3h

   Gestão de Equipas

  Pedro Silva

17/12

3

3h

 Liderança Situacional

  Pedro Silva




Sessão 1 | Liderança 

- Apresentações, enquadramento com o curso e objetivos;

- Conceito de Liderança e o seu papel nas organizações;

- Referências de liderança e experiências neste domínio;

- Perfil de liderança: o papel do autoconhecimento;

- Liderança reconhecida e liderança imposta: diferenças e implicações;

- Os quatro pilares de uma liderança de sucesso e sua aplicabilidade;

- Considerações finais;

 

Sessão 2 | Gestão de Equipas 

- Recuperação das aprendizagens da sessão anterior;

- Conceitos de grupo e equipa – implicações na motivação e responsabilidade;

- Ciclo de vida de uma equipa e o papel de líder na gestão do mesmo;

- Papeis das pessoas nas equipas, complementaridade e interdependência;

- A importância do feedback e o seu papel na gestão do desempenho das pessoas e equipas;

- Elaboração do plano de ação de liderança;

 - Considerações finais.


Sessão 3 | Liderança situacional  

- Análise da implementação dos planos de ação;

- Conceitos de Liderança Situacional de Daniel Goleman;

- Os estilos de liderança, vantagens, desvantagens e aplicabilidade;

- Casos práticos e aplicação pelos formandos;

- Conclusões e transferência para a sua realidade profissional;

- Considerações finais.

Formadores