Workshop Contagem de Hidratos de Carbono na Diabetes Mellitus | NOVO

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    16 e 17 de maio de 2025
  • Local
    Zoom

Workshop Contagem de Hidratos de Carbono na Diabetes Mellitus | NOVO

A Diabetes mellitus (DM) é uma condição complexa, crónica, onde a glicose não é utilizada de forma eficaz como fonte de energia, resultando em hiperglicemia. Pode ser classificada como Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1), Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), Diabetes Mellitus Gestacional e outros tipos específicos que decorrem de causas diversas. Para além disso, é uma doença com grande impacto no dia-a-dia e qualidade de vida dos doentes.

Considera-se a existência de dois métodos de contagem de hidratos de carbono: i) CHC básica; e ii) CHC avançada, que representam uma ferramenta útil para determinar a dosagem de insulina que deve ser administrada antes da refeição, sendo por isso eficaz a melhorar o controlo metabólico. Uma contagem errada e consequente inadequada administração do bólus de insulina pode resultar em hipo ou hiperglicemia.

O ensino da contagem dos hidratos de carbono é uma ferramenta essencial para nutricionistas/dietistas e outros profissionais de saúde que trabalham com pacientes com diabetes mellitus pelo que a correta compreensão e aplicação dessa técnica podem ser determinantes na melhoria do controlo glicémico e qualidade de vida.



Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.


INSCRIÇÕES ATÉ: 06/05/2025

Associados APN: 85,00€*
Não associados APN: 170,00€*

* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.

Detalhes do Curso

  • Datas: 16 e 17 de maio de 2025
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 6h
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dia 16: 17h00 às 20h00 || Dia 17: 10h00 às 13h00
  • Formadores: Rui Jorge Dias
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2025

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:
- 20 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado.

Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento
Associado APN: 85,00€*
Não associado APN: 170,00€*

* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.



- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

 

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar

https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:

São objetivos do curso dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao correto planeamento e implementação do método da contagem dos hidratos de carbono na sua prática clínica~.



Objetivos Específicos:

No final do curso, o formando será capaz de:

- Compreender o princípio da contagem de hidratos de carbono e o seu contexto de aplicação;

- Reconhecer a importância da aplicação do método na população com diabetes mellitus;

- Saber as medicações mais frequentemente utilizadas na diabetes mellitus e o seu impacto na terapêutica nutricional;

- Identificar alimentos que contêm e os que não contêm hidratos de carbono;

- Conhecer a utilidade de ferramentas digitais que auxiliam na contagem e a sua importância;

- Compreender o papel do nutricionista englobado numa equipa multidisciplinar;

- Reconhecer o efeito da ingestão de outros macronutrientes na resposta glicémica;

- Aplicar o método num contexto prático real;

- Elaborar um plano alimentar para um paciente com diabetes mellitus;

- Adquirir materiais que permitam aplicar adequadamente o método na sua prática clínica;

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

16/05

1

3h

 Sessão 1

Rui Jorge Dias

17/05

2

3h

 Sessão 2

Rui Jorge Dias

 

Sessão 1 | 17h00 - 20h00
- Evidência e princípios do método da contagem de hidratos de carbono


Sessão 2 | 10h00 - 13h00
- Como aplicar o método na prática e casos clínicos

Formadores


Este curso atingiu o limite de inscrições ou a data limite de inscrição já foi ultrapassada.