Curso Revisão Sistemática: da Teoria à Prática

  • Área
  • Data
    24 de fevereiro de 2024
  • Local
    Zoom

Curso Revisão Sistemática: da Teoria à Prática

Ao longo das últimas décadas, o número de publicações científicas tem aumentado exponencialmente bem como a diversidade dos meios de acesso à informação, tornando-se cada vez mais difícil conhecer e ler todos os artigos sobre um determinado tema em tempo útil. Por este motivo, torna-se cada vez mais relevante a adoção de uma metodologia que permita compilar, num mesmo documento, diferentes conjuntos de dados de estudos existentes, de uma forma clara, precisa e transparente. Consequentemente, tem-se verificado o interesse crescente da publicação e do uso de revisões sistemáticas - documentos que implicam uma pesquisa exaustiva da literatura sobre um determinado tópico. A criação de uma expressão de pesquisa científica clara, objetiva e concisa é um dos principais determinantes para a concretização de uma revisão sistemática de qualidade. A realização de uma revisão sistemática permite ao autor tornar-se especialista num determinado tema. Neste curso, os participantes irão aprender todas as etapas de construção de uma revisão sistemática para que, autonomamente, sejam capazes de construir esta metodologia de investigação.

 

Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.



[INSCRIÇÕES ATÉ: 12/02/2024]

Associado APN: 94,00€
Não associado APN: 169,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 24 de fevereiro de 2024
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Carga Horária: Curso de Curta Duração (CCD) | 7h
  • Área:
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 20
  • Horário: 9h00-13h00 || 14h00-17h00
  • Formadores: Beatriz Teixeira
  • Organização: Online
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2024

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista, estudantes de mestrado e doutoramento.

Inscrição

Pré- Requisitos:

Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 7 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 94,00€
Não associado APN: 169,00€

 

- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais

É objetivo geral do curso dotar os formandos de competências de pesquisa de informação científica na área das Ciências da Nutrição e capacitá-los relativamente à construção de uma revisão sistemática, enquanto metodologia de investigação.


Objetivos específicos

No final do curso, o formando será capaz de:

- Compreender o conceito de revisão sistemática e de meta-análise.

-Conhecer a metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses), identificando os seus principais critérios.

- Aprender a criar objetivos segundo o critério PICO.

- Reconhecer as principais bases de dados científicas com interesse para a área das Ciências da Nutrição;

- Pesquisar em bases de dados cientificas com interesse para as Ciências da Nutrição;

- Compreender a importância da definição de uma expressão de pesquisa sensível, específica e precisa.

- Definir uma expressão de pesquisa alinhada com uma questão de investigação;

- Aprender a desenvolver um fluxograma PRISMA.

- Identificar as diferentes etapas na condução de uma Revisão Sistemática.

- Aprender a produzir um protocolo de investigação e a efetuar o seu registo no PROSPERO (Prospectve Register of Systematic Reviews), bem como compreender a importância deste procedimento.

- Aprender a avaliar a qualidade dos artigos incluídos na revisão.

- Compreender como deve ser feita a síntese dos dados extraídos – realização de tabelas de resultados.

- Compreender quando e como deve ser feita uma análise quantitativa dos dados (meta-análise).

- Conhecer os softwares que otimizam a construção de revisões sistemáticas.

- Compreender como deve ser feita a disseminação destes resultados.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

24/02

1

7h

   Sessão 1

  Beatriz Teixeira



Sessão 1 

- Apresentação.

- Formulação de uma questão de investigação;

- Definição de objetivos de acordo com o critério PICO;

- Protocolo de investigação e registo no PROSPERO (Prospectve Register of Systematic Reviews);

- Metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses): guidelines, checklist, fluxograma;

- Critérios de inclusão e de exclusão;

- Bases de dados científicas na área das Ciências da Nutrição;

- Estratégia de pesquisa e pesquisa na literatura;

- Expressão de pesquisa;

- Pesquisa em bases de dados científicas;

- Seleção dos estudos, síntese dos dados – desenvolvimento de tabelas de resultados;

- Avaliação da qualidade dos estudos;

- Análise quantitativa dos dados (meta-análise);

- Atividades Práticas;

- Softwares de Construção de Revisões Sistemáticas;

- Disseminação dos resultados – Publicação e Ética;

- Considerações finais

Formadores