-
Área
Terapia e reabilitação
-
Data
30 de novembro de 2019
-
Local
Lisboa | Lisboa Biz

Curso Rotulagem Alimentar | Lisboa
A rotulagem dos alimentos é fundamental para os consumidores terem acesso à informação sobre os géneros alimentícios, permitindo-lhes realizar escolhas mais conscientes e informadas e efetuar uma utilização mais segura e adequada dos mesmos. No curso de formação “rotulagem Alimentar” conheça o enquadramento legislativo que tem como objetivos atingir um elevado nível de proteção da saúde dos consumidores e garantir o seu direito à informação, assim como familiarizar-se com ferramentas que lhe permitem desenvolver e verificar a conformidade da rotulagem com os requisitos legais.
[INSCRIÇÕES ATÉ: 22/11/2019]
Associados APN: 125,00€
Não associados APN: 225,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 30 de novembro de 2019
- Local: Lisboa | Lisboa Biz ( Av. Engº Arantes e Oliveira, 3 R/c, 1900-221 Lisboa)
- Sala: Sala 28
- Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 8h
- Área: 726 - Terapia e reabilitação
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
- Horário: 9h30-13h30; 14h30-18h30
- Formadores: Raquel Abrantes
- Organização: Presencial
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º2/2019
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
A inscrição inclui:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento
Associado APN: 125,00€
Não associado APN: 225,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando
A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos específicos
- Conhecer as ferramentas que lhes permitam desenvolver e verificar a conformidade da rotulagem com os requisitos legais;
- Analisar e discutir casos práticos no âmbito da rotulagem obrigatória e voluntária, assim como de alegações nutricionais e de saúde.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
30 |
1 |
4h |
A Rotulagem |
Raquel Abrantes |
30 |
2 |
4h |
Alegações Nutricionais |
Raquel Abrantes |
Sessão 1 - A Rotulagem | 9h30-13h30
- Contextualização;
- Rotulagem alimentar;
- Enquadramento legal:
- Regulamento EU nº 1169/2011;
- Decreto-Lei nº 26/2016, de 9 de junho;
- Menções obrigatórias;
- Regras de legibilidade;
- Informações voluntárias;
- Declaração nutricional;
- Alérgenos;
- Rotulagem de origem;
- Venda à distância;
- Responsabilidades;
- Aplicação na indústria alimentar e na restauração.
Sessão 2 - Alegações Nutricionais | 14h30-18h30
- Regulamento EU nº 1924/2006 e Regulamento EU nº 432/2012:
- Definição e tipos de alegações nutricionais e de saúde;
- Condições para a inclusão de alegações na rotulagem;
- Alegações autorizadas e não autorizadas;
- Flexibilidade na redacção das alegações;
- Casos práticos.